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9 tipos de ferramentas de Marketing Digital das quais sua agência precisa para ganhar produtividade

Utilizar ferramentas de Marketing Digital ajuda as agências a ganharem produtividade, dando autonomia aos times de marketing e vendas; veja 9 dicas

O cotidiano de quem trabalha em agência é permeado por uma grande quantidade de demandas. São muitos detalhes interferindo na execução dos projetos e pode ser difícil dar conta de tudo manualmente, sem automatização.

A boa notícia é que, para facilitar a estruturação e o desenvolvimento de todas essas atividades, existem muitas ferramentas que podem ser utilizadas. Elas permitem que a agência ganhe produtividade e fornecem autonomia aos times de marketing e de vendas.

E, para ajudar você a avaliar quais delas fazem mais sentido para a sua realidade, trazemos neste post 9 tipos de ferramentas de Marketing Digital mais utilizados pelas agências digitais brasileiras, segundo a pesquisa TechTrends: Benchmarks de ferramentas para agências, que foi lançada pela Resultados Digitais em parceria com a Rock Content e contou com a participação de 366 respondentes de todo o Brasil.

Dentre os entrevistados, 98% utilizam ao menos uma ferramenta de Marketing Digital. Destes, 56% afirmaram que as ferramentas de marketing contribuem efetivamente para os resultados. Vamos descobrir quais são as principais categorias de ferramentas utilizadas?

Análise

Uma das revelações da pesquisa é o fato de as ferramentas de análise de marketing serem as mais utilizadas pelas agências brasileiras (94%). Os relatórios oferecidos por essas plataformas facilitam a avaliação e compreensão do engajamento de visitantes com o site (quantas pessoas estão no seu site em tempo real, de onde elas vieram, dentre outras).

Com esses dados em mãos, a agência consegue mapear quais estratégias têm funcionado para atrair e manter audiência.

Automação de marketing

Na pesquisa realizada, metade das agências apontaram que utilizam alguma plataforma de automação de marketing.

Esse tipo de ferramenta concentra todas as funções principais pelas quais a área de Marketing Digital é responsável. Com ferramentas de automação você pode fazer uma gestão mais inteligente dos Leads, criar fluxos de emails, agendar interações com o público em redes sociais, entre outras funções que facilitam o dia a dia do profissional da agência.

Content Management System (CMS)

Utilizando um Sistema de Gerenciamento de Conteúdos (Content Management System, ou CMS) você consegue criar textos, anexar fotos e vídeos, editar materiais e fazer as publicações. Com essa ferramenta, é possível ainda modificar e atualizar o que já foi postado.

Os resultados da pesquisa mostram que 75,7% das agências adotam uma ferramenta de CMS.

Email Marketing

No Marketing Digital, um dos grandes segredos do sucesso é a construção de um bom relacionamento com seus Leads. Para a nutrição dessa base de dados com conteúdos ricos, as ferramentas de Email Marketing são essenciais.

De acordo com a pesquisa, 85% das agências utilizam ferramentas de Email Marketing.

Landing Pages

As ferramentas de criação de Landing Pages são mais um dos pontos estratégicos das ações de Marketing Digital, com o objetivo bem definido de possibilitar uma conversão desejada para seu negócio. Em troca de uma oferta (conteúdo, pedido de contato), o visitante preenche um formulário na Landing Page com seus dados e se torna um Lead.

A partir desse momento, ele poderá ser nutrido com conteúdos interessantes e informativos

até se tornar uma oportunidade e estar pronto para o momento de venda. A pesquisa apontou que 68% das agências adotam ferramentas de criação de Landing Pages.

Monitoramento de mídias sociais

Para aproveitar ainda mais o potencial de mídias como Facebook, Twitter e Instagram, torna-se essencial buscar indicadores para nortear as próximas ações. Com um software de monitoramento de redes sociais em mãos, a equipe de marketing consegue otimizar diversas ações, como pré-agendar postagens e acompanhar em tempo real todas as menções à marca nas mídias sociais.

Mas, ainda que as agências reconheçam a importância de ter uma boa presença nas redes sociais, a pesquisa aponta que somente 61% das agências entrevistadas adotam ferramentas de monitoramento de mídias sociais.

Plataforma de gestão de conteúdo

O conteúdo é o combustível que vai mover toda a engrenagem do Marketing Digital. É por meio de materiais educativos, eBooks, infográficos e vídeos que conseguimos atrair visitantes para o site e manter um bom relacionamento com essas pessoas.

A partir da utilização das ferramentas de gestão de conteúdo, é possível garantir atualizações periódicas dos canais de comunicação da agência de maneira efetiva. A pesquisa aponta que 41% das agências adotam ferramentas de gestão de conteúdo.

SEO

Para conquistar os primeiros lugares nos mecanismos de busca, é essencial otimizar páginas e conteúdos com base em técnicas de Search Engine Optimization (SEO). As ferramentas de SEO abordadas na pesquisa TechTrends apresentam as mais variadas funções, desde o auxílio em pesquisas de palavras-chave até a otimização de websites por meio de plugins e análises.

A pesquisa apontou que 72% das agências utilizam ferramentas de SEO.

Teste A/B

A realização de testes A/B é muito válida para que a empresa consiga identificar as abordagens que funcionam melhor para sua realidade.

No teste, são criadas duas versões de uma página com diferenças em determinados elementos (como layout, cor e texto) e o tráfego é dividido entre elas. Em seguida, é feita a avaliação de qual apresenta maior taxa de conversão.

A pesquisa apontou que apenas 39% das agências utilizam ferramentas para teste A/B.


E aí, ficou curioso(a) para saber quais as ferramentas de Marketing Digital mais usadas pelas agências em cada uma dessas categorias? Então baixe a pesquisa TechTrends: Benchmarking de ferramentas para agências de 2017 para ler os resultados completos. 🙂

Boa leitura!

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