Blog de Agências de Resultados

Como garantir que seu cliente não cancele depois de 6 meses

De acordo com uma pesquisa realizada pelas Resultados Digitais, aumentar a carteira de clientes recorrentes é um desafio enfrentado por 60,8% das agências digitais brasileiras; saiba como superá-lo

Recentemente, a Resultados Digitais e a Rock Content realizaram a pesquisa Panorama das Agências Digitais no Brasil, que contou com 1.222 respondentes pelo país. O relatório teve como objetivo avaliar o sucesso das agências na oferta dos serviços de Marketing Digital, descobrir quais são os principais desafios enfrentados na geração de resultados para seus clientes e para si, entender como o setor performou em aquisição de contas e traçar um cenário de oportunidades para 2017.

O objetivo deste post é rebater um desafio apontado por 60,8% das agências que responderam a pesquisa: aumentar a carteira de clientes recorrentes.

As agências que conseguem superar esse desafio provam que são capazes de consolidar sua posição de parceiro estratégico dos clientes e constroem uma proposta de valor mais profunda. Além disso, ao fechar contratos de longo prazo que garantem um fee mensal fixo, o profissional tem uma previsibilidade do fluxo de caixa e pode fazer um planejando mais consistente. Tudo de bom, certo?

Só que para garantir a carteira de clientes que trazem receita recorrente, é importante que estejamos preocupados em retê-los, provando o valor dos nossos serviços e entregando resultados de verdade.

Você sabia, por exemplo, que adquirir um novo cliente custa 7 vezes mais do que manter 1?

Neste post, vamos ajudar você a garantir que seu cliente não cancele depois de 6 meses! Trazemos dois estudos que vão ser decisivos nisso: Requisitos de sucesso e Projeto de Aceleração de Resultados. Vamos lá?

1. Requisitos de sucesso

Tudo começa quando pensamos em trazer mais e melhores contas. Entendemos que todo o setor de atuação pode e deve trabalhar com Marketing Digital. Mas, se dá certo para todos, por que ainda temos dificuldades com alguns clientes? Pensando nisso começamos a analisar nossa própria carteira de clientes.

Identificamos que contas que alcançaram seus primeiros sucessos possuíam semelhanças nas suas características, assim como contas que tinham maior dificuldade em alcançar seus resultados também possuíam pontos em comum.


Como saber se esse é o potencial cliente certo?

Foi então que percebemos que estar atento aos Requisitos de Sucesso antes de trazer esta conta para sua carteira ajuda você a trazer mais sucesso para este cliente.

Alguns dos pontos de requisitos são básicos, como ter um site publicado, evitar plataformas de hospedagem gratuitas, conseguir todos os acessos para as configurações que você precisa, entre outros. Parece simples, mas existem muitas agências que acabam tendo dificuldade de reter este tipo de cliente por não conseguirem realizar as configurações e trazer resultados para o cliente.

Existem outros requisitos que podem engrandecer o seu projeto como conseguir integrar um CRM ou a plataforma de ecommerce ao software de automação de marketing, para facilitar as estratégias.

(Você confere a lista completa dos requisitos de sucesso neste post.)

É muito importante conhecer esse pontos mais detalhadamente e validar se os seus prospects possuem esses requisitos ou se ainda precisa mostrar essa necessidade para eles. Este template de questionário pode ajudar você nesse desafio!


Na busca pelo sucesso

É importante lembrar que ter todos os Requisitos garantidos não significa que o sucesso está garantido, mas com certeza aumenta a chance de você ter muito mais êxito com a sua oferta de serviços digitais.

Certo, Letícia, meu cliente tem todos os requisitos e já tenho os acessos que preciso, mas sei que só isso não garante resultados. Então como posso garantir de verdade resultados para o meu cliente e manter eles por mais tempo na minha carteira?

Eu explico: além de você estar sempre atento aos requisitos, você também deve aplicar um Projeto de Aceleração de Resultados, para já mostrar um resultado aos seus clientes nos primeiros 2 meses que ele está com você!

2. Projeto de Aceleração de Resultados

Um dos principais problemas que você pode ter na retenção do seu cliente é a demora na entrega de resultados com o Marketing Digital.  Sabemos que o planejamento de médio e longo prazo é importante e deve ser feito. Mas muitas vezes o cliente não quer esperar muito para ver algum resultado com o seu serviço.

Mas o que eu poderia entregar como um primeiro resultado?

Na nossa Metodologia da Máquina de Crescimento mostramos que, para alcançar sucesso com Marketing Digital, você deve seguir algumas fases, e dentro delas, pequenas entregas que chamamos de Marcos de Sucesso. O primeiro Marco de Sucesso que entregamos na primeira fase (Prova de Canal) é a Mecânica de Geração de Leads, ou seja, o papel da agência é garantir a geração de Leads para o cliente!

E, para começar a mostrar este primeiro resultado para o seu cliente, você pode quebrar as ações em pequenas entregas e mostrar o valor do seu projeto mais rápido.

Por isso, o Projeto de Aceleração de Resultados visa entregar a Geração de Leads para o seu cliente nos primeiros 60 dias. E para demonstrar o seu trabalho, ao longo desse período, dividimos em três fases, ajudando você a fazer desde o alinhamento com o cliente até ideias de entrega de resultados. Conheça essas etapas e muito mais no post sobre o PAR.

Dica extra!

Você já ouviu falar sobre “gestão ágil” ou “metodologia ágil”? Em como fazer sua equipe entregar projetos de forma mais ágil sem perder a qualidade e como dividir os entregáveis do projeto garantem maior agilidade? Quer saber mais sobre isso? Leia esse post em que direcionamos a metodologia ágil, prática comum em indústrias e para desenvolvimento de softwares, para o seu uso na agência. Aproveite!


Espero que você tenha encontrado tanto no estudo dos Requisitos de Sucesso como no Projeto de Aceleração de Resultados a oportunidade de garantir resultados para seus clientes e renovações de contrato para sua agência, tornando assim o principal desafio das Agências de Marketing Digital para o ano de 2017 fácil de superar. 😉

 

Marcadores:

Deixe seu comentário