Posts para Produção de conteúdo - Resultados Digitais

8 dicas de como usar o Storytelling na produção de conteúdo e na divulgação da sua Instituição de Ensino

storytelling para instituições de ensino

Se você fosse um roteirista de Hollywood, como seriam os seus conteúdos? Com certeza recheados de boas histórias que motivam o coração das pessoas. Escrever dessa maneira é ter nas mãos um poder de conversar com o outro de uma forma muito significativa, que o atinja emocionalmente, convencendo-o a agir do jeito que você quer.

O storytelling é uma técnica que tem a capacidade de influenciar fortemente atitudes, desejos e valores. Os principais benefícios de usar storytelling em seu conteúdo são:

  • Inspirar pessoas no sentido de uma meta acordada
  • Explicar quem somos, de onde viemos e em que acreditamos
  • Estabelecer meta e visão de futuro
  • Estimular a inovação e a criatividade
  • Ensinar lições importantes
  • Mostrar soluções de problemas
  • Formar culturas e valores

Mas como encaixar o storytelling na estratégia de Marketing Digital de uma Instituição de Ensino? Muito do que uma IE precisa para atrair seus alunos em um mercado cada vez mais crescente é conseguir chamar a atenção, buscar meios de personalizar sua marca e lidar com a evasão.

Leia mais…


11 dicas simples para manter o seu blog vivo

Woman hands typing on a laptop. Cooking blog on the screen.

Post publicado originalmente em novembro de 2010, e revisado e atualizado em fevereiro de 2016.

Um dos maiores desafios para todo profissional que é editor ou administrador de um blog é manter uma frequência de atualização. Blogs precisam ser alimentados e, portanto, é preciso de ideias de conteúdo para manter a cadência.

O que acontece com muitos profissionais responsáveis por um blog, tanto pessoal como de uma empresa, é que chega um momento em que parece que as ideias acabaram. Sumiram.

A boa notícia é que isso é algo bastante normal. Muitos outros blogs passam ou já passaram por situação similar. Porém, alguns blogs estão mais preparados para enfrentar essa época de crise.

Se você estiver passando por um problema semelhante, confira nesse post 11 insights para garantir uma produção de conteúdo consistente e de qualidade.

Leia mais…


Como fazer Marketing de Conteúdo para negócios locais

marketing de conteúdo para negócios locais 500x500

Muitos negócios locais não conseguem se visualizar no meio do Inbound e do marketing de conteúdo. O motivo? Pensar que são metodologia incompatíveis com suas realidades e que os benefícios são mais claros para negócios de abrangência nacional.

No entanto, vários empreendimentos locais que começaram a investir tendo esse mindset tiveram resultados concretos, comprovando que o modelo funciona.

Leia mais…


Como descobrir o que sua audiência quer ler em seu site (e reunir ideias para novos posts)

people with chat speech bubbles

Todo blog que utiliza o Marketing de Conteúdo como estratégia tem uma missão em comum: entregar valor à sua audiência. Ou seja, é preciso estar sumariamente ciente de duas situações: o que ela precisa e o que ela busca.

Sobre o primeiro caso, é importante lembrar que nem sempre os leitores sabem o que realmente precisam. É aí que entra a criatividade e a capacidade que o profissional de Marketing de Conteúdo tem de enxergar a dor do visitante antes mesmo que ele saiba de sua existência.

Porém, neste post vamos falar sobre a outra possibilidade, a de identificar o que sua audiência está conscientemente buscando. Não estamos falando sobre a pessoa que não conhece o seu site e o encontra em mecanismos de busca, e sim da pessoa que já o conhece e que já o visita com frequência.

Leia mais…


Qual a melhor frequência para postar em um blog?

calendário posts blog

Uma das grandes dúvidas de toda empresa que investe em Marketing de Conteúdo é entender a frequência ideal de postagens que devem ser feitas no blog.

Confunde-se, muitas vezes, qualidade com quantidade. E o que vemos quando isso acontece são empresas produzindo um alto volume de conteúdo, porém com pouco filtro e pouca qualidade.

Nesse post, vamos entender, sobretudo, dois aspectos fundamentais do Marketing de Conteúdo:

  • 1) A periodicidade varia de blog para blog, ou seja, o que pode funcionar para uma empresa não necessariamente funciona para outra;
  • 2) Quantidade não é o segredo para um blog de sucesso. A palavra que mais se aproxima desse objetivo é regularidade;
  • 3) Existe um ponto de saturação, ou seja, o momento em que você atinge o número máximo de posts durante um determinado espaço de tempo.

Leia mais…