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3 desafios que todo produtor de conteúdo enfrenta e como vencê-los

Se você já trabalha com produção de conteúdo sabe que não existe fórmula infalível para fazer com que seu texto seja um sucesso na web e assim atrair mais clientes para sua empresa. Mas não se preocupe. Neste post daremos várias dicas para maximizar as chances de sucesso dos seus artigos, para gerar mais tráfego para seu site/blog e para a sua estratégia de marketing de conteúdo ser um sucesso.

Todo produtor de conteúdo para a web possui 3 desafios principais:

Primeiro desafio: Atrair leitores

Ser encontrado na Internet é uma tarefa difícil. Na busca orgânica você está competindo com milhões de outros sites pelos primeiros resultados do Google, enquanto nas redes sociais você está competindo com outros textos, fotos, chats, jogos e o último vídeo do Porta dos Fundos pela atenção do leitor.

Vencendo este desafio

Identifique seu público alvo

Antes de mais nada, identifique seu público alvo, pois somente assim você irá saber o que escrever, como escrever e onde promover seu conteúdo. A melhor maneira de encontrar e entender sua audiência é se colocando no lugar dele para saber o que ele procura e seus interesses:

  • Participe dos mesmos fóruns e grupos do Facebook que seus clientes em potencial;
  • Acompanhe blogs e outras fontes de notícias sobre o mercado e veja o que repercute entre os leitores daquela publicação;
  • Faça pesquisas e entrevistas e assim entenda as preferências do seu leitor;
  • Acompanhe suas métricas e veja o que tem a melhor performance;
  • Crie personas. Personas são personagens que representam segmentos específicos da sua audiência. Com uma persona em mente fica fácil planejar qual tipo de conteúdo vai ressoar com aquele segmento.

Um exemplo: O blog da Resultados Digitais busca falar com diversos perfis de pessoas, dentre elas: empreendendores ou gerentes de marketing de empresas médias e pequenas que querem alvancar seus negócios na web. A persona é a representação de um destes segmentos. Algo como: “João é gerente de marketing da Empresa X. Ele faz parte de redes sociais como o Linkedin e o Twitter e também adora ler notícias em sites como Exame PME e Portal Administradores. Dentre os assuntos que João se interessa estão: Métricas de campanhas online, cases de sucesso em marketing digital e dicas para gerar mais Leads e vendas online”

Use o Fantástico Gerador de Personas para criar de forma prática e gratuita um documento PDF com todas as informações sobre sua persona e compartilhar em sua empresa.

Tenha um título matador

O primeiro contato do leitor com o seu artigo muitas vezes se dá por chat, redes sociais, links, etc. Por isso, criar títulos matadores, é essencial!

Um bom título é, de longe, a melhor maneira de conseguir prender a atenção do leitor. Agora pare e reflita um pouco: você dedica tempo e esforço suficientes nos títulos de seus posts? Provavelmente não. A grande maioria das pessoas não dedica o tempo suficiente para encontrar o título ideal. Um contra exemplo interessante é do site upworthy.com, um dos poucos que realmente entendem essa importância. Seus escritores escrevem 25 títulos diferentes para cada texto e a partir disso, eles selecionam os melhores e fazem testes multivariados para ter certeza que fizeram a melhor escolha. Não é à toa que eles já possuem mais de 30 millhões de acessos únicos mensais e seguem crescendo.

Confira algumas dicas legais  e exemplos de títulos para testar nos seus artigos:

  • Use números e estatísticas. Pessoas adoram fatos! Exemplo:  O que são A/B Tests e como escolhê-los (bônus: veja como subimos em 167% a conversão de uma página)
  • Ensine algo. Guias e tutoriais geram muito interesse e tráfego. Se possível, use as palavras “Como” ou “Guia”. Exemplo: O Guia Definitivo para Crescer sua Marca Através de Guest Blogging
  • Desperte a curiosidade. Se seu título prometer saciar uma curiosidade do leitor, ele provavelmente irá clicar! Exemplo: Inbound Marketing. Afinal, o que é isso?
  • Use e abuse de listas. Exemplo: 10 dicas para transformar seu blog corporativo em uma máquina de vendas
  • Crie polêmica. As pessoas amam se informar e tomar lados em um artigo controverso. Use isso a seu favor! Exemplo: Afinal, SEO morreu ou não morreu?

