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17 ideias criativas para você mesmo produzir seu conteúdo rico

Confira 17 ideias criativas, simples e baratas para você mesmo produzir materiais ricos e gerar mais leads para seu negócio.

Em algum momento você já pensou na possibilidade de produzir um material rico, mas abandonou a ideia por não ter staff ou budget para isso?

Saiba que essas duas carências não são mais desculpas para você não criar esse material. É praticamente incontável o número de ferramentas (algumas até gratuitas) que auxiliam intuitivamente o usuário na criação de animações, podcasts, planilhas, calculadoras, infográficos, webinars e outros formatos que vão além do eBook.

Aqui, na Resultados Digitais, produzimos materiais ricos semanalmente. Além de eBooks, também disponibilizamos outros formatos de materiais em nossa página de Materiais Educativos.

Pensando nisso, selecionamos 17 ideias criativas para você mesmo produzir seu conteúdo rico. De forma simplificada, e sem a necessidade de grandes investimentos, você mesmo pode criar diversas formas de materiais. Basta escolher qual é o formato mais adequado para seu tipo de negócio.

Produzir materiais ricos é uma forma inteligente de geração de leads para seu negócio. Tudo o que você precisa fazer é criá-lo e depois disponibilizá-los para download em uma Landing Page.

Para saber como fazer isso, assista aqui ao webinar “Como criar Landing Pages efetivas”.

Vamos à lista:

1 – Guia para leitura rápida

Apresentação com pouco texto em cada página, usando cores e ícones. É uma leitura agrádavel que pode ser facilmente escaneada com os olhos. A diferença está na organização das informações e no uso das cores.

Quando usar: Quando a persona possui pouco tempo e disponibilidade.

Exemplo:

  • Entenda a idade da sua pele e saiba quais produtos combinam mais com ela;
  • Um exemplo deste estilo de design pode ser visto no template de Inbound marketing para agência que temos. Ainda que finalidade seja outra, o template serve de inspiração.

Passo a passo:

  • Escolha uma paleta de cores que combine com a sua persona ou use a da sua marca;
  • Faça os slides com fundo colorido;
  • Escreva o texto com letras grandes organizadas em partes diferentes da página com negrito em algumas expressões principais;
  • Coloque ícones flats para mostrar com imagens simples informações importantes;

Ferramentas usadas:

Dica: Use o SlideShare para dar uma prévia do conteúdo na sua landing page e faça com o seu leitor entenda como será agradável, como no exemplo acima. Aprenda aqui a criar apresentações vencedoras no SlideShare.

2 – Dicionários de termos da área

Uma lista completa de termos específicos e interessantes do seu segmento.

Quando usar: Quando a sua área tem uma linguagem própria, muitas expressões e/ou termos técnicos. Novas pessoas na área podem se perder, e o dicionário é um bom material para fazer esse auxílio.

Exemplos:

  • Glossário de termos do Marketing Digital;
  • Você sabe o que é um galo? Conheça as principais expressões da bolsa de valores.

Passo a passo:

  • Crie uma lista das palavras no Word ou similar;
  • Organize em ordem alfabética;
  • Crie links dentro do arquivo, e para facilitar a navegação transforme em PDF.

Ferramentas usadas:

  • Qualquer editor de texto.

3 – Trilhas de emails

Automação de um número limitado de emails sobre um determinado tema, com uma entrega útil e clara para o usuário. O benefício está na organização, na curadoria e na recorrência dos conteúdos.

Quando usar: Para separar um grande volume de conteúdo em partes menores e, portanto, bem didáticas. Uma boa ideia para pessoas com a rotina corrida, sem tempo para ler um ebook de uma vez.

Exemplos:

  • Buscamos apartamentos para você, receba todo dia X exemplos de imóveis para alugar na sua região;
  • 7 emails para aprender mais sobre email marketing em 14 dias.

Saiba mais no eBook “O Guia do Email Marketing”.

Passo a passo:

  • Tenha um tema interessante para a sua persona;
  • Separe os conteúdos em vários pequenos posts e/ou emails;
  • Prepare um call to action com a chamada da trilha;
  • Ao clicar, o usuário se inscreve em uma landing page e começar a receber a seqüência de emails.

Ferramentas usadas:

  • RD Station – para automação do marketing;
  • Texto direto no email e/ou post em blog.

4 – Trilhas de podcast

Sequência de podcasts enviados com uma frequência predeterminada por email. Bem similar à trilha de email, o que difere é o formato em que a informação é entregue. Nesse caso, em áudio.

Quando usar: Quando você precisa dar a seu público notícias recentes e/ou conteúdo de mais fácil absorção.

Exemplos:

  • Receba atualizações do mercado financeiro diariamente;
  • Fique por dentro das principais tendências da moda;
  • Melhore sua gestão de pessoas em 15 dias, enquanto vai para o trabalho.

Passo a passo:

  • Tenha um tema interessante para a sua persona;
  • Grave os podcasts e os envie por email para sua base;
  • Prepare um call to action com a chamada da trilha;
  • Ao clicar, o usuário se inscreve em uma landing page e começar a receber a seqüência de emails.

