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3 vantagens em patrocinar um evento

Fazer eventos em tempos de crise é dificil. Em fases de economia estagnada, os primeiros cortes que acontecem são dentro do Departamento de Marketing, onde a área de eventos uma das primeiras ações exterminadas do planejamento da empresa.

Essa é uma reação natural mas que precisa ser mudada. Em tempos de crise, o mais importante é aumentar o número de clientes e fidelizar os que já são. E patrocinar eventos pode ser uma boa alternativa para isso.

São inúmeras as opções de eventos no mercado e isso dificulta a escolha da opção mais atraente em termos de networking e geração de negócios.

Em um planejamento de marketing nos moldes atuais, dificilmente você terá um grande budget para eventos. Então não desperdice esse investimento em ações que não trarão retorno financeiro. Lá na frente você será cobrado por isso. Portanto, pesquise e conheça todos os eventos da sua área, de todos os tipos e tamanhos.

Se você é uma empresa global, eventos de grande porte representam particularmente uma oportunidade valiosa para reforçar a sua marca no mercado. No entanto, grandes empresas também devem patrocinar pequenos eventos: o investimento é significativamente menor e a visibilidade também, mas o impacto na fidelização do cliente pode ser muito grande, principalmente se você vende para pequenas empresas.

Já para empresas de pequeno e médio porte pode ser uma grande chance de investimento com um bom retorno. Quem ainda não conta com uma grande audiência e alcance pode usar um evento, que além de alavancar as vendas e ampliar o contato da marca, pode ser o pico de conversões do ano. Sua marca ainda pode ficar lado a lado com grandes players do mercado aumentando a credibilidade.

O ideal hoje é que um patrocínio seja um casamento entre vários interesses: que consiga juntar clientes e potenciais clientes e que isso gere novas receitas para a empresa.

Veja 3 vantagens em patrocinar um evento.

1 – Reconhecimento da marca

Estar presente no evento como patrocinador possibilita reforçar o valor da marca e fortalecer seu posicionamento de negócio, além de se relacionar com novos contatos e potenciais clientes.

Pode ser interessante em um momento de entrada em um novo mercado e associação com uma marca já mais estabelecida. No entanto, como é algo pouco mensurável e a longo prazo, essa justificativa é a que gerar maior probabilidade de ser cortada em tempos de crise. Por isso busque associar a outros objetivos abaixo.

2 – Aumento do relacionamento

Identifique eventos que seus clientes estão inseridos, ou estão a procura. Você pode identificar isso através de pesquisas de fóruns, conversas e pesquisas.

Apresentar um novo produto ou serviço, mostrar diferenciais em um upsell ou mesmo evitar cancelamentos (churns), tudo isso pode ser potencializado com o fortalecimento das relações entre você e seu cliente.

Além de calcular o quanto foi investido e o retorno no evento, vale a pena estar atento ao LTV (Life Time Value), ou seja, o tempo que o cliente prospectado durante o evento fica mais tempo com você do que os outros adquiridos em outros momentos.

3 – Geração de Leads

Em um evento onde você está frente a frente com um público interessado em seu produto ou serviço, o número de novos contatos e geração de leads tende ser sempre maior que a sua média habitual. Sem contar a vantagem do contato direto e captura de necessidades e novos insights a respeito do seu produto ou serviço.

Existem diversas formas de adquirir novos Leads em um evento. A abordagem através de estantes com um contato comercial, participação em palestras e debates, cupons de descontos ou sorteio na entrega do kit de boas vindas e networking são algumas formas efetivas para novas conversões.

Estar em contato direto com o seu público significa muito mais oportunidades de negócios. Em um evento, também é possível vender mais e incrementar a receita através do aumento do ticket médio de vendas diretas.

Vamos supor que você investiu R$ 10.000,00 em um evento da sua área onde houveram cerca de 1.000 participantes. Isso significa que você investiu cerca de R$ 10,00 por cada participante.

Supondo ainda que o ticket médio do seu produto seja de R$ 500,00. Você vai precisar realizar acima de 20 vendas para ter um retorno positivo sobre o investimento, ou seja, ter um percentual de 2%. Além de uma de conversão baixa para se ter lucratividade, participar de eventos amplia seu contato da marca e estreita laços com seu público-alvo.

Para avaliar se o evento vale a pena para esse objetivo é bom observar também se os outros patrocinadores que estão lá. Analisar o histórico do evento bem como falar com quem patrocinou no ano anterior ou verificar se patrocinadores antigos continuam voltando são bons termômetro para avaliar o investimento.

Qual evento patrocinar?

Que patrocinar é uma ótima oportunidade para o seu negócio , disso você já sabe.

Agora, como fazer a escolha certa sobre qual evento participar? Veja abaixo algumas dicas que irão te ajudar:

Algumas perguntas devem ser feitas antes de escolher o evento que você vai patrocinar. Aqui vão algumas que precisam ser respondidas antes de você levar o projeto para o seu Departamento de Marketing:

Defina o objetivo

Qual é o seu objetivo macro fazendo eventos? Visibilidade de marca, retorno financeiro? Entenda bem o que você deseja obter com o evento antes de escolher de qual participar.

Tenha um orçamento em mente

Qual o orçamento será alocado e o retorno esperado? Avalie se o investimento lhe trará um retorno em termos de networking, geração de negócios, reforço da marca. Meça, por exemplo, quanto tempo você demoraria para conseguir 100 contatos estratégicos de áreas relevantes para o seu negócio se tivesse que fazer um levantamento sozinho.

Veja o tamanho do evento

Quantos eventos a empresa planeja participar por ano? Se for mais de um, participe de eventos grandes mas não esqueça dos menores. Eles podem trazer um retorno considerável também.

Defina o melhor perfil de evento

Quais desses eventos são interessantes ter a sua marca como patrocinador e quais merecem apenas uma visita? Eventos na sua área existem muitos. Mas quais deles você precisa efetivamente patrocinar, expor a sua marca, apresentar o seu produto ou quais um trabalho de relacionamento já seria suficiente.

Que tipo de participação você terá?

Para planejar a sua participação em um evento é preciso conhecer o três principais tipos de patrocínio disponíveis:

Institucional

Tem como objetivo fortalecer a marca da empresa  através da  associação a um acontecimento ou causa (cultural, social, desportiva). A visibilidade, neste caso, vem através de seu posicionamento junto ao que você está “defendendo”.

Promocional

Tem como objetivo promover seu produto ou serviço, a fim de obter ganhos comerciais. Mais importante do que gerar visibilidade, portanto, é alavancar vendas.

Misto

Tem como meta o retorno financeiro e a visibilidade da sua marca pelo seu posicionamento.

Conclusão

Com essas dicas, certamente você estará mais preparado para patrocinar um evento e obter retornos efetivos para o seu negócio.

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