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25 ações para sua instituição de ensino reverter a baixa do FIES usando Marketing Digital

A situação é alarmante, do total de matrículas esperadas por muitas instituições de ensino no segundo ciclo de 2015, 80% seriam financiadas pelo FIES, o Fundo de Financiamento Estudantil. Contudo, com as novas medidas do governo, parte significativa da verba foi cortada criando um cenário preocupante para o mercado educacional.

Linhas de crédito bancário apoiado pela IES (Instituições de Ensino Superior), Prevaler e outras opções de financiamento privado tem ajudado a reverter um pouco este quadro. Mas, pelo que temos visto, não é suficiente e a maioria das Instituições de Ensino Superior ainda estão abaixo da meta de alunos matriculados.

Somando a pressão da concorrência e grandes grupos internacionais tomando conta do mercado no Brasil, a situação pode ser desesperadora. Os cortes no financiamento público foram grandes, tiveram alto impacto e a tendência mostra que vieram para ficar.

É verdade que no Marketing Digital os melhores resultados são a longo prazo. Produção de conteúdo, criação de autoridade web para os buscadores e para o mercado, relacionamento e permissão com o público não nascem do dia pra noite. São construídos ao longo do tempo a partir do planejamento de Marketing Digital bem executado. Mas existem algumas soluções de baixo custo com bom retorno no curto prazo.

Confira 25 dicas simples, de rápida implantação e resultados imediatos.

Geração de leads

1 – Crie Landing Pages
A dica mais simples, analisando sites de IES percebemos que diversas não tem nenhuma Landing Page de conversão indireta (materiais, guias, etc…) e em diversos casos nem mesmo de conversão direta (fale com nossos consultores, matricule-se…). Criar Landing Pages é uma atividade muito simples, existem diversas ferramentas disponíveis a um valor acessível ou mesmo grátis e gera aumento na quantidade de Leads.

2 – Use Call to Action:
Caso as Landing Pages tenham sido criadas, chame o visitante para elas. Escolha, com base nos dados do analytics, as páginas mais visitadas do site e crie links diretos das páginas mais acessadas para as Landing Pages, aumentando a geração de Leads.

3 – Link para as Landing Pages nas redes sociais
É básico, mas muitas instituições postam na rede social com link pra home ou para alguma página informátiva sem um formulário de cadastro.

4 – Use redes sociais com foco estudantil
Uma rede social povoada por estudantes é o ambiente no qual as universidades querem estar. No Brasil temos a Passei Direto, ainda muito focada em oferta de vagas. Snapchat e Instagram são altamente povoados por estudantes e podem ser fonte de bons Leads.

5 – Insira vídeos em redes socais:
A taxa de clique de vídeos no Facebook é muito maior do que imagens ou links comuns. Crie vídeos rápidos do professor ou reitor convidando os alunos para um evento na instituição ou para a matrícula direto.

6 – Tenha Social Media App:
O facebook permite a criação simplificada de aplicativos que podem ser fonte de geração de Leads, captando pessoas direto do ambiente social para a base de contato da IES.

7 – Anuncie para audiências customizadas no Facebook
Escolher os melhores emails da sua lista e fazer campanhas super segmentadas no facebook em busca destas pessoas. Quando mais informações delas a campanha vai ser mais específica.

8 – Remarketing com Adwords
Insira um código em uma das páginas de conversão com alta taxa de abandono. Siga as pessoas pela internet onde quer que elas estejam a partir disso.

9 – Melhore o seu Quality Score do Adwords
Se você tem um orçamento de R$ 4.000 para investir em Adwords e seu Quality Score é 4 e consegue gerar 4.000 visitas a um real o clique, dobrar o Quality Score para 8 pode chegar a dobrar a quantidade de visitas. A matemática do Adwords não é tão precisa mas o resultado em quantidade de visitantes é maior com o mesmo investimento ao aumentar o Quality Score. Vale a pena checar e promover melhorias na página de destino ou no anúncio.

10 – Incentive a indicação de alunos
Use a intranet para gerar depoimentos e promoções para quem indicar amigos e os amigos efetivarem a matrícula. Potencial de resultado no curto prazo.

11 – Crie uma planilha de organização financeira
Criando uma planilha com os gastos previstos no curso pra quem mora perto, longe e em outra cidade fica mais fácil para o aluno enxergar como pagar as despesas e ficar mais seguro em relação a conclusão do curso.

