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5 situações em que a transparência é a peça-chave para agências

Confiança, participação no processo e proximidade são a base para uma conexão saudável e duradoura tanto em processos internos da agência quanto na relação com os clientes

Em qualquer relacionamento duradouro, fatores como confiança, participação no processo e proximidade são a base para uma conexão saudável e duradoura. E não é diferente no universo das agências.

Tanto em processos internos, na relação entre líder e liderado, quanto na relação entre agência e cliente, a transparência é uma peça chave. 

Pensando nisso, trazemos 5 situações para você garantir que o valor da transparência permeie suas relações.

Como manter a transparência dentro da própria agência

Manter a transparência nos processos internos da agência, na hora de dar feedbacks individuais e entre líderes e liderados ajuda a motivar a equipe de modo geral, pois todos sabem em qual direção estão seguindo.

1. Nos processos internos

Não adianta fazer discursos sobre a cultura da agência se, na prática, as informações não são compartilhadas entre os colaboradores de maneira transparente. Para fazer a máquina girar bem, é importante que os sócios das agências deem respostas para todas as questões, deixando todos os processos bem transparentes para o time.

Para cultivar a clareza e o foco em resultados, uma prática recomendada é que a agência mantenha um dashboard com todos os indicadores-chave de desempenho e que a equipe seja estimulada a acompanhar essas métricas. Agências são fontes de uma infinidade de números dos quais se pode extrair inteligência, caso sejam utilizadas as ferramentas corretas para o acompanhamento das métricas.

2. Na hora de dar feedbacks individuais

Vivemos um tempo no qual as temidas avaliações individuais de desempenho devem ser substituídas por feedbacks individuais mais frequentes que tratem de performance e desempenho.

Essa mudança dentro do ambiente da agência é muito importante, pois minimiza erros cíclicos que os colaboradores cometem caso não recebam uma boa orientação sobre o que pode ser corrigido ou melhorado.

Feedbacks individuais e recorrentes ajudam, ainda, a motivar a equipe para o futuro almejado, melhorando a velocidade e a qualidade das tomadas de decisão no cotidiano. O resultado dessa relação de transparência é uma agência cujos colaboradores são seguros quanto a onde devem chegar — e possuem foco para alcançar esses objetivos.

3. Na relação entre líderes e liderados

Um líder transparente não deve ter segredos ou agendas ocultas, mas sim agir de modo justo e meritocrático, além de ser acessível ao time. É por meio dessas atitudes que um líder torna-se capaz de construir uma relação de confiança com seus liderados.

Mas qual o ponto de construir uma relação de confiança? Um líder transparente dá confiança ao seu time para focar em seus respectivos objetivos. Se você consegue aproveitar os pontos fortes do seu gestor e estabelece uma relação de transparência com ele, a tendência é que consigam juntos trazer uma cultura de foco em crescimento mútuo.

Por isso, seja transparente, diga ao time o que está acontecendo. Tudo isso se refletirá nas entregas da agência, pois as pessoas não se distrairão com inconsistências, canalizando sua energia para os resultados.

Como manter a transparência da relação entre agência e cliente

Assim como nos processos internos, a transparência é importante na relação entre a agência e os clientes, possibilitando clareza no alinhamento de expectativas e na apresentação de relatórios.

1. No alinhamento de expectativas

fussball / soccer

Toda agência deseja construir um relacionamento duradouro com seus clientes, não é? No entanto, muitas vezes a ânsia de fechar novos contratos acaba sendo maior do que a lembrança de que esse momento é um momento de criação de expectativas.

No entanto, se essas expectativas não corresponderem à realidade, é possível que seu cliente não veja valor nos serviços prestados pela sua agência — e que a abandone. Por isso, é importante ter transparência no momento do alinhamento de expectativas. Se você não vai estar disponível às 23h de uma sexta-feira e é isso que o cliente deseja, deixe claro!

A lacuna de expectativas entre a agência e o cliente deve ser esclarecida antes ainda do fechamento do contrato. Deixe claro como funciona o Inbound Marketing: os resultados não virão da noite para o dia.

2. Na apresentação de relatórios

Ok, você fechou negócio alinhando expectativas com o cliente, e agora chegou a hora de apresentar seus relatórios. A apresentação dos resultados também é um momento de ser transparente com seu cliente.

Para ficar satisfeito com o trabalho da agência, o cliente precisa perceber o valor das entregas feitas — e é mais fácil que isso se concretize caso ele acompanhe o processo. Também é uma forma de vocês adequarem os processos que estão em andamento, ajustando a estratégia.

Os relatórios podem ser semanais, mensais e trimestrais (RTS). Cada tipo de relatório tem seu nível de profundidade que pode favorecer o realinhamento de objetivos e as adaptações de percurso.


E você, tem dicas de como manter a transparência dentro da agência e com seus clientes? Deixe seu comentário! 🙂



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