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3 coisas que sua empresa precisa para garantir uma imagem profissional na internet

Mesmo que sua empresa não esteja na internet, as pessoas já estão falando e pesquisando sobre ela. Então, que tal aproveitar a movimentação que a internet gera e investir na presença online do seu negócio?

A internet já faz parte do cotidiano das pessoas. É na web que elas procuram por informações, compartilham dúvidas e experiências, resolvem problemas.

Mesmo que sua empresa não esteja na internet, as pessoas já estão falando e pesquisando sobre ela. Podem estar buscando o endereço físico da sua loja, o telefone, os serviços que você oferece ou até mesmo compartilhando dúvidas e experiências que já tiveram com seu negócio.

Que tal aproveitar toda essa movimentação que a internet gera e investir na presença online da sua empresa? Você ganha credibilidade, visibilidade e ainda consolida mais um canal de contato com seu público.

Pronto para começar? Então confira alguns pontos essenciais para dar início à sua estratégia:

1. Tenha um domínio próprio

A escolha do domínio é certamente o primeiro passo para garantir a sua presença na internet. Trata-se do seu endereço na web e por isso é essencial que você pense nele como parte fundamental da identidade da sua empresa.

Para garantir uma imagem profissional para sua empresa, comece investindo em um domínio próprio. Domínios gratuitos podem parecer vantajosos – mas, se a ideia é passar credibilidade, a recomendação é utilizar um domínio que faça referência à sua empresa e/ou represente bem o que você quer comunicar.

Registrar um domínio é simples, mas a escolha do nome (seu endereço na internet) exige atenção – a mesma atenção que você teria com um endereço físico para sua empresa, por exemplo. Então, antes de fazer o registro, confira essas dicas:

  • Faça referência à sua empresa, produto ou serviço que você oferece;
  • Sempre que possível, utilize uma palavra-chave representativa da área de atuação da sua empresa;
  • Use um nome de domínio curto e fácil de lembrar;
  • Evite acentos, números, hífens e caracteres especiais.

Ao fazer o registro de domínio (você pode fazer a contratação com a mesma empresa que vai hospedar seu site, o que facilita bastante o gerenciamento), pelo menos garanta as duas extensões mais populares no Brasil (.com e .com.br). As duas possuem mais relevância nos mecanismos de busca, e também são mais lembradas pela maioria das pessoas.

Mas fique esperto: para proteger sua marca e garantir que nenhum concorrente compre o mesmo nome de domínio com outra extensão, considere registrar também outras extensões como .net, .ind, .info, ou outras ligadas aos serviços ou produtos que oferece.

2. Hora de fazer um site para sua empresa

Agora você já definiu o endereço que as pessoas vão acessar quando procurarem por você na internet. O próximo passo é criar e publicar seu site, seja ele um site institucional, uma loja virtual, um blog ou o formato que melhor funcionar para seu negócio.

Mesmo que você não tenha conhecimentos técnicos na área, as ferramentas para criar e publicar sites evoluíram muito – e na maior parte dos casos você pode publicar um site facilmente, basta escolher as ferramentas corretas. Para auxiliar você nessa etapa, confira o checklist que preparamos:

Escolha a hospedagem para seu site

A escolha da hospedagem para seu site é um aspecto essencial. Existem planos que atendem às diferentes necessidades, desde sites de pequenas ou médias empresas até sites de empresas grandes ou com muito tráfego.

Para começar, uma solução com ótimo custo benefício é a hospedagem compartilhada – que dá acesso a todos os recursos que um site institucional ou um ecommerce de pequeno porte precisa. Na evolução, considere um Servidor VPS ou um Servidor Dedicado.

Lembre-se: opte por empresas que oferecem um pacote completo, com fácil instalação de aplicações (CMSs), criador de sites e emails personalizados. Suporte em português também é sempre um bom diferencial.

Escolha a plataforma que vai utilizar para criar seu site

Uma decisão chave no momento de criar um site é definir a plataforma que será utilizada.

Há uma infinidade de opções para criar e publicar um site, que vão desde plataformas de gerenciamento, como o WordPress, até ferramentas automatizadas, como os criadores de sites.

Abaixo, alguns aspectos que podem ajudar você a decidir pela ferramenta ideal:

  • WordPress: Ideal para quem busca uma opção mais profissional e escalável. Ferramenta de código aberto, o WordPress pode ser instalado em qualquer servidor de hospedagem e permite alto grau de customização. Como é fácil de configurar e conta com milhares de plugins e temas, a plataforma é uma das mais utilizadas no mundo.
  • Criador de sites: Como é uma ferramenta automatizada, permite que pessoas sem nenhum conhecimento técnico possam criar um site. Normalmente são ferramentas muito intuitivas e fáceis de usar. Ao escolher o criador, é importante prestar atenção aos detalhes, como acesso a temas responsivos, possibilidade de customização, banco de imagens, além de integração com redes sociais.

Seja qual for sua escolha, ter um site é fundamental para marcar a presença da sua empresa na internet e facilitar a comunicação com seu público.

Uma dica adicional: ao escolher o tema que vai utilizar, lembre-se de que ele deve ter um layout responsivo. Além de computadores, seu público está procurando por você também em tablets e celulares e você vai querer garantir a melhor experiência para ele também nessas plataformas. Além disso, buscadores como o Google, por exemplo, privilegiam sites responsivos nos resultados da busca orgânica.

3. Crie emails personalizados ligados à sua marca

Quando você entra em contato com uma empresa, o que gera mais confiança?

  1. Enviar um email para marketing@hotmail.com.br;
  2. Enviar um email para marketing@nomedaempresa.com.br.

Sem dúvida a segunda opção, concorda?

Se você quer passar confiança e credibilidade para o seu público, criar um email profissional é um passo natural. Além da confiança que esse tipo de email transmite, você garante mais reconhecimento para sua marca e facilita a organização da sua empresa.

Criar um email profissional é apenas uma questão de investir alguns minutos para decidir qual será o email que vai utilizar e realizar algumas configurações básicas. Na HostGator, por exemplo, você pode criar quantas contas de email quiser de forma rápida e fácil.

Então, pronto para dar mais esse passo e garantir que sua empresa tenha todas as ferramentas de que precisa para crescer?

Esse post foi escrito pela equipe de marketing da HostGator.

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