Programas de Parcerias: uma alavanca que abre portas para sua agência participar de comunidades exclusivas

As parcerias têm o potencial de ajudar a otimizar processos, aumentar a carteira de clientes e, claro, fidelizar os clientes atuais num cenário de benefícios mútuos e transparência

Juliana Rezende
Juliana Rezende6 de março de 2018
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Os programas de parcerias nasceram da necessidade de entregar um “algo a mais” para aqueles clientes que possuem um perfil especial. E, de fato, as agências de Marketing são o público-alvo de diversas iniciativas como o Google Partners, o Facebook Marketing Partners e o próprio Programa de Parceria da Resultados Digitais.

Esses programas costumam estar associados a diversas vantagens competitivas para as empresas, como treinamento e eventos, permitindo que elas troquem experiências e conhecimentos para entregarem um serviço de excelência.

As parcerias têm o potencial de ajudar a otimizar processos, aumentar a carteira de clientes e, claro, fidelizar os clientes atuais num cenário de “ganha-ganha” e de transparência.

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Requisitos versus benefícios: os dois pontos da balança dos programas de parcerias

Bons programas de parcerias oferecem vários benefícios para aqueles que optam por participar, como compartilhamento de conhecimentos (educação), benefícios financeiros, treinamentos, certificações, entre outros.

Mas também exigem requisitos mínimos para participação — que podem ser tempo de mercado, maturidade em estratégias de marketing, quantidade mínima de colaboradores qualificados, estrutura de atendimento etc.

Quer mais exemplos? O Programa de Parceria da Microsoft tem como objetivo aumentar as vendas e garantir o suporte aos clientes através de empresas e profissionais certificados.

Para isso, ele oferece softwares gratuito para os parceiros, treinamento e capacitação do software e orientações para captação de novos clientes, indicação por meio de selos de identificação e uma comunidade para troca de experiência. Como requisito, exige um pagamento anual que varia de acordo com a categoria, avaliação do negócio e profissional certificado em exame técnico específico.

Outro exemplo de Programa de Parceria é o da Conta Azul que beneficia empresas contábeis e contadores por meio de vendas de novas licenças do software. O programa oferece ferramentas gratuitas de gestão e contabilidade, suporte dedicado, recursos para captação de novos clientes, assessoria comercial e orientação para crescimento (educação). Para fazer jus aos benefícios, o parceiro deve vender as licenças do software, trazendo novos clientes.

De uma forma geral, os programas de parcerias seguem essa orientação: requisitos e benefícios. Ou seja, um sistema de ganha-ganha e cooperação mútua que favorece o crescimento das duas pontas.

Mas, com tantas opções, qual escolher?

Se você está avaliando a participação em algum Programa de Parceria, é importante fazer algumas perguntas para saber qual é o melhor.

  1. O que eu ganho?
  2. O que eu ofereço?
  3. Quanto eu preciso me dedicar?
  4. Está alinhado com minha perspectiva de crescimento?
  5. Tenho suporte?

Abaixo vou explicar melhor o que considerar para cada uma das perguntas:

O que eu ganho?

Os benefícios que o programa de parceria está oferecendo têm que trazer resultados reais para você. De nada adianta você escolher um programa de parceria no qual você não vê retorno. Caso isso aconteça, você não verá valor na entrega e logo, logo, vai se desengajar.

O que eu ofereço?

Da mesma forma que os benefícios, os requisitos não podem ser demais para você. Se precisa de um investimento financeiro, ele não pode estar além do que a empresa possui para investir. Se precisa contratar mais colaboradores na sua agência e não possui previsão orçamentária, essa parceria pode sair cara demais. Importante, nesse caso, é se planejar ou escolher um programa que faça mais sentido para seu momento.

Quanto eu preciso me dedicar?

A grande maioria dos programas exigem um mínimo de treinamento ou certificação. E aqui é um ponto importante: uma das principais vantagens da parceria é a troca de conhecimento. Portanto, você vai precisar dedicar algumas horas do seu dia para se preparar.

Está alinhado com minha perspectivas de crescimento?

O programa de parceria ideal para você é aquele que vai proporcionar o crescimento que você deseja. Ele precisa dar a base necessária para focar no desenvolvimento da empresa. Exemplo disso são os programas que possuem treinamentos online para capacitação da equipe, mentoria ou verba para divulgação da empresa.

Tenho suporte?

Aqui é um ponto muito importante que você deve avaliar: se você tiver dúvida, quais são os seus canais de comunicação com a empresa? Você terá atendimento especializado? O suporte é da mesma língua?

Muitos programas de parcerias não oferecem o suporte necessário para o parceiro para esclarecimento de dúvidas ou orientações para melhor utilização. Alguns deles até possuem, mas limitado em relação à língua e você precisa se virar para entender… Não é uma boa, né?

E quando o programa oferece ainda mais?

Imagina um relacionamento especializado que vai além das funcionalidades básicas? Imagina ter do outro lado uma empresa que se preocupa genuinamente pelo seu crescimento?

Pode procurar que tem.

Você, que tem uma agência ou é um consultor de comunicação e marketing, não pode deixar de conhecer o Programa de Parceria da Resultados Digitais.

O Programa trabalha com reconhecimento dos parceiros de acordo com seu nível de engajamento e oferece benefícios mais “pomposos” de acordo com o crescimento de cada um. Além disso, o suporte educacional da RD University é um dos principais benefícios que o Parceiro RD tem à disposição.

O principal objetivo é que sua agência se desenvolva ao oferecer um pacote de serviços direcionado a resultados e, claro, consiga entregar sucesso a cada um de seus clientes. Quer saber mais? Agende já uma conversa com um consultor RD.

Juliana Rezende

Juliana Rezende

Quem escreveu este post

Mineira de Belo Horizonte, sou formada em Comunicação Social com especialização em Marketing Digital e Trade Marketing. Trabalho com relacionamento com cliente à mais de 12 anos e, cada vez mais, buscando o "Sucesso dos Clientes" com Marketing.

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