Blog de Agências de Resultados

De olho em 2017: como rebater os principais desafios das agências

Veja as revelações apontadas pela nova edição do Panorama das Agências Digitais, pesquisa online respondida por 1222 representantes de agências de todo o Brasil.

Para ajudar você na busca por mais informações do seu setor, pela segunda vez, nós da Resultados Digitais e da Rock Content nos unimos para traçar o Panorama das Agências Digitais no Brasil!

No relatório, buscamos avaliar o sucesso das agências na oferta dos serviços de Marketing Digital, descobrir quais são os principais desafios enfrentados na geração de resultados para seus clientes e para si, entender como o setor performou em aquisição de contas, além de traçar um cenário de oportunidades para o próximo ano.

Os dados apresentados foram obtidos por meio de uma pesquisa online, respondida por 1222 representantes de agências de todo o Brasil, e revelam várias situações interessantes e boas perspectivas para quem já trabalha ou deseja trabalhar com serviços digitais. Bom, se você quiser acessar todas as novidades, claro que terá que baixar o relatório completo! 😉

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Mas, neste “post de aperitivo”, vou compartilhar com você os principais desafios das agências apontados para o próximo ano! São eles:

1. Aumentar a carteira de clientes recorrentes (60,8%)

Uma coisa é certa quando avaliamos esse primeiro desafio apontado: as agências estão atrás de mais e melhores contas. E quando se trata de oferta de serviços digitais, um dos melhores modelos de prestação de serviços é o de receita recorrente. O fato de sua agência ter um fee mensal fixo possibilita uma previsibilidade de receita, já que o modelo prevê contratos de média a longa duração.

Outra grande vantagem é a oportunidade de consolidar uma posição de parceiro estratégico do seu cliente, já que você vai conseguir construir uma proposta de valor mais profunda, que define critérios de sucesso para a aplicação do seu trabalho em um período de tempo maior, diferentemente do modelo de projeto pontual, por exemplo. Assim, em vez de simplesmente vender a prestação de serviços, você vai conseguir vender resultados.

O fato de você conseguir comprovar o ROI (return on investment) dos seus clientes é um dos pontos-chaves para você colocar no momento da apresentação de uma proposta comercial de sucesso e fechar um novo contrato.

2. Aumentar a receita gerada por serviços digitais (58,1%)

O Panorama também apontou que as agências querem faturar mais. Existem duas estratégias bem válidas para isso. A primeira delas é reavaliar todo o processo de precificação dos serviços digitais. É importante que você tenha mapeado o quanto agrega para o negócio do cliente e o quanto ele vai crescer ao ter sua agência como parceira nas estratégias de Marketing Digital. Afinal, isso tudo entra na conta!

A segunda estratégia é pensar em ações para aumentar o ticket-médio com os clientes atuais. Vale destacar que existem muitas possibilidades para agregar ainda mais valor ao trabalho e aumentar o valor pago pelo cliente. A partir do momento em que você consegue entregar resultados e fidelizá-lo com os primeiros serviços, você pode pensar em adicionar novas ofertas ao seu pacote, mostrando os resultados alcançados até agora e apontando um potencial cenário para voos mais altos.

3. Melhorar a qualidade dos serviços oferecidos (53,9%)

Sim, os clientes estão cada vez mais exigentes. Para a agência não se tornar refém de uma guerra de pricing, algo comum quando a concorrência é alta, é necessário que ela consiga mostrar seus diferenciais por meio da prestação de serviços de qualidade e da entrega de sucesso. A decisão de compra deve ser norteada pelos resultados entregues, e não simplesmente por melhores preços.

E aí, já conseguiu encontrar algumas soluções para superar os principais desafios do próximo ano? A proposta é que você seja preventivo e possa agir já para agregar mais valor aos seus serviços!

Ah! E se você ficou curioso para checar as outras revelações desse grande benchmark, fica mais uma vez o convite para você mergulhar nas próximas páginas do Panorama das Agências Digitais de 2017 e entender mais sobre o seu mercado!

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