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4 motivos para educar o seu cliente com Marketing Digital

Diversas vezes observamos produtos e serviços excelentes sendo criados e comercializados com grandes quantias  investidas em publicidade. Contudo, esses investimentos acabam não dão certo, o cliente não vê o valor agregado ao produto e acaba escolhendo o concorrente, seja pelo fato de ser mais barato ou mesmo por achar o outro melhor (mesmo não sendo).

Nesses casos, não adianta investir forte em desenvolvimento de produtos ou melhoria nos serviços se não há outro investimento em paralelo: a educação do cliente.

Uma coisa é certa, seu cliente só vai perceber o valor agregado se ele tiver conhecimento sobre o seu produto e área de atuação. Para isso, a educação é peça-chave para um resultado de sucesso.

Vamos usar um exemplo extremo para deixar as coisas mais claras: o uso de medicamentos.

Os remédios estão nas prateleiras das farmácias desde que nascemos. Dia após dia uma inovação é apresentada, um concorrente supera o outro e, por mais fantástico que isso seja, não é por isso acordamos e resolvemos simplesmente comprar o remédio mais moderno.

No entanto, quando vamos ao médico, passamos por exames e ao final do processo temos aquela conversa em que nos é explicado o que temos e o que é preciso para sermos curados, não hesitamos em comprar.

Compramos, pagando o preço que for, aquele mesmo remédio que ignorávamos na prateleira pouquíssimo tempo atrás. O medicamento podia ser muito mais eficaz que a concorrência, ter preço competitivo e ainda assim não faria diferença alguma se o médico não nos educasse. A informação e educação são essenciais para a geração de valor.

Como funciona na Resultados Digitais

Nós aqui na Resultados Digitais trabalhamos forte a ideia de educar nossos clientes. A cada mês produzimos diferente materiais educativos que servem de apoio para direcionar as ações de quem procura investir em marketing digital. Além disso, temos posts direcionados ao mais diversos assuntos relacionados.

Para ajudar ainda mais no aprendizado temos diversos Hangouts com profissionais renomados no setor que fornecem dicas valiosas para impulsionar os mais diversos tipos de negócios que procuram o marketing digital como estratégia de conversão.

Uma de nossas últimas ações diferenciadas é o Quiz do Marketing Digital, uma forma divertida que mede o conhecimento em marketing digital do participante direciona o usuário a conteúdos que ele precisa aprimorar.

No exemplo da farmácia, é o médico quem educa os clientes. Na área de marketing digital procuramos ser a referência. E na sua área de atuação?

4 motivos para educar o seu cliente com Marketing Digital

1 – Aproveite as oportunidades
É provável que não haja ninguém ou quase ninguém educando. A vantagem disso é que o lugar está vago e você pode ocupá-lo. Assumindo essa posição, é você quem vai indicar os remédios, ou indicar bons conteúdos em marketing digital.

2 – Faça o cliente enxergar o seu diferencial
Ensine moda com webinars e as roupas da sua marca é que serão mais valorizadas. Dê dicas de compra de imóveis em seu blog e os clientes percebem que sua consultoria não é uma má idéia. Indique o que levar em conta ao comprar um carro usado através de um ebook e mostre que sua concessionária atende bem a esses critérios.

3 – Atraia um volume maior de visitantes
A vantagem de usar a educação como ferramenta de marketing, além de gerar valor à venda, é que as pessoas se interessam muito mais pelo conteúdo do que se fosse uma simples promoção do produto. Isso atrai clientes qualificados e gera algo de grande valor: autoridade.

4 – Crie relacionamento com o pós-venda
É possível continuar educando seus compradores mesmo depois da venda. Aqui na Resultados Digitais procuramos orientar e ensinar os usuários do RD Station a implementarem as melhores práticas de marketing digital. Esse ponto é alimentado tanto com o blog específico quanto a consultoria de profissionais além de um Trainning Day.

E você, o que acha? Será que o conteúdo desse post não gerou mais valor no Marketing Digital? Deixe a sua opinião nos comentários.

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