Mídias sociais: como entregar resultados para os seus clientes

Vá além de curtidas e seguidores! Saiba como alinhar esses canais com os objetivos do cliente e trazer resultados realmente importantes para ele

Caio Vaz
Caio Vaz5 de agosto de 2020
Marketing Day 2024: Inscreva-se!

Se você presta serviços de gerenciamento e monitoramento de redes sociais, sabe que métricas associadas a likes ficaram para trás. As empresas querem resultados reais. E pra você que é uma agência de mídias sociais, não há outra opção: é hora de evoluir as estratégias dos clientes nas redes.


Todo mundo que trabalha com publicidade já ouviu, pelo menos uma vez, a famosa frase creditada a Lord Leverhulme: “Eu sei que metade do meu orçamento para publicidade é desperdiçado, só não tenho certeza de qual metade”. Bom, você não quer que o cliente pense que a sua agência está desperdiçando o dinheiro dele, né?

Já falamos isso algumas vezes, mas nunca é demais: hoje o que importa é o marketing de resultados. Especialmente os resultados financeiros. E os prestadores de serviços que estão percebendo isso mais rápido estão saindo na frente. O mercado caminha cada vez mais na direção de uma convergência entre as áreas de marketing e vendas. Todo canal importa, todo investimento precisa ter seu resultado comprovado.

O Guia definitivo para agências trabalharem com Redes Sociais

Planejamento de conteúdo, melhores horários para postar, dicas de relacionamento com o público e muito mais em um só download!

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Mas antes... O porquê!

O marketing pode - e deve - ser a máquina propulsora de novos negócios para a empresa. Muitos clientes investem recursos nos serviços da sua agência por entenderem isso. Na verdade, muitos deles sabem o que está sendo feito e como está sendo feito, mas pouquíssimos sabem o porquê está sendo feito. É aí que você, como profissional de marketing e publicidade, deve ajudá-los.

O que a maioria das agências entregam hoje? Seguidores, compartilhamentos e curtidas. São métricas importantes? Sim, ter bons números nesse aspecto é excelente. Mas elas são métricas-chave? Estão ajudando o cliente a aumentar sua receita? Está claro para ele o impacto da sua entrega no bolso dele? Ou ele corre o risco de achar que está desperdiçando dinheiro?

Perguntas são a chave de um ótimo planejamento, e no Marketing Digital não é diferente. Se sabemos os objetivos do cliente com nossas ações online, sabemos fazer o uso das mídias sociais para casá-las com esses objetivos. Então, antes de criar perfis e começar qualquer postagem, alinhe objetivos e expectativas com seu cliente. Alguns exemplos de objetivos são:

  •       Aumentar o tráfego do site/blog do cliente;
  •       Gerar Leads;
  •       Aumentar a credibilidade da empresa (se tornar referência numa área);
  •       Criar relacionamento mais próximo dos clientes, aumentando feedbacks (e usando esses feedbacks);
  •       Oferecer mais um canal de atendimento ao cliente. Provavelmente alguns clientes acham mais confortável entrar em contato por Facebook e Twitter do que escrever um email ou ligar. Esteja atento.

Táticas que trazem resultados nas mídias sociais

Após definir os objetivos estratégicos, é hora de pensar nas táticas para alcançá-los. Trago alguns exemplos práticos:

  • O cliente lançou algum conteúdo rico (webinars, whitepapers, infos, manuais)? Divulgue a Landing Page nas mídias para vender o conteúdo e impulsionar a geração de Leads. Criar anúncios para isso também ajuda a aumentar o alcance;
  • Saiu post novo no blog do cliente? Publicar esse conteúdo é uma possibilidade a mais para gerar tráfego e compartilhar algo de interesse do público!
post no fb
  • O Twitter é muito importante para quem quer ser referência. Muitos usuários utilizam para seguir – e repassar – tendências relacionadas ao negócio do cliente.
  • Casos B2C (em especial ecommerces e produtos sem venda complexa) têm mais liberdade para usar esses canais para a venda direta de produtos, direcionando para a página com o que o usuário precisa. Nos demais casos, use com moderação ;).
fb ecommerce

Apesar de o objetivo final ser sempre vendas, saiba que o consumidor tem uma jornada de compra que deve ser respeitada. E se ele não estiver “pronto” é muito provável que você não entregue o resultado esperado com suas postagens, o que é ruim para sua agência. Dica: na hora de pensar conteúdos, use a jornada de compra do consumidor e decida aplicar ações específicas para cada fase.

Além disso, é preciso alguns cuidados para que a comunicação seja dirigida ao público certo. Mapear as personas e como falar com elas é importante. Mais importante ainda é saber quais mídias sociais são mais interessantes para essas personas e como elas se comportam em cada uma delas. Tenha isso bem definido! É a garantia de que a mensagem será assertiva.

Como minha agência de mídias sociais pode provar os resultados?

Que tal entregar mais do que curtidas, compartilhamentos e número de comentários? É possível analisar outros resultados! Há ferramentas no mercado que ajudam a ver tráfego gerado pelas redes sociais (como o Google Analytics, que é gratuito), quantas conversões (Leads) vieram dessas fontes e quantas vendas foram feitas por visitantes que vieram desses canais.

Ou seja, você consegue analisar cada taxa de conversão do funil de vendas para focar em eventuais melhorias. Um report desse tem um impacto mais importante para seu cliente, não?

Aqui no Blog já falamos sobre 7 ferramentas que vão facilitar muito a vida de quem trabalha em agência de mídias sociais. Confere lá!

É o fim da criatividade? Não!

Muitas pessoas confundem Inbound Marketing com o fim da criatividade. Este é um pensamento extremamente equivocado. A criatividade sempre será um importante diferencial de seu trabalho, isso nunca mudou. O que está mudando é a maneira e onde aplicar essa criatividade.

Tenha em mente que a estratégia é o marketing de resultados financeiros, mas o que garantirá o sucesso é você saber aplicar as táticas de maneira criativa. Saber chamar, efetivamente, a atenção do consumidor através de ações e conteúdo relevante é um ativo intangível. Use isso ao seu favor.

Preparamos um guia para ajudar você a gerar mais resultados para os seus clientes nas redes. É  só preencher o formulário abaixo para acessar. Boa leitura!

O Guia definitivo para agências trabalharem com Redes Sociais

Planejamento de conteúdo, melhores horários para postar, dicas de relacionamento com o público e muito mais em um só download!

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.
Caio Vaz

Caio Vaz

Veja também

Agências
Planejamento de Inbound Marketing: uma das chaves para sua agência entregar sucesso aos clientes
Agências
Como renovar o contrato e estabelecer uma relação duradoura com seu cliente
Agências
Objeções em vendas: como quebrar as principais objeções dos seus potenciais clientes