5 dicas para criar anúncios relevantes e efetivos no Facebook

Hiram Damin
Hiram Damin8 de maio de 2015
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Quando nos referimos a anúncios no Facebook precisamos ter em mente duas coisas: relevância e desempenho. Quanto mais direcionado ao público-alvo, maior a sua relevância e maiores as chances de conversão, com isso, maior o seu desempenho.

O objetivo principal desses dois pontos: pagar menos e ter mais resultados.

O Facebook possui um sistema de pontuação para anúncios que ajuda a determinar os que terão mais destaque na linha do tempo, um sistema de pontuação por relevância

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Como funciona a Pontuação de relevância de anúncios

Depois que seu anúncio for visualizado mais de 500 vezes, ele recebe uma nota. Essa medida vai de 1 (pouco relevante) a 10 (muito relevante). Para o Facebook quanto mais pontos seu anúncio tiver, maiores as chances dele ser visualizado.

A pontuação de relevância tem por base comentários positivos ou negativos com base no desempenho do anúncio. O cálculo é feito de forma diferente pois depende do seu objetivo, por exemplo: cliques no site ou visualizações de vídeo.

  • Comentário positivo: o número de vezes que as pessoas executem uma ação desejada (compartilhar ou curtir seu anúncio), ou o ajudem a alcançar seu objetivo, (visitas ao site, por exemplo).
  • Comentário negativo: o número de vezes que as pessoas ocultem seu anúncio ou indiquem uma experiência negativa (marcar para não ver seus anúncios, por exemplo).

A pontuação de relevância de anúncios também pode ajudar você a descobrir quando atualizar seu anúncio. A queda na pontuação pode ser um sinal de que seu anúncio precisa de mudanças ou uma nova versão.

Você pode ver a pontuação no Gerenciador de Anúncios indo à Campanhas e clicando em Anúncios.

pontuação

A pontuação também pode ajudar você a verificar qual anúncio é mais relevante. As notas podem determinar qual mensagem, imagem ou vídeo estão gerando mais resultado com o seu público.

5 dicas para melhorar a sua  pontuação de relevância

1 - Seja específico no direcionamento
Se você direcionar a um público amplo, seu anúncio poderá até ter um grande alcance, mas provavelmente não terá muita relevância. Tente restringir o público por locais, idades, interesses e comportamentos específicos.

2 - Use os Públicos Personalizados
É possível segmentar o seu público no Facebook Ads através da sua própria lista de clientes, seja por email ou telefone. Para isso, basta subir sua lista no Facebook.  Siga os passos recomendados pela rede.

  • Crie uma lista de endereços de e-mail ou números de telefone usando seus dados de clientes.
  • Salve esta lista em formato CSV ou TXT
  • Acesse a guia Públicos, no Gerenciador de Anúncios
  • Clique no botão Criar Público, selecione a opção Público Personalizado e, em seguida, escolha Lista de Clientes
  • Carregue o arquivo CSV ou TXT salvo anteriormente ou arraste e solte o arquivo na caixa de Público Personalizado
  • Seu Público Personalizado ficará pronto em cerca de 30 minutos

3 - Leve em consideração a imagem e mensagem do seu anúncio
Pense em como seu anúncio pode realmente impactar o seu público-alvo. Que mensagem vai provocar um “é isso!”, “preciso muito” ou “ quero comprar agora”. Uma imagem ou vídeo ganham mais destaques que texto. Procure usar também uma mensagem simples e relacionada ao que está promovendo. E lembre-se: as imagens dos anúncios não devem ter mais de 20% de texto.

link patrocinado

4 - Atualize seu anúncio
Mesmo uma boa campanha tem seu período de veiculação com data de validade. Com o passar do tempo o público que estava curtindo (dando likes) o seu anúncio pode começar a achar ultrapassado e desinteressante. Se a pontuação de relevância cair, crie outro anúncio com um novo conteúdo para o seu público.

5 - Aprenda com testes

Realizar testes como o A/B deste post, pode ser uma das maneiras para otimizar seus anúncios.

Defina o que  você quer testar: público ou anúncio.
Se o objetivo for testar o público, exiba diferentes anúncios. Caso seu objetivo for testar anúncios crie o mesmo e direcione para públicos diferenciados.

Fique atento aos seus melhores e piores resultados
Fique de olho também na pontuação e faça novos testes para refinar sua campanha e ter ainda mais resultados.

Veja o padrão e obtenha insights
Verifique o que é padrão dentro os anúncios e quais os insights que eles podem mostrar a você.

Exiba diferentes anúncios para o mesmo público, ou um mesmo anúncio para públicos diferenciados. Verifique o que é padrão dentro os anúncios e quais os insights que eles podem mostrar a você. Fique de olho também na pontuação e faça novos testes para refinar sua campanha e ter ainda mais resultados.

Hiram Damin

Hiram Damin

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