Segundo desafio: muitos visitantes não lêem seu texto

Uma vez que o visitante foi atraído para sua página surgem novos desafios. Ainda existe uma grande possibilidade que ao bater o olho em seu texto ele fique com preguiça e saia imediatamente, jogando o bounce rate de seu site nas alturas.

Quando um leitor chega ao seu texto, alguma coisa tem que capturar rapidamente sua atenção e um grande bloco de texto pode ser intimidador. Para evitar isso é importante que seu texto seja escaneável.

Vencendo este desafio

No momento que o leitor tem o primeiro contato com o texto, o conteúdo não é lido na íntegra, apenas varrido superficialmente, em busca de sinais de que ele contém o conteúdo interessante. Tornar seu texto escaneável significa formatá-lo de maneira a facilitar esse processo.

Não basta o conteúdo ser bom, ele deve estar organizado para reter a atenção do leitor. Tornar o conteúdo escaneável é fácil basta seguir estas dicas:

  •  Divida seu texto em partes, usando subtítulos;
  • Use listas sempre que for citar vários ítens;
  • O negrito atrai o olhar, use-o em palavras-chave;
  • Mantenha seus parágrafos curtos;
  • Insira imagens relevantes e chamativas no texto para prender o leitor;
  • Estruture seu texto para formar uma narrativa coerente. Ex: Introdução -> Argumentação -> Conclusão

Terceiro desafio: Fazer com que seu texto seja compartilhado

O seu objetivo é atingir a maior audiência possível, sempre. Isto não é possível apenas produzindo conteúdo de qualidade. Para que seu texto se espalhe rapidamente é preciso que cada leitor sinta vontade de mostrar o conteúdo para alguém, que vai de novo passar para outra pessoa e assim por diante. Isto é conhecido como viralização. É a melhor maneira de tornar algo conhecido rapidamente, mas não é algo que pode ser controlado e acionado sempre que se deseja. Então, como fazer?

Vencendo este desafio

O primeiro passo para fazer com que seu conteúdo seja compartilhado viralmente é divulgá-lo nas redes sociais de forma otimizada. Confira algumas dicas para as principais redes:

  • Facebook: sempre coloque uma imagem na publicação e selecione com cuidado a descrição que irá aparecer. Uma boa estratégia é criar imagens, de preferência auto-explicativas (no estilo meme, por exemplo) exclusivamente para serem usadas nessa rede social. Frases curtas funcionam melhor neste ambiente. As imagens serão vistas em tamanho reduzido, então aposte em recortes de imagens maiores, formas fáceis de identificar e sem muita riqueza de detalhes e texturas.
  • Twitter: Faça bom uso dos 140 caracteres. Não crie hashtags muito longas nem use mais de uma, a não ser que seja extremamente necessário. Boas apostas são postar tweets com alguma pergunta relacionada ao assunto, um fato interessante do texto ou o título campeão que você escolheu para o post.

Lembre-se, tudo o que você fizer em relação à sua estratégia de marketing de conteúdo deve ser medido e melhorado sempre. Isso se aplica especialmente aos seus posts de blog! Quer mais dicas como estas? Faça download do e-book da Rock Content “O Guia Completo do Redator Web”!

Este guest post foi escrito por Vitor Peçanha. Peçanha é um dos fundadores da Rock Content, uma empresa de marketing de conteúdo que ajuda empresas a produzir artigos matadores. Não perca os artigos do blog da Rock Content.

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