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4 passos para criar públicos com o Facebook Audience Insights

O Facebook Audience Insights permite que você conheça seu público-alvo para que possa criar campanhas mais relevantes para sua audiência e conhecê-la melhor. Por isso, veja nossas dicas para saber como utilizá-lo.

Encontrar o público correto para para uma campanha segmentada é uma das dificuldades mais comuns com que nos deparamos no processo de criação de um novo anúncio.

Neste post, vamos explicar, de forma prática, como anunciar para a pessoa certa usando o  Facebook Audience Insights (em português, Informações do Público) no Facebook, uma das ferramentas que nos ajuda muito a entender nosso público e certamente ajudará você também.

O Facebook Audience Insights permite que você conheça seu público-alvo para que possa criar campanhas mais relevantes para sua audiência e conhecê-la melhor.

Com o recurso Audience Insights, é possível analisar:

  • As informações demográficas sobre seu público-alvo, incluindo tendências sobre idade e sexo, estado civil e cargos profissionais;
  • Informações geográficas, línguas que seu público fala;
  • Estilo de vida e informações de interesse da sua audiência;
  • As principais páginas que seu público curte;
  • Informações dos usuários que curtem sua página ou seu evento.

As informações de compras do seu público-alvo, incluindo o comportamento de compras online, em que categorias está mais propenso a comprar, e as informações sobre localização podem ajudá-lo a identificar onde veicular promoções especiais ou hospedar eventos.

Para saber mais sobre um determinado público e dados das Informações do Público, siga estes passos:

  1. Acesse o Facebook Audience Insights;
  2. Escolha o público que deseja analisar na tela exibida. Você poderá escolher entre todas as pessoas no Facebook, pessoas conectadas à sua página ou um público personalizado;
  3. Caso tenha várias contas de anúncios, selecione a conta que deseja usar na lista suspensa, na parte superior da página;
  4. Use os filtros no lado esquerdo para definir ou use gráficos interativos para refinar seu público;
  5. Clique em Salvar;
  6. Coloque um nome para o seu público;
  7. Você poderá usar seu público para criar um anúncio no Power Editor.

Agora, vamos usar essa ferramenta para encontrar as pessoas com as características desejadas para serem impactadas pela campanha.

Para entender melhor como criar nosso público-alvo, vamos imaginar três conjuntos que fazem parte da nossa audiência: característica da sua campanha, característica do público e segmento do público. Esses conjuntos são muito amplos isoladamente, portanto queremos a intersecção entre eles, pois dessa forma temos uma audiência específica, como mostra a figura abaixo.

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Agora que entendemos qual público queremos encontrar, vamos apresentar 4 passos fundamentais para montarmos essa poderosa segmentação no Facebook.

1. Segmente seu público de acordo com sua oferta

Para iniciar seu anúncio, é necessário analisar qual é o seu público específico. Ao segmentar a audiência de sua empresa em diferentes segmentos, você atingirá pessoas mais qualificadas de acordo com seu anúncio.

Exemplo: Para promover o eBook  “Funil de Inbound Marketing para o Mercado de Educação”, a segmentação que utilizaremos é educação.

2. Entenda sua campanha

Para que seu anúncio chegue à pessoa certa, você deve entender sua campanha, ou seja, você deverá saber responder às seguintes perguntas:

  • Qual é o interesse em comum da minha empresa e do meu público que quero atingir com a minha campanha?
  • Qual é o interesse que quero despertar no meu público com esse anúncio?

Exemplo: Para o mesmo eBook de educação, os interesses comuns que queremos da RD e do público da oferta é Marketing Digital.

3. Entenda seu público

Dentro do seu segmento, é importante conhecer quais são as características específicas desse grupo. Algumas perguntas que podem ajudar a encontrar certas características:

  • Quais são os cargos da persona que quero atingir?
  • Existe alguma restrição geográfica?
  • Qual a faixa de idade?
  • Qual sua formação acadêmica?

Exemplo: Para gerarmos Leads de qualidade, sendo a Resultados Digitais uma empresa B2B, queremos atingir pessoas com cargo de gestão, analistas de marketing, ou seja, pessoas com poder de decisão.

Na prática: Para entender qual é a melhor segmentação no Facebook, o que fazemos é importar a nossa base de educação no Facebook.

Para isso, dentro do Business do Facebook, vá em “público”, no canto esquerdo superior, clique em “Criar público”, e vá em “Público Personalizado”.

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Na janela “Criar um público personalizado”, escolha a primeira opção, “Arquivo do cliente”. E na próxima janela, selecione “Escolha um arquivo ou copie e cole dados”. Depois, selecione o arquivo .csv com a lista de emails que você deseja analisar, lembrando que só é possível fazer essa análise em públicos com mais de 1000 emails correspondentes no Facebook.

Com seu público criado no Facebook, abriremos o Audience Insights. Ao acessar a ferramenta, abrirá uma janela, na qual escolheremos a opção “Um público Personalizado”.

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O Facebook indicará o local onde você deve escolher o público que você quer analisar.

publico-personalizado

Selecione o público a ser analisado e desmarque “Estados Unidos” em “Localização”.

Desça e veja os cargos que ocupam seus Leads, organize por ordem de volume e veja seus principais cargos. No caso abaixo, os cargos são “Gestão”, “Artes, entretenimento, esportes e mídia” e “Educação e biblioteca”. Guarde esses cargos, iremos utilizá-los no próximo passo.

cargo

4. Criando seu público no Facebook

Seguindo nosso exemplo, podemos enxergar o público desejado para o anúncio da seguinte forma:

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Para o conjunto “Características do público”, vamos inserir no direcionamento detalhado dados demográficos relacionados aos cargos, como “Gestão”, “Diretor de Marketing” etc.

Para encontrar uma intersecção com outro conjunto, vamos clicar, lá no Facebook Audience Insights, logo abaixo da caixa de critérios, em “Limitar público”.

Feito isso, para o conjunto “Segmento do público”, selecionaremos interesses relacionados à educação, como “Artes, entretenimento, esportes e mídia”, “Educação e biblioteca”, “Ministério da Educação”.

Por fim, vamos definir o último conjunto com o qual iremos fazer a intersecção com os interesses anteriores, a “Característica da campanha”. Nesse conjunto, seguindo o exemplo do eBook de educação, iremos adicionar interesses relacionados a “Marketing Digital”, “Inbound Marketing”, “Marketing de Conteúdo”.

Infelizmente, o Facebook Audience Insights ainda não consegue fazer intersecções de interesses, então temos que entender nosso público na ferramenta e criá-lo na configuração do conjunto de anúncio.

Seguindo esses passos, teremos o público pronto para ser impactado pela nossa campanha.

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Essa é uma maneira simples e rápida de usar o Audience Insights do Facebook. O Audience Insights é uma ferramenta muito poderosa que nos ajuda a entender melhor nossa base, importando nossos dados e analisando. Ele também nos auxilia a encontrar no Facebook um público extremamente específico através de características e interesses. Além disso, fazer intersecções de interesses é uma estratégia muito eficiente para encontrar pessoas mais qualificadas para serem impactadas pelos anúncios.

Por isso, explore o Facebook Audience Insights, descubra os interesses e características mais relevantes da sua persona e crie públicos qualificados para suas campanhas. Boas campanhas!

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