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Por que sua agência deve se envolver no processo de qualificação de Leads

Quando se envolve no processo de qualificação de Leads, a agência garante o sucesso dos seus clientes; saiba mais sobre esse e outros benefícios.

Em 2016, a equipe de feras de Customer Success Management da Resultados Digitais criou a metodologia da Máquina de Crescimento, que contém um passo a passo para a sua agência garantir o sucesso de seus clientes. Essa metodologia é composta por quatro fases e, neste post, vou falar sobre a primeira delas, a Prova de Canal, que permite entender se é possível utilizar a internet e o Inbound Marketing como um meio de aquisição de clientes para a empresa.

Essa fase objetiva entregar o primeiro sucesso – isto é, atividades que, em conjunto, demonstram se o seu cliente está ou não pronto para iniciar uma jornada no Inbound Marketing e garantem um maior engajamento a médio e longo prazo.

As fases compostas na Prova de Canal são:

Aqui no blog Agências de Resultados já falamos sobre cada um desses marcos de sucesso da fase de Prova de Canal.

  1. Mecânica de geração de Leads: Por que gerar Leads deve ser a primeira entrega que você promete aos seus clientes?;
  2. Relacionamento por email: Não basta gerar Leads, tem que se relacionar;
  3. Planejamento de conteúdo: Por que sua agência deve produzir conteúdo pensando na jornada de compra;
  4. Primeiras vendas: Quem vende para os leads que você gera?.

Para que todos esses marcos estejam bem conectados, é importante visualizar o papel da qualificação de Leads dentro da metodologia – afinal, se você não tiver um processo bem definido, como vai enviar Leads mais preparados para o time de vendas do cliente?

Nesse post, trago alguns benefícios que sua agência ganha ao se envolver no processo de qualificação de Leads:

1. Marketing x vendas

O alinhamento entre as áreas de marketing e vendas é fundamental para que o Funil de Vendas da empresa para a qual você trabalha funcione. Para isso, uma prática recomendada é o estabelecimento de um Sales Level Agreement (também chamado de SLA ou, em português, acordo de nível de serviço), alinhamento que deve ser feito entre áreas que trabalham e necessitam umas das outras. Nessa conversa, cada parte vai ajudar a definir o que é um bom Lead e traçar as características mais desejadas dentro do processo de qualificação.

Com o acordo entre áreas bem definido e a estruturação de um processo de qualificação dos Leads gerados, você garante o envio de ótimas oportunidades para a equipe de vendas.

2. Retenção do seu cliente

Você já parou para pensar se está entregando valor para seu cliente de forma que ele não consiga imaginar mais sua empresa sem o trabalho da sua agência? Sendo mais prático, como aumentar a retenção dos clientes?

Além de outros pontos, a qualificação da base de Leads do seu cliente é fundamental para que ele veja o valor do trabalho. A partir dela, você terá respostas para diversas questões: como esses Leads irão para frente numa jornada de compra? De que forma seu cliente avalia que um Lead está pronto para dar um próximo passo na jornada? Quais critérios de qualificação você está sugerindo?

Todas essas respostas vão ajudar você a oferecer serviços que englobam todas as etapas do funil de vendas e a manter o cliente engajado com o projeto!

3. Sucesso do cliente = sucesso da agência

Por fim, é importante que você, profissional de agência, tenha consciência de que o seu sucesso depende do sucesso do seu cliente. Portanto é extremamente necessário que você comece a colocar em prática as dicas dadas. Afinal, se o seu cliente não avança, você não consegue mostrar o valor do seu serviço, certo?  

Cliente satisfeito é cliente fiel. E isso possibilita que você tenha um Life Time Value (LTV) alto, com a percepção de que a agência está gerando resultados de verdade para os clientes.

Dicas de materiais

Compartilho com você alguns materiais e textos produzidos pelos experts da RD e que podem ajudar você a colocar a mão na massa na construção de um processo de qualificação de Leads. Esses conteúdos darão um norte para você saber por onde começar.

E aí, pronto para entregar Leads qualificados para a equipe de vendas dos seus clientes?

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