Posts para Web Analytics - Resultados Digitais

5 Formas de mensurar o impacto das ações online em vendas offline

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É bastante presente nos discursos em defesa do Marketing Digital a capacidade de mensurar todas as ações e entender como cada investimento teve sua contribuição em vendas.

Nessas horas, no entanto, é comum que alguns tipos de empresas que fazem a venda de forma offline (como o varejo ou vendas muito complexas) se questionem se isso é de fato verdade. É muito fácil ver o que funcionou e o que se converteu em vendas em um ecommerce, por exemplo, mas outros casos podem ficar pensando que, quando a venda acontece offline, as métricas de desempenho se resumem a número de visitas, cliques e etc, que no fundo não provam muita coisa. Leia mais…


Como livrar seus dados de Spam nas Referências do Google Analytics

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Temos observados ultimamente que em diversas empresas a ocorrência de “referral spam” tem sido cada vez maior e mais recorrente. Em outras palavras, as empresas tem sido vítimas de programas automatizados que geram visitas através de robôs. Resultado: alguns domínios estranhos acabam se destacando por levar muito tráfego para o site. Mas, por não se tratarem de visitas orgânicas reais, os dados na parte de Referências no Google Analytics tornam-se falsos ou mal mensurados. Leia mais…


O que você precisa saber (e não sabe) sobre Tráfego Direto

Tráfego direto

Quando começamos a analisar os resultados de um site e o desempenho por cada canal, como indicamos em um processo de Web Analytics, algumas coisas são mais fáceis de interpretar do que outras.

Por exemplo, se o tráfego do canal Mídias Sociais caiu ou subiu, conseguimos entrar em um grau de detalhamento maior, ver exatamente qual a rede que teve variações e investigar as causas exatas (foram mais posts ou menos posts, o alcance e as interações cairam ou subiram e assim por diante). Em SEO, por mais que o (not provided) mascare algumas coisas, é possível ter uma ideia de keywords que variaram de ranking ou páginas de destino que receberam menos tráfego.

Já o tráfego direto é algo que deixa muitos profissionais perdidos. Normalmente entendemos como tráfego direto aquele em que alguém digitou o site por conta própria no navegador, não vindo por cliques em nenhuma outra fonte. Quando essa fonte de tráfego tem variações, os profissionais de marketing em geral acham difícil fazer uma interpretação do que de fato levou as pessoas a entrarem menos ou mais no site e o que explica esse comportamento.

Nossa ideia com esse artigo é mostrar um pouco melhor diversos itens que impactam o tráfego direto e como você pode entender isso um pouco melhor. Leia mais…


Como encontrar os insights mais importantes no seu funil de vendas

Insights de funil de vendas

Um conceito muito comum no marketing digital é o funil de vendas, entendendo que há um processo em etapas para transformar um mero visitante do seu site em cliente. Construir esse funil já ajuda muito a visualizar os principais resultados, mas ainda mais importante que montar um bom funil é saber analisar os dados gerados de maneira adequada.

A partir de algumas perguntas chave, já conseguimos tirar os principais insights e saber onde focar e direcionar os investimentos para gerar mais resultados.

Só assim é possível tomar decisões mais assertivas de marketing e vendas para manter um crescimento constante. É assim que estamos fazendo aqui, como falamos no post: Análises e melhoria constante: o caminho para crescer 30 vezes em 3 anos

Por isso, separamos 4 perguntas e os insights mais importantes que você deve tirar da análise do seu funil de vendas. Leia mais…


Análises e melhoria constante: o caminho para crescer 30 vezes em 3 anos

Marketing Digital: Crescer 30x em 3 anos

Durante o RD Summit, nosso evento que aconteceu no final de outubro, o Eric (CEO da RD) mostrou como é possível crescer 30 vezes em 3 anos, um caminho que a própria Resultados Digitais tem seguido. É possível ver a palestra e os slides dele no post Business Intelligence (BI) para o Marketing Digital.

De forma bem resumida, o que o Eric mostra é que para atingir esse resultado não tem mágica e não é tão difícil quanto parece. Com um crescimento constante e consistente é possível chegar lá. Inclusive é aqui que está o erro de muitas empresas. Elas esperam resultados ‘do dia para a noite’ e naturalmente acabam se frustrando.

Esse tipo de resultado rápido é muito esperado especialmente quando estamos falando de marketing digital, onde esse crescimento constante é muito importante e gera muitos resultados. Leia mais…