5 conselhos de especialistas que iniciantes em Marketing Digital devem ignorar

Fique atento para não cometer estes erros só porque tem uma "autoridade" indicando

André Siqueira
André Siqueira16 de novembro de 2011
Marketing Day 2024: Inscreva-se!

Não existe ainda receita pronta de como aprender Marketing Digital. O assunto é muito recente, as faculdades não ensinam e sobram basicamente duas opções: testar e arriscar por conta própria ou aprender com quem tem feito isso.

Assim os especialistas de Marketing Digital ganham bastante importância: eles têm a oportunidade de conhecer e aplicar novas ideias o tempo todo em diversas empresas e descobrem na prática o que tem de fato funcionado. A partir dessa experiência seus livros e palestras se tornaram importante fonte de aprendizado para quem quer começar.

O problema, no entanto, é que na grande maioria das vezes a experiência desses profissionais é focada nas empresas que podem pagá-los: as grandes. Neste cenário, existem diversas possibilidades e recursos inacessíveis para quem está em empresas menores. Além disso, os especialistas precisam mostrar alguns conhecimentos mais avançados para justificar sua contratação como consultores, mas que não necessariamente são essenciais para quem quer dar os primeiros passos.

Por isso, vá sim a palestras, leia livros e siga esses especialistas, mas procure ignorar alguns conselhos que não são aplicáveis para o contexto de uma média ou pequena empresa ou que tratam de temas mais avançados de Marketing Digital. Separamos aqui 5 desses conselhos que ouvimos frequentemente:

Otimizações e testes antes da hora

Existem diversos testes e otimizações capazes de fazer grande diferença nos resultados da sua empresa: landing pages, palavras chave e anúncios no Google Adwords, horário de envio de tweets, horário de envios de email marketing e mais uma diversidade de outros ajustes finos.

O único problema é que nada disso adianta quando não há volume. Além das melhorias não serem significativas estatisticamente, os resultados não vão compensar o trabalho. Não adianta melhorar a taxa de conversão de uma landing page de 10% para 20% se ela recebe 50 visitas no mês. Seu crescimento será de irrisórios 5 Leads.

Primeiro pense em criar conteúdo e tornar seu site atrativo para conseguir crescer e ganhar escala. Otimizações e ajustes são realizados quando a empresa já possui mais corpo em Marketing Digital. Deixe isso para mais pra frente.

Usar monitoramento sofisticado nas mídias sociais

Novamente, entra aqui a mentalidade de empresa grande. Uma empresa grande precisa de ferramentas muito precisas para conseguir evitar crises, identificar o efeito de campanhas publicitárias, gerenciar milhares de menções e interações diariamente, etc.

Para uma média ou pequena empresa, não é preciso ter análise de sentimento, análise de influência e relatórios avançados. O número de menções diárias dessas empresas geralmente é reduzido, por isso basta apenas acompanhar o que está sendo dito e se relacionar com clientes (atuais ou potenciais) e referências no seu mercado.

Produzir um "viralzinho"

Já vi consultores tratando ações virais (aquelas que se espalham rapidamente pela Internet) como se fossem algo simples.

A verdade é que é muito difícil prever o que vai ser um sucesso extremo e o que não vai ter tanta repercussão assim, mesmo que a ação tenha demandado esforços e seja bem feita.

Se você está começando, pense em consolidar uma base e construir um ativo aos poucos, com bom conteúdo e audiência nas mídias sociais. O resultado passa a ser questão de tempo, não tem erro.

Fazer grandes investimentos em cada rede social

Especialistas sempre falam de como cada rede deve ter um conteúdo exclusivo, avatares personalizados, plano de fundo e abas customizadas.

Fazer isso é relativamente fácil quando a empresa conta com uma agência ou diversos funcionários para a área de Marketing Digital. E em uma média ou pequena?

Não há problema nenhum em começar com o logotipo como avatar e o plano de fundo ou abas padrão de cada rede, a diferença que isso faz no resultado é muito pequena. Com o tempo sua empresa pode ir fazendo poucas melhorias de cada vez. Comece focando no blog como produção de conteúdo e use as mídias sociais apenas como forma de distribuição e relacionamento com quem interagir.

Esperar as primeiras posições do Google para Keywords importantes

Mesmo que seu site tenha uma boa estrutura e as páginas estejam otimizadas para palavras chave importantes do seu negócio, o principal fator de rankeamento ainda está na autoridade do site perante o Google.

Se você está apenas começando, dificilmente terá autoridade suficiente para estar nas primeiras posições. Garanta que as URLs sejam amigáveis, a estrutura das páginas seja bem definida e que o conteúdo esteja sendo indexado. Esqueça outras otimizações dentro da página por um tempo.

Comece a pensar em produzir conteúdo relevante e ganhar links. Somente quando já tiver mais autoridade volte a otimizar pensando nas palavras chave importantes do seu negócio.

André Siqueira

André Siqueira

Quem escreveu este post

Co-fundador da Resultados Digitais, líder de automação de Marketing na América Latina e nos 8 primeiros anos da empresa liderou a criação e escalada da área de Marketing, tida como referência no Brasil. Do Marketing partiu para uma nova unidade de negócios, focada no desenvolvimento de um produto de educação. Pela RD se tornou também Empreendedor Endeavor e recebeu os prêmios de Empreendedores do Ano pela Endeavor (2017) e pela Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios na categoria serviços (2015). Também foi eleito um dos Forbes Under30 em 2019. Formado em administração pela Universidade Federal de Santa Catarina, foi professor de marketing digital na pós gradução da PUC RS, Be Academy, Estácio (SC) e Sustentare. Também foi eleito o profissional do ano em Inbound Marketing três vezes consecutivas pelo Prêmio Digitalks (2016, 2017 e 2018).

Veja também

Marketing
Guia da produtividade no trabalho: técnicas e dicas para fazer mais em menos tempo
Marketing
Caixa de Ferramentas de Marketing Digital traz 76 planilhas, templates e checklists
Marketing
Como criar link do WhatsApp para colocar no site e redes sociais