Blog de Marketing Digital de Resultados

5 dicas para criar anúncios relevantes e efetivos no Facebook

Quando nos referimos a anúncios no Facebook precisamos ter em mente duas coisas: relevância e desempenho. Quanto mais direcionado ao público-alvo, maior a sua relevância e maiores as chances de conversão, com isso, maior o seu desempenho.

O objetivo principal desses dois pontos: pagar menos e ter mais resultados.

O Facebook possui um sistema de pontuação para anúncios que ajuda a determinar os que terão mais destaque na linha do tempo, um sistema de pontuação por relevância

Como funciona a Pontuação de relevância de anúncios

Depois que seu anúncio for visualizado mais de 500 vezes, ele recebe uma nota. Essa medida vai de 1 (pouco relevante) a 10 (muito relevante). Para o  Facebook quanto mais pontos seu anúncio tiver, maiores as chances dele ser visualizado.

A pontuação de relevância tem por base comentários positivos ou negativos com base no desempenho do anúncio. O cálculo é feito de forma diferente pois depende do seu objetivo, por exemplo: cliques no site ou visualizações de vídeo.

  • Comentário positivo: o número de vezes que as pessoas executem uma ação desejada (compartilhar ou curtir seu anúncio), ou o ajudem a alcançar seu objetivo, (visitas ao site, por exemplo).
  • Comentário negativo: o número de vezes que as pessoas ocultem seu anúncio ou indiquem uma experiência negativa (marcar para não ver seus anúncios, por exemplo).

A pontuação de relevância de anúncios também pode ajudar você a descobrir quando atualizar seu anúncio. A queda na pontuação pode ser um sinal de que seu anúncio precisa de mudanças ou uma nova versão.

Você pode ver a pontuação no Gerenciador de Anúncios indo à Campanhas e clicando em Anúncios.

pontuação

A pontuação também pode ajudar você a verificar qual anúncio é mais relevante. As notas podem determinar qual mensagem, imagem ou vídeo estão gerando mais resultado com o seu público.

5 dicas para melhorar a sua  pontuação de relevância

1 – Seja específico no direcionamento
Se você direcionar a um público amplo, seu anúncio poderá até ter um grande alcance, mas provavelmente não terá muita relevância. Tente restringir o público por locais, idades, interesses e comportamentos específicos.

2 – Use os Públicos Personalizados
É possível segmentar o seu público no Facebook através da sua própria lista de clientes, seja por email ou telefone. Para isso, basta subir sua lista no Facebook.  Siga os passos recomendados pela rede.

  • Crie uma lista de endereços de e-mail ou números de telefone usando seus dados de clientes.
  • Salve esta lista em formato CSV ou TXT
  • Acesse a guia Públicos, no Gerenciador de Anúncios
  • Clique no botão Criar Público, selecione a opção Público Personalizado e, em seguida, escolha Lista de Clientes
  • Carregue o arquivo CSV ou TXT salvo anteriormente ou arraste e solte o arquivo na caixa de Público Personalizado
  • Seu Público Personalizado ficará pronto em cerca de 30 minutos

3 – Leve em consideração a imagem e mensagem do seu anúncio
Pense em como seu anúncio pode realmente impactar o seu público-alvo. Que mensagem vai provocar um “é isso!”, “preciso muito” ou “ quero comprar agora”. Uma imagem ou vídeo ganham mais destaques que texto. Procure usar também uma mensagem simples e relacionada ao que está promovendo. E lembre-se: as imagens dos anúncios não devem ter mais de 20% de texto.

link patrocinado

4 – Atualize seu anúncio
Mesmo uma boa campanha tem seu período de veiculação com data de validade. Com o passar do tempo o público que estava curtindo (dando likes) o seu anúncio pode começar a achar ultrapassado e desinteressante. Se a pontuação de relevância cair, crie outro anúncio com um novo conteúdo para o seu público.

5 – Aprenda com testes

Realizar testes como o A/B deste post, pode ser uma das maneiras para otimizar seus anúncios.

Defina o que  você quer testar: público ou anúncio.
Se o objetivo for testar o público, exiba diferentes anúncios. Caso seu objetivo for testar anúncios crie o mesmo e direcione para públicos diferenciados.

Fique atento aos seus melhores e piores resultados
Fique de olho também na pontuação e faça novos testes para refinar sua campanha e ter ainda mais resultados.

Veja o padrão e obtenha insights
Verifique o que é padrão dentro os anúncios e quais os insights que eles podem mostrar a você.

Exiba diferentes anúncios para o mesmo público, ou um mesmo anúncio para públicos diferenciados. Verifique o que é padrão dentro os anúncios e quais os insights que eles podem mostrar a você. Fique de olho também na pontuação e faça novos testes para refinar sua campanha e ter ainda mais resultados.

Marcadores:

Deixe seu comentário