Blog de Marketing Digital de Resultados

4 dicas para acelerar o seu site e suas conversões

Ter um site veloz, além de ser fundamental para a boa experiência do usuário, é um dos grandes fatores de SEO e ranqueamento do Google. Um site que não “trava” na hora de abrir torna-se mais amigável no primeiro contato do visitante e colabora até o momento da conversão. Para se ter uma ideia ainda maior, a Amazon, uma das maiores lojas online do mundo, realizou testes e chegou a conclusão que com apenas um único segundo a mais no carregamento da página pode sofrer uma perda de US $ 1,6 bilhão devido a queda na taxa de conversões que ela ocasiona.

É importante ficar de olho. Se o seu site demora para carregar, tem dificuldades para abrir rapidamente (mesmo que sejam poucos segundos) você pode estar perdendo visitas importantes e provavelmente muitas conversões.

4 Motivos que podem fazer o site estar mais lento

1 – Servidor

Essa é a base fundamental do seu site. É onde fica hospedado todas as suas informações. Neste caso há duas principais opções para hospedagem, cada um atendendo um perfil diferente.

Servidor Compartilhado

Recomendado para sites de pequeno porte como portifólios, plano de serviços e blog com baixo número de acessos. A vantagem é o valor de investimento que é baixo. Contudo, esse tipo de provedor possui uma cota de memória, espaço em disco e processamento, o que pode comprometer seu tempo de abertura caso ocorra um pico inesperado de acessos.

Servidor Dedicado

Recomendado para sites com alto número de acessos simultâneos. Com uma máquina própria, seu site terá 100% dos recursos do servidor. O custo é maior se comparado ao Compartilhado, mas sua velocidade de abertura poderá ser muito maior.

2 – Tecnologia do seu site

Escolher em que plataforma o seu site irá rodar é fundamental para o sucesso dele. O objetivo dentro do seu planejamento vai apontar qual a opção mais adequada. Separamos algumas sugestões que podem fazer o seu site ser mais veloz e atingir melhores resultados de acordo com o levantamento da business2community.com

E-commerce

Algumas plataformas possuem um foco maior no aspecto visual e funcional do que o tempo de abertura no site. Apesar do desempenho ser diferente não significa que uma  seja de fato melhor que a outra. Seguem as análises:

Shopify – 0.89s

Magento  – 1.29s

Big Commerce – 1.52s

Criação Online de Website

Ter ferramentas online à disposição para a criação de sites pode ser uma saída para quem busca pouco investimento e facilidades para ter um site. Contudo, a criação fica presa a plataformas que engessam o processo e podem não chegar ao resultado esperado. A seguir mostramos 3 ferramentas para o uso com o desempenho de tempo.

Web – 0.82s

GoDaddy! – 1.44s

Wix – 2.44s

Produção de conteúdo

O sites produzidos com CMS’s (Content Management Systems) podem ser completamente remodelados desde que você tenha acesso ao código fonte (HTML, CSS e PHP), e os conhecimentos e habilidades de SEO para reduzir o tempo de abertura do seu site. Seguem algumas indicações:

WordPress 1.11s

Joomla 1.14s

Drupal 1.14s

3 – Conteúdo do site

Mesmo com o seu site já pronto ainda há possibilidades de ajustes que podem acelerar a velocidade do seu site e aumentar os seus resultados.

Uso de imagens

Um grande problema de abertura do site pode ser as suas imagens. Não as suba para o site de qualquer forma. Se elas forem grandes ou de alta resolução prejudicam e muito a abertura do site. O ideal é enviar suas imagens com 96 ou 72 dpis (formato para web) sem perder a qualidade.

Reduzir o número de posts por página
Para agilizar a abertura da página faça com que seus posts não apareçam todos de uma vez. Configure sua página para ficar entre 5 a 7 postagens. Isso pode acelerar a abertura e velocidade do site.

4 – Uso de Plug-ins

É possível acelerar seu site com plugins. O W3 Total Cache é um bom exemplo. Com ele você aumenta o desempenho do servidor, reduz o tempo de download, entre outras vantagens. Caso você não tenha um conhecimento básico de programação o ideal é procurar um profissional da área. Configurá-lo de forma errada pode acarretar problemas muito maiores.

Não esqueça também de remover todos os plugins que você não faz mais uso. O carregamento desnecessários deles pode retardar a velocidade do seu site.

Cases

Quando falamos de internet cada segundo, ou melhor, cada milissegundo pode ser um fator decisivo em relação a taxa de conversão.

Um grande exemplo sobre “tempo” x “conversão” é o Walmart. Quando eles descobriram que não eram o site mais rápido de varejo, em comparação com EBay, Amazon, etc, eles decidiram rever a sua velocidade local. Como resultado:

Para cada 1 segundo de melhoria que eles experimentaram um aumento de até 2% em conversões
Para cada 100 ms de melhoria, eles cresceram a receita incremental por até 1%

Grandes players do mercado americano também otimizaram seus sites e tiveram grandes resultados.

Amazon aumentou a receita em 1% por cada 100 ms de melhoria (o mesmo que Walmart).
Yahoo aumento do tráfego de 9% para cada 400ms de melhoria.
Mozilla tem mais de 60 milhões de downloads do Firefox por ano, fazendo suas páginas 2,2 segundos mais rápido.

Conclusão

Não basta ter um site “amigável”, com um bom layout e uma boa estrutura. É preciso ter quesitos do site  bem alinhados tanto com o google quanto com a experiência do usuário. Nesse quesito, ter velocidade de resposta do site é fundamental tanto para seu negócios quanto para vencer a concorrência e se destacar no seu mercado.

Marcadores:

Deixe seu comentário