Ferramentas usadas:

Dica: O setor financeiro costuma receber muito bem podcast.

5 – Plano de estudo

Definir quais serão as leituras de cada dia e, assim, incentivar o estudante a finalizar uma meta.

Quando usar: Uma opção caso o seu negócio esteja ligado à educaçao e/ou precise da entrega de conteúdo em etapas planejadas e sequenciais.

Exemplos:

  • Prepare-se para a prova da OAB com este plano de estudo;
  • Revise os principais conteúdos de genética para o vestibular.

Passo a passo:

  • Separe os conteúdos a serem estudados;
  • Estipule datas limite e pequenas vitórias;
  • Monte o cronograma.
  • Opção 1: Use o excel com cores e metas
  • Opção 2: Faça uma imagem recortada em fragmentos, sendo que cada espaço representa um conteúdo a ser lido. O estudante vai colorindo a imagem à medida que lê os conteúdos correspondentes, até atingir a sua meta e ter um desenho todo completo.

Ferramentas usadas:

Dica: Para que o modelo fique mais lúdico, é interessante trabalhar com cores e imagens. Uma opção é pensar em modelos que podem ser impressos.

6 – Conteúdo programático de um curso

Material pode ser feito para unir todas as informações sobre um curso de graduação, pós-gradução, extensão, etc. Pode ser um pdf com o intuito de ajudar os potenciais alunos a entenderem o programa.

Quando usar: Focado no setor de educação, é usado para promover cursos de diferentes níveis, tanto online quanto presencial.

Exemplos:

  • Conteúdo programático do curso de pós lato sensu;
  • Guia completo do curso adminstração: tudo que você precisa para ver se este curso combina com você.

Passo a passo:

  • Junte todas as informações sobre o curso em um só arquivo: grade curricular, descrição das disciplinas, carga horária, preço, depoimento de alunos, empregabilidade após o curso;
  • Transforme em um único PDF.

Ferramentas usadas:

  • Qualquer editor de texto.

Dica: Se possível colocar fotos e depoimentos para captar mais a atenção do interessado.

7 – Infográficos

Pode ser a união de informações de forma visual, com gráficos e dados destacados para facilitar que uma mensagem seja entendida.

Quando usar: Para facilitar a leitura através de informações visuais, seja sobre o crescimento de um setor, quanto para explicar um passo a passo.

Exemplos:

Passo a passo:

  • Separe as informações mais relevantes;
  • Organize-as de forma mais confortável para o leitor;
  • Monte no infográfico, usando uma ferramenta para isso.

Ferramentas usadas:

Dica: O infográfico tem que ter a cara da empresa que está fazendo. Não adianta ser muito sério e linear se objetivo for chamar a atenção de adolescentes. Assim como não pode ser muito informal se for direcionado para o setor financeiro.

8 – Listas com gifs animados

Você pode montar uma lista de sobre um tema e ilustrá-la com gifs animados.

Quando usar: Para ter uma comunicação mais próxima e descontraída com o público, especialmente adolescentes e geração Y.

Exemplos:

  • 15 sinais que você precisa mudar de celular;
  • 10 dicas para mandar bem na hora de conseguir seu primeiro emprego.

Passo a passo:

  • Monte X fatos interessantes sobre um tema;
  • Escolha a imagens animadas GIFs que representem cada um;
  • Mande por email ou coloque em um googledocs.

Ferramentas usadas:

9 – Calculadora

Trata-se de um arquivo no excel com fórmulas pré-prontas, e que o usuário poderá se beneficiar para ter uma ideia clara e matemática da sua solução.

Quando usar: Interessante para mostrar os gastos e/ou fazer a perspectiva de mercado. Também é útil para quem tem um cálculo prático ou um payoff facilmente mensurável.

Exemplos:

  • Planilha para controlar seus gastos pessoais;
  • Calculadora de economia de luz: quando você economizaria ao substituir seus lâmpadas por leds;
  • Calculadora de Teste A/B.

Passo a passo:

  • Monte as informações em uma planilha;
  • Organize as fórmulas em um excel e/ou google drive;
  • Separe as partes que podem ser alteradas e as áreas fixas;
  • Crie uma aba ensinando a usar.

Ferramentas usadas:

  • Excel.

10 – Planilha de lista de ferramentas e sites úteis

Uma coletânea de sites, app e/ou blogs que serão interessantes para a sua persona.

Quando usar: É um conteudo fácil de montar. São bem aceitos quando a sua persona está passando por um momento estratégico e/ou particular da vida e precise de ajuda nele.

Exemplos:

  • Volta ao mundo em 80 sites: planilha com tudo que precisa para a sua viagem;
  • 50 sites que toda noiva precisa acompanhar.

