4 campanhas de Email Marketing que sua empresa deveria estar fazendo


campanhas de email marketing

No nosso eBook de introdução ao Email Marketing mostramos quanto o email ainda pode ser muito importante para as empresas que querem investir em Marketing Digital.

Nossa ideia no post de hoje é mostrar os diferentes tipos de email marketing que sua empresa pode utilizar, bem como os benefícios e objetivos de cada uma das modalidades.

Newsletters

Newsletter RDA Newsletter é um dos formatos de Email Marketing mais comuns. Geralmente composta por indicações de artigos e novidades da empresa, é um ótimo formato de email para fomentar o relacionamento de uma forma “leve”. Reforça a marca e também impulsiona leitores para outros canais da empresa, como o Facebook e Twitter.

Por não ser focado em uma oferta específica, o conteúdo do email pode ter uma abrangência maior de interesses. É possível, por exemplo, promover um produto ou outra oferta mais atrativa para aqueles que estão em um momento avançado de compra e mesmo assim ser relevante para os que ainda estão apenas conhecendo a empresa e veem valor nos artigos e dicas.

Se sua empresa já escreve um blog e produz conteúdo com frequência, a Newsletter funciona como excelente forma de alavancar o alcance do conteúdo, além de ser produzida com bastante facilidade.

Falamos sobre esse formato específico de email no eBook Newsletters por Email.

Emails promocionais

Email promocional - Resultados DigitaisEmails promocionais são focados em uma única ação que a empresa deseja que os usuários façam. Pode ser baixar um novo eBook, assistir a um vídeo, conhecer um novo produto ou mesmo realizar compras (como a maioria dos emails enviados por sites de e-commerce). Por terem foco único na conversão, sem as diversas opções e distrações que uma Newsletter oferece, tendem a ser muito mais efetivos no atingimento desses objetivos.

No entanto, esse tipo de email só funciona bem quando a pessoa que o recebe de certa forma já “espera” por ele. Nesse caso, a segmentação da lista em diferentes momentos de compra e interesses é essencial para obter bons resultados e não depreciar a base.

Uma outra vantagem aqui é a objetividade da mensuração: basta acompanhar as conversões.

Também falamos em mais detalhes sobre esse tipo de ação no eBook Emails Promocionais.

Emails transacionais

Email transacional - RDEmails transacionais são aqueles que indicam a confirmação de uma compra, agradecimento, envio de um material gratuito ou cupom.

São importantes para suprir a expectativa de quem realizou a ação e por serem arquivados na caixa de entrada do usuário, ficando disponíveis para consultas posteriores. Por isso é importante enviá-los e não só redirecionar o usuário para a página final (como as Thank-You Pages).

Além disso, podem indicar o caminho para outros objetivos: seguir nas mídias sociais, fazer um review, lembrar do pagamento, oferecer um cupom, etc.

Nutrição de Leads

A nutrição de Leads não é exatamente um tipo específico de email e sim um processo automatizado que envolve os outros diferentes tipos de email (principalmente os promocionais).

Esse processo é uma forma de qualificar e preparar um Lead e direcioná-lo para um produto ou serviço através de passos intermediários.

Um exemplo é o envio sequencial de novos materiais educativos para um Lead e, na medida em que ele vai se mostrando cada vez mais interessado no tema do negócio, começa a receber também informações e ofertas sobre os produtos ou serviços da empresa.

Se bem feito, o processo tende a ser muito efetivo nos resultados em vendas, mas é preciso haver um volume razoável de Leads para valer o investimento inicial e fazer testes com precisão.

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