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4 dicas para organizar o crescimento da sua empresa

Seu time está estruturado para acompanhar o crescimento de sua empresa? Como planejá-lo para não perder negócios? Sabemos que crescer é algo bom, porém complicado, mas com as etapas claras e definidas é possível ajudar muito sua empresa. Pensando nisso, trouxemos 4 dicas de como você pode preparar e organizar seu time ao se deparar com essa dificuldade boa.

Sua empresa investiu em inbound marketing e está indo bem, pois os leads gerados são super qualificados e surgem maiores oportunidades de vendas.

A grande pergunta é: seu time está estruturado para acompanhar este crescimento e grande volume de atividades? Como planejá-lo para não perder negócios?

Na Resultados Digitais, tivemos um crescimento acelerado do negócio. Iniciamos 2014 com apenas 36 funcionários e atualmente estamos com mais de 200 colaboradores, tendo como projeção um crescimento considerável até o final do ano. Como conseguimos chegar até aqui?

Sabemos que crescer é algo bom, porém complicado, mas com as etapas claras e definidas é possível ajudar muito sua empresa. Pensando nisso, trouxemos 4 dicas de como você pode preparar e organizar seu time ao se deparar com essa dificuldade boa.

São elas:

1. “Projeção de Metas” x “Entrega Média” de cada colaborador

Tenha muito definido onde sua empresa quer chegar e qual a capacidade de cada colaborador em termos de eficiência e tempo.

A área de vendas, por exemplo, é a que mais conseguimos mensurar, pois a meta de novas contas é bem clara. Apenas temos que considerar o tempo de rampeamento que o vendedor leva até aprender sobre o produto e estar apto a vender quando a meta for definida.

Outros exemplos de metas seriam: leads e oportunidades geradas pela área de marketing e time de Growth, meta de contratação para a área de pessoas e por aí vai.

2. Preparar pessoas para assumirem a gestão

Após mensurar as entregas, as próximas etapas são para preparar seus colaboradores para assumirem novos desafios. Dentre elas temos:

Analisar perfis

Iniciamos o processo desenhando o que se espera do cargo, quais as competências necessárias e, a partir de então, analisamos os perfis e pessoas que se encaixam dentro daquela função.

Preparar pessoa para transição

Numa empresa em crescimento, é comum termos contribuidores individuais se tornando gestores, sendo que muitos não tiveram experiências prévias em gestão. Por isso esta parte é muito importante! As etapas de preparação devem passar por 3 pontos principais:

  • Alinhar expectativas;
  • Aumentar responsabilidades: a partir de agora a pessoa promovida fará suas atividades e passa a assumir atividades relacionadas à gestão;
  • Acompanhar a evolução: fazer um follow up de aprendizados e comparar com as expectativas, sempre dando feedbacks.

Promover

A pessoa se desenvolveu? Está pronta para o desafio? Agora é o momento mais esperado por ela e que irá acontecer a passagem do bastão de fato, chegou o grande momento de sua promoção! Muito reconhecimento e muita responsabilidade a partir daqui será dado a quem for assumir esta posição.

Acompanhamento constante da gestão

Este é um dos pontos mais importantes para garantir uma boa performance da pessoa que foi promovida! Uma vez promovida, a pessoa deve ter sempre um momento para melhoria contínua, e seu gestor deve sempre dar feedback com relação ao trabalho e à nova função.

3. Planejar melhoria de estrutura e processos

Esta é uma das etapas de maior impacto no negócio pois tem relação direta com todas as mudanças que irão acontecer e será uma das grandes responsáveis pelo melhor e maior resultado.

Verificar a estrutura de cada área

Como está a estrutura de sua área hoje? Ela será escalável daqui a 6 meses para o crescimento planejado? Estas perguntas devem ser feitas quando você pensar em termos de estrutura da área.

Especializar áreas

Algo natural do crescimento, a especialização é sinal de crescimento da empresa. Pense em ter um time mais focado e apto a atender melhor as demandas internas e também de clientes!

Um exemplo que tivemos aqui na Resultados Digitais foi a alocação de profissionais de vendas com experiência na área de tecnologia devido a demanda específica do setor.

Essa aquisição para a nossa equipe gerou resultados muito positivos, pois percebemos que o número de Leads de empresas do setor foram atendidos de uma forma muito melhor em virtude do nível de conhecimento e interesse dos vendedores pelo assunto.

Fazer benchmarking

Antes de iniciar qualquer mudança, olhe para o mercado e procure empresas do seu segmento que são referências. Busque entender melhor como elas passaram pelo crescimento e como se estruturaram.

Cases podem dar maior segurança ao tomar a decisão e garantir um melhor resultado.

Melhorar processos – otimizar

Algo que sua empresa deve ter em mente é que ajustes serão obrigatórios após uma primeira mudança. Dessa forma, o time também deve ser flexível para auxiliar nessa melhoria, sendo bem interessante buscar o envolvimento deles desde o início.

4. Garantir alinhamento de cultura

Ter um guia (Culture Code)

Como toda mudança tem seu impacto, o que mais pode afetar sua empresa em relação ao crescimento é a cultura, pois novas pessoas ficarão mais distante de seus fundadores e isso pode acabar se perdendo.

Tenha um código de cultura e garanta que os líderes sejam seus embaixadores.

A Resultados Digitais tornou seu Culture Code público em 2014. Saiba mais aqui.

Colocar em prática os valores (tomar decisões, embasar ações etc)

Traga os valores de sua empresa nas discussões e nas falas para garantir que seus colaboradores acabem internalizando melhor a cultura.

Para garantia do sucesso e melhor alinhamento entre todas as mudanças que irão acontecer temos que preparar muito as pessoas dentro da empresa, afinal elas são um ativo muito valioso e as responsáveis diretas por trazer o resultado e sucesso do negócio.

Obrigada pela leitura, esperamos que essas dicas tenham sido úteis. Comentários e perguntas serão muito bem vindos!

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