Passo a passo:

  • Faça um compilado de sites, ferramentas, blog, apps, eventos, festivais, personalidades da área, grupos do facebook;
  • Separe as categorias;
  • Faça busca por mais informaçoes;
  • Procure outras listas para complementar a sua;
  • Prepare um descrição dos links;
  • Adicione um bônus;
  • Ajuste as cores e colunas da planilha;
  • Crie uma aba de como usar.

Ferramentas usadas:

  • Excel
  • Google drive

Dica: Tente pensar em nomes divertidos e incentive as pessoas a continuarem editando a própria planilha para que ela fique cada vez mais completa.

11 – Análise de um segmento

Uma pesquisa ou os dados que a sua empresa coletou sobre o setor.

Quando usar: Para empresas que têm um volume relevante de informações sobre um segmento para oferecer.

Exemplos:

  • Principais dificuldades na gestão de pessoas : edição América Latina 2014;
  • Panorama de como o setor hoteleiro lidou com a crise em 2015.

Passo a passo:

  • Separe as categorias e as informações;
  • Busque os principais padrões;
  • Separe por setor;
  • Organize resultados em slides com gráficos e/ou infográficos;
  • Salve em pdf e disponibilize como uma análise própria do setor.

Ferramentas usadas:

  • Word
  • Também é possivel adicionar infográficos

12 – Artigos técnicos ou leis comentadas

É uma versão comentada ou simplificada de algo muito técnico para um público leigo no assunto.

Quando usar: Para auxiliar uma outra área a entender algo técnico ou o estudo para algum concurso.

Exemplos:

  • Lei XX comentada: entenda melhor sobre o menor aprendiz na sua empresa;
  • 7 passos para entender melhor as regulações dos Equipamentos de Proteção Individuais;
  • Manual de produtos técnicos.

Passo a passo:

  • Faça as anotações sobre o artigo/lei;
  • Intercale o texto do artigo com os comentários feitos;
  • Deixe claro o que é texto e o que é o comentário;
  • Transforme em pdf.

Ferramentas usadas:

  • Word

Dica: Traduza “juridiquês” e simplifique o vocabulário formal.

13 – Animações rápidas

Mini videos ou animações que explicam o conteúdo de forma lúdica.

Quando usar: Para variar o formato de entrega de conteúdo e também se o público tende a ser mais dinâmico e menos interessado em leitura.

Exemplos:

  • Saiba como escolher seu primeiro imóvel;
  • Como vender mais na sua loja de ferramentas;
  • 7 dicas para economizar na sua viagem.

Passo a passo:

  • Faça seu roteiro;
  • Escreva as principais frases;
  • Prepare o video em uma ferramenta gratuita.

Ferramentas usadas:

14 – Mini curso

Um curso com aulas gravadas e/ou materiais escritos.

Quando usar: Para atrair alunos interessados no temas.

Exemplos:

Passo a passo:

Prepare um plano de aulas;
Escolha o formato de cada apresentação;
Organize a sequência das atividades;
Tenha uma estratégia para confirmar presenças em cada módulo, como inscrições por landing pages.

Ferramentas Usadas:

Dica: Ofereça um certificado digital para os alunos que concluírem o curso.

15 – Reutilizar uma palestra/hangout e adicionar perguntas no final

Usar o roteiro de uma apresentação ou palestra já feita e, para complementar, incentivar o público a interagir com palestrante.

Quando usar: Na falta de tempo para criar novos conteúdos e quando se tem um especialista renomado na área.

Exemplos:

Passo a passo:

  • Tenha um roteiro claro;
  • Grave em lugar silencioso ou que chamaria a atenção da sua persona;
  • Tenha um moderador para as perguntas no final.

Ferramentas usadas:

16 – Enviar brindes da sua marca

Captar os contatos da pessoa para que a empresa possa enviar um brinde da marca ou com uma frase interessante.

Quando usar: Quando marca for muito forte ou de nicho.

Exemplos:

Passo a passo:

  • Crie um cadastro;
  • Explique as regras, como: frequência e tempo de envio, etc;
  • Envie por correio.

Ferramentas usadas:

  • Landing pages ou formulários para coletar o endereço;
  • Cartas / Outra forma de envio.

17 – Moldes do seu produto para imprimir

Desenho dos produtos e/ou forma que estão à venda online.

Quando usar: Para facilitar as compras online de produtos que dependem de tamanho e formato, como sapatos e óculos.

Exemplos:

  • Imprima a forma do sapato para conferir a sua numeração;
  • Baixe nosso guia de tamanhos e acerte na compra da aliança;
  • Imprima o modelo do seu óculos favorito e verifique qual combina mais com o seu rosto.

Passo a passo:

  • Disponibilize um arquivo simples para impressão;
  • Explique como imprimir corretamente para evitar distorção no tamanho.

Ferramentas usadas:

  • Seu guia de tamanho.

 

Esperamos que essas ideias sejam úteis para você e para seu negócio. Para ajudá-lo na publicação, não deixe de baixar gratuitamente nosso “Checklist para Lançamento de Materiais ricos”, e não se esquecer de nenhum item, desde o planejamento à promoção.

 

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