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10 dicas eficientes de SEO para seu post decolar

Trabalhar o conteúdo focado em SEO (Search Engine Optimization) é pré-requisito fundamental para se destacar frente aos buscadores e aumentar suas visitas orgânicas de forma efetiva. Para que suas postagens ganhem ainda mais relevância selecionamos 10 dicas eficientes que podem fazer a grande diferença para os mecanismos de busca.

1 – Faça uma pesquisa de palavras-chave

Esse é o passo inicial que geralmente não é realizado. A pesquisa de palavras-chave é fundamental para o sucesso do seu conteúdo, é com ela que você irá descobrir quais são as informações mais buscadas pelos usuários.

A ideia é que a pesquisa envolva a elaboração de uma grande lista de palavras-chave para então obtermos alguns dados e fazer a escolha do que fazer com cada termo. Selecionamos algumas ferramentas que podem ajudar você nesse processo.

Planejador de Palavras-Chave

Uma excelente ferramenta para novos insights. Você pode pesquisar por ideias relacionadas a uma palavra-chave, ao seu website ou a uma categoria. Com ela é possível obter ideias no nível de cidades ou regiões de um país. Além disso, para cada ideia de palavra-chave você terá apenas estatísticas que são específicas para a correspondência exata do termo.

Ao digitar algumas palavras-chave a ferramenta consegue fornecer uma grande lista de sugestões. Há um post que pode ajudar você a escolher as melhores palavras-chave para o seu negócio.

Google Trends

O que está sendo mais buscado: “jaqueta de couro” ou “camiseta de algodão”? Qual termo devo usar: “carro novo” ou “carro 0km”. Para essas e outras dúvidas enquanto ao uso de termos é recomendável usar o Google Trends.

A ferramenta do Google informa os termos mais buscados em um determinado período de tempo decorrido, pode ser uma busca mensal, anual ou desde 2011 até hoje, por exemplo. Ela também destaca regiões por país.

Ela é excelente para colaborar em campanhas de SEO, principalmente quando se quer saber o potencial de uma palavra ou frase com relação às outras. Mas tenha cuidado, o Google Trends serve para obter tendências, ou seja, não indica números brutos ou mesmo faz estimativas de tráfego potencial. O que ela mostra é uma ideia do comportamento do público/produto em análise.

2 – Títulos com palavras-chave relevantes

Esse é um dos itens mais importantes para ranqueamento frente ao Google. Um dos objetivos principais do buscador é conseguir mostrar às pessoas o que é mais relevante dentro da sua busca. Logo, ter as palavras-chave em seu título voltado ao tema do post é fundamental para o sucesso da sua postagem e posicionamento no Google.

Tomando como exemplo o título do nosso próprio post temos duas palavras-chave importantes: “SEO” e “post” que são relevantes para quem busca informações sobre postagens e ranqueamento no Google.

3 – Crie uma URL pouco extensa

Sempre personalize sua URL. Jamais deixa ela com números aleatórios ou mesmo sem um significado em relação ao seu post. Inclua sempre as palavras-chave do seu post separadas por hífens (-).

Ter uma URL muito extensa torna-se pouco amigável para o Google. Procure não usar termos em excesso e deixe seu endereço óbvio. Seguem abaixo um exemplo que fizemos em um de nossos posts.

http://resultadosdigitais.com.br/blog/link-building-efetivo-em-2015/

seo-dicas-post-resultado

 

 

 

A URL tem a ver com as palavras-chave “link”e“building” as mesmas que se enquadram no título do post “Link Building à prova de balas: dicas para ser efetivo em 2015”.

4 – Inclua um link interno

Uma dica valiosa que pode reduzir a taxa de rejeição do seu blog é inserir um link interno em um dos primeiros parágrafos do seu post. Com isso, em vez de a navegação ficar na inércia da leitura (sem fazer alguma ação no site) o usuário pode realizar o clique e fazer com que ele abra uma outra página.

Para o leitor não fugir do seu post em um primeiro momento, procure configurar a abertura dessa página em uma nova aba. Procure fazer isso de forma pertinente, relacionando ao assunto do seu post. Uma continuação ou extensão do tema faz com que isso complemente e deixe o seu post ainda mais relevante assim como fizemos em nosso primeiro parágrafo.

5 – Use o comando strong

Hoje esse comando é mais importante para facilitar a leitura do que fortalecer o seu SEO frente ao Google de forma efetiva. Ao “negritar” as palavras principais a leitura fica facilitada pois o texto se torna “escaneável”.

6 – Heading Tags otimizadas

No código de uma página, seja ela de um site ou mesmo um post no blog, é possível determinar “cabeçalhos” que priorizam a importância de partes de uma página. Eles variam do 1 ao 6, sendo o 1 o conteúdo mais importante.

Recomenda-se o uso de um único <h1> por página e, se necessário, múltiplos <h2> e <h3>.

Nesse post, por exemplo, inserimos o <h2> em todos os nossos tópicos para além de destacar, informar ao Google a ordem de relevância dentro de nosso post. Veja que todos os tópicos estão atrelados ao tema principal, que são as 10 dicas efetivas de SEO.

7 – Atributo ALT nas imagens

O atributo Alt nada mais é que a descrição da sua imagem. A nomeação da imagem segue as mesmas regras que a URL. Insira as palavras que descrevem a imagem, caso seja pertinente insira as palavras-chave do post. Ao separar as palavras faça uso do hífen (-).

Essa atribuição de nome à imagem faz com que o Google entenda o que a sua imagem significa, isso otimiza a indexação e colabora para o ranqueamento do seu post no buscador.

8 – Call to action em seu post

Se o seu blog tem um objetivo de conversão dentro das suas estratégias de Marketing Digital é fundamental que ele possua um Call to Action, ou seja, um botão, imagem, vídeo, banner ou texto que leve o usuário a realizar uma ação. Como exemplo, ao fim do post temos um eBook com dicas sobre como escrever conteúdo.

9 – Uma palavra-chave sinônimo pode fazer a diferença

Não é preciso repetir sempre a mesma palavra chave para fortalecer o seu SEO dentro da sua postagem. Hoje com as novas atualizações o Google entende quais sinônimos são referentes ao assunto que vocês está tratando.

Mesmo com essa leitura evite forçar a barra usando termos desncessários ou fora do contexto apenas para fortalecer na hora da busca. Na verdade, isso além de não levar uma boa experiência ao usuário, não é bom também para o Google, pois ele pode considerar como “Keyword Stuffing” e punir o seu site.

10 – Não insira o post por completo na home do blog

Você já notou que nossas postagens não aparecem por inteiro na home do Blog? Isso tem diversos motivos que vão desde a experiência do usuário e aumento do tempo de abertura do site até a capacidade da empresa de fazer uma boa análise de resultados.

Diversos desses fatores podem contribuir de forma negativa para o seu ranqueamento no Google. Como forma de evitar isso nós aqui na Resultados Digitais usamos o comando “insert more” em nossa plataforma no WordPress.

Conclusão

Mais do que seguir à risca todas essa dicas é muito importante ter o foco no essencial, o conteúdo. É ele que realmente vai determinar se o seu blog vale a pena uma nova visita, compartilhar suas informações ou realizar alguma ação determinada por você.

Foco no conteúdo, atenção na estrutura, rotina nas postagens e será muito provável que seu blog colha ainda muitos resultados.

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