3 razões para não utilizar um endereço gratuito para hospedar o seu blog


endereço - domínio - url

Post publicado originalmente em julho de 2010, e revisado e atualizado em fevereiro de 2016.

O primeiro passo que uma empresa precisa para começar a trabalhar com Marketing Digital é criar uma presença digital, nem que seja a mínima possível. E o mais simples e rápido de fazer isso é criando um blog.

Um blog tem alto potencial de se tornar um ativo constante em sua estratégia de Marketing Digital. Redes sociais são importantes, mas só um blog é capaz de concentrar todo o conteúdo em seu domínio, garantindo a autoridade digital necessária para o crescimento da empresa.

A nossa sugestão inicial para quem resolveu iniciar um blog é que você não deve usar um endereço (URL) gratuito. Sites como o UOL, WordPress, Blogger e outros têm ofertas de serviços gratuitos bastante atrativas, além de serem serviços simples de configurar e começar a usar.

No entanto, não são as melhores opções para você começar o blog da sua empresa. Por quê? Bom, apresentaremos três motivos para justificar a sugestão:

1 – Endereços gratuitos não te dão autonomia plena

O primeiro motivo é que você quer ter o controle total sobre o que acontece dentro de sua empresa. E isso se estende ao website dela.

Quando você usa um domínio gratuito, fica restrito a utilizar sempre aquela mesma plataforma, tornando-se limitado ao que é oferecido por ela. Qualquer modificação que você queira fazer ou nova tecnologia que queira implantar podem ficar inviáveis.

2 – Seu domínio é sua marca!

O segundo motivo é a imposição da marca. Você aceita que uma gráfica coloque o logotipo dela em seu cartão de visita? Então por que você deve aceitar que outras marcas entrem no endereço de seu blog?

Além disso, um endereço gratuito transmite uma imagem amadora, que pode prejudicar um muito a credibilidade do blog. Por exemplo, em qual endereço você clicaria?

  • resultadosdigitais.com.br/blog
  • resultadosdigitais.blogspot.com.br

Como você pode perceber, um endereço próprio pode fazer muita diferença para seu público, pois passa uma ideia mais autêntica e profissional.

3 – Blogs com domínios próprios possuem vantagem em SEO

A terceira razão é que optando por um endereço gratuito, o site da sua empresa não recebe um dos principais benefícios proporcionados por um blog: se posicionar melhor no Google para as palavras-chave importantes no seu negócio.

Quando procurarem pelos termos relacionados ao seu blog, o domínio da sua empresa não vai aparecer, já que o seu blog será apenas um subdomínio dentro do serviço gratuito que você estará utilizando (ex: http://suaempresa.blog.uol.com.br).

Assim, todos os links externos que seu blog receber darão autoridade para o esse outro serviço, e não para o site da sua própria empresa.

Resumindo: Se sua empresa já tem um site, lembre-se que o seu blog tem que estar no mesmo domínio desse site. Só assim faz sentido trabalhar com a otimização de conteúdo para os mecanismos de busca.

Bônus: Endereços gratuitos não permitem que você tenha um email personalizado

Se sua empresa está começando pelo blog e ainda não tem um site próprio, outra razão para não utilizar um serviço gratuito diz respeito ao seu canal de contato com o seu público.

Com um domínio gratuito, em que o nome do host acompanha a extensão, fica impossível de criar um email amigável e condizente com sua marca.

Responda o que parece mais profissional para você:

  • contato@resultadosdigitais.com.br
  • contatoresultadosdigitais@gmail.com

Fácil, não?

Se você busca profissionalismo em sua empresa, uma das etapas fundamentais é ter um email personalizado com sua marca, ou nesse caso, com seu domínio.

Conclusão

Usar endereços gratuitos não é uma prática de negócios escalável para seu blog e a qualquer momento você irá precisar migrar. E essa migração resultará em um retrabalho muito grande.

O endereço ideal é um subdomínio ou subpasta do domínio da sua empresa. Pode ser “blog.suaempresa.com.br” ou “www.suaempresa.com.br/blog”. Esse formato, além de proporcionar ganhos em SEO para a empresa, deixa implícito que o blog é uma parte do site e que há uma empresa por trás dele.

Recapitulando, o importante é que seu blog seja parte nítida do domínio da empresa. Assim, todos os seus esforços em produzir um conteúdo interessante vão fazer com que o Google dê para o seu site o devido crédito.

Se você quiser saber mais sobre algumas boas práticas de blogs, baixe gratuitamente nosso eBook “Blog para Negócios” e conheça o potencial do blog na atração de clientes.

