Blog de Marketing Digital de Resultados

4 motivos para não exibir posts completos na Home do seu blog

Já dissemos muitas vezes aqui e no nosso eBook “Blog para Negócios” que o blog é uma das peças centrais de uma boa estratégia de Marketing Digital.

Uma das dicas que temos para quem já se convenceu disso e criou um blog para sua empresa é não exibir na Home do blog os posts por inteiro e sim um fragmento apenas.

Existem ótimos motivos para recomendarmos isso, que vão desde a experiência do usuário até a capacidade da empresa de fazer uma boa análise de resultados.

Nesse post explicamos melhor 4 desses motivos e mostramos como resolver o problema:

Aumentar a velocidade de carregamento da página

Quando são exibidos todos os posts por inteiro na Home do blog, carrega-se uma quantidade muito maior de textos, imagens e vídeos, que por sua vez aumentam o tempo de carregamento da página.

O Google já fala há um bom tempo que a velocidade é um aspecto importante de uma página e vem dando cada vez mais importância a isso como fator de rankeamento.

Além disso, mesmo que de forma inconsciente, o tempo de carregamento de um site é um dos aspectos mais relevantes na experiência dos visitantes e tem impacto direto na probabilidade de conversão.

Oferecer uma experiência de navegação melhor para o usuário

Já indicamos aqui no blog que um comportamento muito comum dos usuários na Internet é “escanear” os textos para identificar rapidamente aquilo que é mais atrativo ou chama mais a atenção.

O mesmo vale para a página inicial do blog: passar por diversos posts inteiros pode ser uma tarefa muito longa e impede que o usuário consiga rapidamente identificar os principais assuntos abordados.

Isso também ajuda a evitar confusões, como indicar o link da Home para um amigo quando a intenção era indicar um artigo específico, entre outros.

Permitir a mensuração correta de quanto cada post foi lido

Quando os posts ficam na Home por inteiro e não é preciso clicar para ler mais, também ficam completamente distorcidos os números de visualizações de cada post. Isso porque ler os posts na Home ao invés da página do post faz com que a visualização não seja identificada e contabilizada.

Esse problema atrapalha muito na identificação dos posts e assuntos que trouxeram melhores resultados para a empresa.

Evitar conteúdo duplicado

Quando o conteúdo de um post é exibido inteiros na Home, está repetindo exatamente o mesmo conteúdo da página específica do post.

Isso acaba sendo um pouco confuso para as ferramentas de busca, que podem não identificar qual é a página ideal na hora de exibi-la como resultado.

Mesmo com o avanço dos buscadores, que aos poucos vão aprendendo a lidar melhor com esse tipo de questão, há ainda as confusões humanas que podem tornar os esforços em SEO menos efetivos. Um exemplo está no caso da Home do blog receber links que deveriam ser direcionados para um post específico.

Veja (em inglês) o que recomenda Matt Cutts, chefe do time de qualidade do próprio Google;

Como resolver

A solução é exibir na Home do blog apenas uma prévia de cada post com um link para continuar a leitura na página específica do post.

Para fazer isso usando o WordPress, o CMS mais utilizado no mundo, basta clicar no ícone que destacamos em vermelho para indicar o ponto em que o texto deve ser cortado para a inserção do botão “Leia mais” (tag More).

Leia mais - no WordPress

Deve aparecer então uma linha da seguinte forma no texto:

Tag More - WordPress

Pronto!

No entanto, é essencial, para que a estratégia funcione bem, que esse trecho mostre claramente do que o post trata e seja atrativo o suficiente para valer o clique.

Marcadores:

Deixe seu comentário