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2 mudanças no Facebook que a sua empresa precisa conhecer – e aproveitar

Recentemente o Facebook fez 2 alterações que facilitaram a vida das empresas que estão presentes nessa rede.

As mudanças na política de páginas permitem agora fazer concursos e promoções de maneira mais simples e rápida e também liberaram o uso de calls-to-action nas imagens de capa.

Neste post iremos mostrar o que mudou e como o seu negócio pode aproveitar essas novidades para melhorar seus resultados e gerar mais Leads.

Criação de concursos sem usar aplicativos

A partir de agora, não é mais preciso usar aplicativos para fazer concursos e promoções no Facebook – eles podem ser feitos na própria timeline da página ou no álbum de fotos, por exemplo. Essa mudança nos Termos das páginas do Facebook beneficia principalmente as empresas menores, que têm orçamento mais limitado e nem sempre dispõem de alguém na equipe para criar um aplicativo.

Agora as páginas podem optar por pedir para que os usuários comentem ou curtam uma postagem, postem algo na página da empresa, enviem uma mensagem, entre outras opções. Além disso, as curtidas podem ser usadas como mecanismo de voto, algo que era estritamente proibido antes.

Por serem conteúdos que ficam na timeline, eles poderão ser promovidos para alcançar uma audiência ainda maior. Mas atenção: continua não sendo permitido pedir que os usuários se marquem em imagens nem pedir que compartilhem conteúdo em suas próprias páginas ou na timeline de amigos para entrar em um concurso.

Essa alteração tornou mais fácil, rápido e barato montar um concurso no Facebook. Porém, as páginas ainda têm a opção de usar aplicativos, se assim desejarem.

Antes de realizar alguma promoção, é importante se informar sobre a legislação vigente. Atualmente, sorteios e promoções que não se enquadram como concursos culturais (de acordo com a Portaria nº 422 de julho de 2013 concursos em redes sociais não são considerados culturais) precisam de autorização da Caixa Econômica Federal. Promoções que usam curtidas como voto, por exemplo, estão liberadas.

Uso de calls-to-action na imagem de capa

Outra alteração nos termos das páginas do Facebook foi a permissão do uso de calls-to-action na imagem de capa (cover image). Essa mudança é extremamente positiva para empresas, já que é a primeira imagem que o usuário vê ao acessar a sua página. Aproveite isso para gerar Leads!

Sabemos que imagens chamam mais atenção que outros tipos de conteúdo, como links, por exemplo. Então crie imagens de capa que divulguem alguma oferta e use a legenda da foto para direcionar o seu público para uma página que tenha esse conteúdo. Para inserir essa legenda, faça o seguinte: após subir a sua capa de imagem, clique nela. Ao lado da imagem irá aparecer o texto “adicionar uma descrição“. É nele que você deve colocar o texto com um link.

Vamos a um exemplo: um eBook pode ser divulgado na imagem de capa, com informações e um call-to-action para o download. É importante colocar na legenda da imagem um texto de apoio com mais informações sobre o eBook e um link para a Landing Page. Desse modo, teremos Leads gerados a partir de tráfego vindo do Facebook.

Para os usuários mais avançados, há formas de saber se o conteúdo vindo da imagem de capa de fato está trazendo Leads ou visitas para o seu site.

Usando o URL Builder do Google, conseguimos diferenciar o tráfego dessa fonte do tráfego de todo o resto do Facebook. Essa ferramenta adiciona em seu link parâmetros que permitem que as ferramentas de análise possam saber exatamente de onde vem o seu tráfego. A nossa sugestão é colocar, ao final do link da imagem de capa, o seguinte parâmetro:

/?utm_medium=social&utm_source=facebook&utm_campaign=imagemdecapa

Com isso conseguiremos analisar os resultados das imagens de capa e descobrir quais layouts, conteúdos e calls-to-action atraem mais seu público-alvo. É importante sempre fazer essa análise para melhorar seus resultados vindos do Facebook.

No início de agosto já havíamos feito um post em nosso blog sobre algumas novidades no Facebook. Continuaremos de olho nas atualizações da rede para compartilhar com vocês as novidades que afetam o seu negócio.

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