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Dicas para criar um blog: 14 coisas que não podem faltar

Tenho certeza que muitas das pessoas que acessam o blog do Resultados Digitais  já estão efetivamente fazendo Marketing Digital e procuram formas de melhorar seus resultados. No entanto, ainda há uma parte dos leitores que não deu seus primeiros passos. É para esse segundo grupo que escrevemos o post de hoje.

Um dos pontos de partida na nossa visão é ter um bom blog. Já explicamos os motivos para uma empresa ter um blog e a intenção agora é partir para a prática. O que é preciso para criar um blog? Abaixo seguem nossas dicas:

ESTRATÉGIA

ASSUNTOSUm caminho que quase nunca dá certo é tentar falar sobre tudo no seu blog. Comece definindo sobre o que seu blog trata e sobre o que seu blog não trata.

BLOGUEIROSQuem escreve para o blog, só você ou toda a equipe? Quem vai garantir que toda a equipa escreva? Definir responsabilidades é importante para garantir a continuidade do blog.

PÚBLICO ALVOClaro que todo mundo pode acessar o blog, mas recomenda-se pensar no público ideal que você quer atingir com o blog. Com essa figura na cabeça, fica mais fácil definir a forma de falar e também o assunto, que comentamos acima.

FREQUÊNCIADe quanto em quanto tempo um post vai ser publicado? O responsável pelo blog deve garantir que a frequência ideal seja garantida. Lembrando que é interessante que um blog tenha ao menos 1 post por semana.

OBJETIVOS DE CONVERSÃOSeu blog deve ter chamadas para ao menos um objetivo de conversão.

Pode ser um eBook, um Webinar, um cupom de desconto, um teste gratuito, depende de você. O que não podemos esquecer é que um blog deve ser capaz de converter seus visitantes e gerar oportunidades de negócio.

CONHECIMENTOS

SEO BÁSICONão precisa começar sendo um mestre em otimização para ferramentas de busca, mas é importante ter ao menos algumas noções básicas.

Entender como o Google funciona, escolher palavras-chave e dar os primeiros passos na otimização de sites já é o suficiente para você começar.

WEBWRITINGMais uma vez, não é preciso ser um mestre aqui, mas é interessante ter ao menos alguns passos básicos.

Nosso últimos post trouxe boas dicas para escrever bem na web.

IMPLEMENTAÇÃO

URL – Para começar, é preciso ter um endereço para o blog. Pode haver exceções, mas nossa recomendação geral para uma empresa é usar o blog.empresa.com.br ou o www.empresa.com.br/blog.

Embora seja comum, não vale a pena usar um endereço gratuito como blogger.com ou wordpress.com. Usando esse tipo de endereço, o site da sua empresa não se aproveita de um dos principais benefícios de ter um blog, que é se posicionar melhor no Google. Para quem quiser saber mais, temos um post explicando melhor por que não utilizar um endereço gratuito em seu blog.

PLATAFORMA DE GERENCIAMENTO DE CONTEÚDO – É importante que o responsável pelo marketing consiga publicar e alterar o conteúdo sem precisar sempre da ajuda de um time de TI.

Os sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS) tornam essa tarefa fácil. São exemplos bastante utilizados o Joomla e o WordPress.

POSSIBILITAR ASSINATURA – Como forma de manter os leitores sempre próximos do seu blog, você deve dar a eles a opção de receber os posts por email ou por RSS.  Opções como o Feedburner servem para oferecer assinatura nas principais plataformas de conteúdo.

OPÇÕES DE BUSCA – Ter um campo de busca ajuda o visitante a encontrar conteúdo de forma rápida e fácil. Isso ajuda muito a diminuir a taxa de rejeição do blog.

COMENTÁRIOS – Outro motivo para se ter um blog é o engajamento que ele proporciona.  Não deixe de incluir um espaço para que os visitantes comentem os posts.

BOTÕES PARA COMPARTILHAR – As mídias sociais e o email devem ser grandes impulsionadores de tráfego para o seu blog.

Ajude e incentive os usuários a compartilhar colocando botões de Curtir no Facebook, enviar por email, postar no Twitter, etc.

PACOTE DE WEB ANALYTICS – Deming foi célebre quando disse “o que não se mede não se gerencia”. Um pacote de Web Analytics é essencial para entender o que está e o que não está funcionando no seu blog e assim seguir melhorando.

Já indicamos que não usar da forma correta um pacote de Web Analytics está entre os erros mais comuns no marketing digital.

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