Blog de Marketing Digital de Resultados

4 formas de evitar punições do Google

Tentar usar técnicas para burlar o Google (o que chamamos de Black Hat) funcionava antigamente, e mesmo não sendo uma boa ideia, os resultados apareciam. Com as novas atualizações do buscador, cada tentativa pode ser um grande erro rumo a penalização que vai desde a perda de posições no ranking de buscas a até mesmo a expulsão do site do Google.

Para evitar isso, selecionamos os 4 principais erros que você não deve cometer para ser penalizado.

1 – Link farm

Ter links apontando para o seu site é uma das grandes formas para rankeamento e ganho de posições, contudo, quando um grande grupo de páginas faz isso, geralmente com o mesmo texto âncora, com o intuito de manipular a busca, damos o nome de Link Farm.

Um Link Farm se caracteriza pela criação de um grande grupo de páginas, todas com links para o mesmo site e, provavelmente, com o mesmo texto âncora, com o objetivo de manipular o posicionamento de um site nos resultados de busca. O efeito acaba sendo negativo e o resultado pode ser a perda de PageRank e de posicionamento nos resultados de busca.

2 – Esconder conteúdo

Muitas vezes as empresas não conseguem produzir conteúdo de qualidade de fato e para tentar contornar isso forçam o uso de palavras-chave de forma escondida do usuário. Muitos sites adotam um recurso nada ético de inserir textos “invisíveis” que aparecem apenas para o Google.

Em muitos casos, a fonte fica com a mesma cor do fundo ou é colocado um código para ocultar (display:none) no texto, por exemplo. Assim, é inserido um conteúdo, geralmente com palavras-chave relacionadas para indexação.

Essa ação é considerada ilegal pelo buscador e as chances de penalização são bem grandes.

3 – Duplicar conteúdo

A prática de copiar e colar um conteúdo de outro site, além de não apresentar nada de novo ao seu usuário, ainda pode ser penalizada pelo Google. Por mais que sites relevantes tenham ótimas notícias ou conteúdo, copiar e colar esse material e passar para o seu blog nunca será uma boa ideia.

A situação pode ser ainda pior caso o seu site tenha duas páginas com o mesmo conteúdo. Sem o direcionamento adequado, elas irão começar a competir entre si fazendo com que as duas percam força perdendo ranking.

4 – Compra de links

Apesar de proibida pelo buscador, a compra e venda de links é uma técnica muito praticada. Por ser uma ação comum, o Google vem realizando diversas melhorias para identificar esse comércio de compra e venda de links.  Em sua varredura e indexação o robô de busca, através do seu algoritmo, consegue identificar e sinalizar sites suspeitos de que realizam essa ação. Caso o comportamento se repita, a possibilidade de punição é alta podendo o site ser banido pelo Google.

A prática é tão frequente que o Google possui uma página específica para denúncias de sites por compra e venda de links.

Conclusão

Mesmo existindo diversas formas de se procurar atalhos para ganhos de posições no Google com práticas duvidosas, o melhor é focar no conteúdo. Produza sempre um material de qualidade e que seja único. Crie textos com o seu conhecimento e sua prática, busque boas referências, poste com frequência que o resultado certamente virá com o tempo.

Marcadores:

Deixe seu comentário