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Como incluir a oferta de serviços de Inbound Marketing em uma assessoria de imprensa

A oferta de serviços de Inbound Marketing não precisa ser exclusiva, mas pode ser um complemento poderoso quando combinado com outras ações já trabalhadas em sua empresa; veja como assessorias de imprensa podem tirar proveito disso.

Se você já tem um modelo de assessoria de imprensa estruturado, imagino que o próximo passo seja evoluir seus serviços de acordo com a necessidade atual dos clientes para ser uma agência diferenciada, certo? Embora muitas vezes a tendência seja criar uma resistência para o novo, sabemos que para seu negócio disparar no mercado é necessário fazer com que ele saia da inércia.

Por isso, aqui trago uma grande oportunidade: a inserção da oferta de serviços de Inbound Marketing para o modelo de assessoria de imprensa.

Além de identificar quais os recursos que sua agência já tem e quais seriam os pontos de mudança, vou ajudar você a ver que a oferta de serviços Inbound Marketing não precisa ser exclusiva, mas pode ser um complemento poderoso quando bem casado com outras ações de marketing já trabalhadas por sua agência.

Raio X da assessoria de imprensa

A assessoria de imprensa é um modelo de negócio que se beneficia muito na adição de serviços Inbound por ter uma estrutura para produção de conteúdo já existente. Esse é um ponto muito relevante, já que o conteúdo direcionado a cada etapa da jornada de compra de um persona é o combustível que faz a máquina do Inbound Marketing se mover.

Além disso, contar com jornalistas, relações públicas e outros profissionais capacitados para a produção de textos faz com a assessoria possa despertar expertise na oferta do serviço de produção de conteúdo, decisivo dentro da metodologia do Inbound Marketing.   

Outra grande fortaleza das assessorias de imprensa é o contato com muitos canais de distribuição e a facilidade de estabelecer networking. Isso é positivo tanto para a divulgação dos conteúdos produzidos para seus clientes como também para conseguir posicionar seu próprio negócio no mercado de maneira ágil.

Pontos para a virada de chave

O primeiro ponto para a inclusão de serviços de Inbound é por meio da oferta do Marketing de Conteúdo e da avaliação de novas oportunidades de serviços com foco em resultados. Isso porque uma agência que oferece serviço de Inbound não deve estagnar na produção de conteúdo, mas sim dar o passo além, oferecer um pacote em que cada vez mais seu serviço seja indispensável e buscar métricas de verdade para o cliente provar o ROI (return on investment). Diante disso, é muito importante que seu negócio saiba trabalhar com ferramentas que contribuam com a execução, integração e automação das ações em Marketing Digital, além de ferramentas para comunicação com a mídia

Além disso, por conta dessa facilidade na produção de conteúdo, a assessoria também pode criar uma operação de Marketing Digital para si e potencializar a conquista de novas contas com o perfil desejado – em outras palavras, implementar Inbound Marketing para a própria assessoria de imprensa. E, para isso, é importante capacitar a equipe na área de vendas ou contratar um responsável comercial para trabalhar para a área de Inbound Sales.

Confira aqui o case da Dialetto, uma assessoria de imprensa que passou a oferecer também serviços de Inbound e tem histórias de sucesso no seu portfólio.

Serviços iniciais de Inbound Marketing para assessoria de imprensa  

Aqui no blog já foi bastante reforçado os vários benefícios de oferecer serviços de Inbound Marketing que englobem todas as etapas do Funil de Vendas da atração à retenção. A proposta é que realmente o seu negócio busque sempre evoluir seus serviços e abranger ao máximo todas as ofertas importantes para a metodologia.

Mas, para ajudar o modelo de assessoria a dar os primeiros passos, trago aqui algumas sugestões de pacotes de serviços iniciais integrados, aqueles que o modelo teria uma facilidade maior de adoção.

Como comentei, umas das grandes fortalezas das assessorias de imprensa é que esse modelo de negócio já tem uma equipe de profissionais com foco na produção de conteúdo. A partir dessa característica destacada, destaco os seguintes serviços para o pacote:

Produção de conteúdo

Você pode mostrar ao cliente que sua equipe tem potencial para produzir conteúdos direcionados aos diferentes canais utilizados pela empresa como blog, redes sociais e Email Marketing. Destacamos a importância de você defender a necessidade de publicações periódicas para o cliente e estruturar um cronograma dentro do seu planejamento.

Criação de Landing Pages

Ao construir Landing Pages e oferecer um material educativo nessa página de conversão, o visitante do seu cliente vai preencher alguns dados em um formulário e se tornar um Lead. A partir disso, seu cliente terá condições de manter um relacionamento com essa pessoa, identificar o perfil e acompanhar o interesse desse Lead pelos seus conteúdos.

Criação de Email Marketing

O email é um ótimo canal para seus clientes manterem um relacionamento com seus Leads, já que permite um tom mais pessoal. Sua agência pode ir além e usar sua expertise em produção de conteúdos para fazer testes A/Bs de texto, comparando as diferentes versões e otimizando a performance dos emails em abertura, cliques e outras ações desejadas.

Automação de marketing

Para garantir a continuidade de um relacionamento com a pessoa que converteu em um material do seu cliente, seu negócio pode investir em ferramentas de automação de marketing. Com isso, sua equipe consegue se tornar mais produtiva, automatizando ações que eram feitas até então manualmente.

Gerenciamento de redes sociais

Acompanhar as redes sociais do cliente, aproveitando o canal para a divulgação dos conteúdos produzidos, também é uma ótima forma de estabelecer um relacionamento com o público e fortalecer a presença digital da empresa para a qual você trabalha.

Extra: como aproveitar o trabalho de assessoria de imprensa nesse pacote?

Um bom posicionamento na mídia contribui para fortalecer a imagem da empresa. Por isso, depois de ter ajudado o cliente a consolidar sua presença digital com marketing de conteúdo, sua empresa pode conectar o trabalho de assessoria de imprensa à proposta do Inbound Marketing.

Uma dica para você estruturar essa campanha integrada é transformando os conteúdos em pautas de releases e entrevistas e enviar o material para um mailing (lista com contatos dos jornalistas) bem segmentado.

Dessa forma, você consegue fortalecer seu trabalho de assessoria de imprensa, ao mesmo tempo em que tende a potencializar a atração de visitantes aos canais do cliente e a geração de Leads dos materiais produzidos com os novos canais de distribuição.

Outra sugestão é ter a própria jornada de compra do Inbound Marketing como um guia para pensar em pautas para a mídia, de acordo com o perfil do portal/jornal a ser veiculado.


E aí, gostou das dicas focadas para o modelo de assessoria de imprensa? Se tiver qualquer dúvida, compartilhe nos comentários! 😉

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