Segmentação de listas

12 – Crie páginas específicas
Depois de criada uma Landing Page de captação, faça Landing Pages específicas por área de interesse e cursos. Uma página de conversão genérica gera menos conversões do que Landing Pages segmentadas por curso ou no mínimo por área do conhecimento.

13 – Troque leads entre as IES
Se a empresa é sócia de duas ou mais instituições de ensino é possível compartilhar a base de contatos e fazer campanhas de marketing em conjunto, centralizadas na matriz ou alinhadas entre todos os departamentos de marketing. Com isso, o resultado é mais efetivo porque o volume é maior assim como as opções para os alunos.

14 – Segmente por localização e se comunique diferente:
Ao saber quem mora perto, longe do campus ou em outra cidade você é capaz de estimular a conversa personalizada entre a faculdade e o aluno.

15 – Faça listas de alunos de outros estados:
Da mesma forma, a vinda de um candidato outro estado é um assunto específico e precisa ser tratado dentro das particularidades de uma mudança de cidade e adaptação ao ambiente universitário ou profissional.

16 – Faça uma segmentação progressiva:
Ao captar o Lead no primeiro momento foque nas informações essenciais, como email e área de interesse. Segmente mais ao longo do tempo pedindo informações sobre região geográfica, perfil sócio econômico e idade ao enviar formulários solicitando estas informações por email.

17 – Dê nota para os melhores leads:
Separe Leads qualificados de Leads sem qualificação. Um aluno recém saído do terceiro ano já matriculado em uma IES da cidade dificilmente vai mudar de opinião. Alguém ainda em processo de decisão com certeza é mais interessante. Eles precisam ser separados.

Email e automação

18 – Faça seu mail com template em HTML
Aposente o seu email marketing promocional com uma imagem gigante ocupando todo o espaço e levando a maioria dos seus email marketing direto para a caixa de spam dos alunos. Crie um template html que seja simples, se não for possível envie uma mensagem com texto simples.

19 – Compile a sua lista, segmente o disparo de email marketing para estas pessoas.

– Aprovados no vestibular do primeiro semestre que não compareceram:

– Aprovados no vestibular do segundo semestre

– Ausentes no vestibular: Chamar todos os faltosos do vestibular para o vestibular agendado.

20 – Envie email com o nome do reitor
Dependendo do perfil do seu reitor esta estratégia é muito efetiva. Se o reitor for conectado e próximo dos alunos o resultado pode ser muito relevante. Isso também pode funcionar com o coordenador do curso.

21 – Automação para guiar o estudante no processo
Depois de inscrito ou aprovado no vestibular existem diversos passos pelo qual o aluno deve passar antes de efetivamente se matricular. O marketing pode criar um fluxo automático de comunicação para aumentar presença dos inscritos no vestibular ou matrícula dos aprovados.

22 – Envie emails e faça ligações
Envie email para toda a base e peça a ligação do call center para os engajados: Crie uma campanha de email, monitore as aberturas e ligue, via call center, para quem abriu o email.

Aquisição de alunos

23 – Priorize as melhores oportunidades
Se a equipe de vendas ligar para todos os contatos interessados ela vai perder tempo e fechar menos alunos. Priorizar não apenas melhora a qualidade de vida do profissional de aquisição de alunos como também gera mais negócios.

24 – Desenvolver o seu script de vendas
É provavel que você tenha muitos vendedores, em diferentes lugares, vendendo a mesma coisa, de forma completamente diferente entre eles. Uma delas com certeza é melhor do que a outra. O marketing pode ajudar a liderança de vendas com este script para cada tipo de lead enviado. É importante cuidar, no entanto, para não “robotizar o contato”.

25 – Momento de ligação
Ligar para um estudante na hora que ele está indo pro trabalho ou em alguma atividade pessoal é bem menos efetivo do que telefonar logo depois que ele visualizar uma página de mensalidades da sua IES.

Finalizando

Muito atraso nas metas de matriculados, pouca ideia de como reverter o quadro e cobrança forte da matriz. A melhor dica para quem está nesta situação é nunca mais estar nesta situação. Um bom planejamento de marketing digital e execução minuciosa resolve boa parte deste problema.

E você? Conseguiu aplicar uma ou mais destas dicas? Conte o seu resultado nos comentários.

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