Saiba mais:

eBook grátis - Blog para negócios

Software de Marketing Digital - RD Station


Categorias: Blog, Mídias Sociais

Tags: , , ,

  • Naíla Siqueira

    Adorei André, muito bem escrito!

    • http://twitter.com/andresiqueira André Siqueira

      Muito obrigado, Naíla!

      Fiquei muito feliz com o seu comentário ;)

      Grande abraço

  • Paulo Roberto da Silva

    Foi a 1ª vez que acessei e gostei muito dos artigos, parabéns.

    • http://twitter.com/andresiqueira André Siqueira

      Ficamos contentes Paulo!

      Espero que você continue acompanhando.

      Abcs

  • Pingback: Mediahouse | 14 coisas que não podem faltar quando começar o seu blog

  • Henrique Borges Lagares

    Gostei muito do post, mas fiquei na dúvida de qual serviço utilizar. Vou criar um blog “pessoal”, que abordará um assunto de,interesse público e já ia utilizar esses serviços oferecidos gratuitos. Qual é a sua sugestão? Obrigado!

    • http://twitter.com/andresiqueira André Siqueira

      Oi Henrique, tudo bem?

      Minhas sugestão é utilizar a plataforma do wordpress (wordpress.org) em um domínio próprio, que você pode comprar no registro.br.Abcs,

      André Siqueira
      Resultados Digitais

    • http://www.facebook.com/blogpatrocinarmais Leonardo Gomes

      Henrique, sugiro a você utilizar a GVO…a empresa usa a plataforma WordPress. Lá você pode registrar seu domínio e a empresa cobra 10 dólares por vários serviços muito interessantes:

      * hospedagem;* Construtor de Blog;
      * Gravador de vídeos online;
      * Auto-responder;
      * Sala de vídeo-conferência para 500 pessoas;
      * Suporte 24 horas muito eficiente;
      * treinamento gratuito e muito mais.
      Só vai pagar 10 dólares por tudo isso e ainda pode formar rede até a 10° profundidade ganhando por indicar os serviços.
      Meu Blog ainda está em construção, mas já fiz uma postagem sobre a GVO. Dá uma olhada:http://blogpatrocinarmais.com/construa-sua-pagina/

  • http://www.facebook.com/blogpatrocinarmais Leonardo Gomes

    Excelente ebook! 

    Gostei muito da qualidade não só do que está escrito, mas também da aparência. 
    Estou escrevendo um ebook tutorial e gostaria de uma dica de um programa legal pra que eu produza um ebook com essa qualidade. Alguém pode sugerir algum?

    • http://twitter.com/andresiqueira André Siqueira

      Obrigado Leonardo!

      Normalmente fazemos com o Keynote, mas já tive várias recomendações de um programa específico pra isso: o InDesign.
      Abcs,

      André Siqueira
      Resultados Digitais

  • Pingback: Dicas para criar um blog: 14 coisas que não podem faltar | HBK Consultoria

  • Pingback: Plataforma de Blog gratuito: usar ou não?

  • Karina de Souza

    Olá, muito bom o post! Fiquei em dúvida com relação a uma questão, se utilizarmos o WordPress.com com um domínio próprio (eles dão esta possibilidade agora), não teria problema correto? No futuro talvez migremos para um site próprio, mas agora somente queríamos criar um blog rapidamente. Então a idéia é trasnferir esse blog para uma subpasta do site futuro.
    Obrigada pelos conteúdos tão enriquecedores!

    • http://www.rogeriomartins.eti.br/ Rogerio Martins

      A minha sugestão neste caso e você verificar se vale a pena mesmo, pois o WordPress até permite que se coloque seu próprio domínio mas e cobrada uma taxa anual e o WordPress.com tem algumas limitações técnicas. Se mesmo assim é vantajoso pra você pode fazer o apontamento. O WordPress também cobrará quando você tentar migrar para um servidor auto hospedado.
      Abraços

      • Andre Rozenbaum

        Ei Rogério.

        Tudo bom? Quero fazer um site e blog próprios. Oq você recomenda?

  • Ian Castro de Souza

    Ao longo de ALGUNS ANOS de mercado de marketing digital e otimização de sites, eu lidei com várias empresas de hospedagem de sites do Brasil e pude avaliar a qualidade dos serviços prestados por cada uma delas. Para quem estiver nesta decisão, vale a pena consultar o RANKING que criei com as 10 melhores empresas de hospedagem de sites do Brasil: http://www.intermidias.com.br/hospedagem-de-sites-10-melhores-empresas/