5 dicas para alavancar curtidas na sua página no Facebook


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Todo começo de trabalho em um canal no Marketing Digital é um pouco difícil. É assim com um blog, com um perfil no Twitter, com cadastros para uma newsletter e não é diferente com páginas no Facebook.

Sempre recebemos comentários de pessoas querendo saber como divulgar ou como conseguir as primeiras pessoas para curtir uma nova página. Por isso separamos algumas dicas para sua empresa conseguir superar a barreira dos primeiros fãs:

Use a Like Box no seu site

As pessoas que já visitam o seu site e gostam do conteúdo são as mais propensas a curtir. Colocar a Like Box (essa caixa na direita do nosso blog) é uma boa forma de mostrar para essas pessoas que sua página existe e facilita o clique em curtir.

Outro efeito colateral da caixa é transmitir mais credibilidade para os visitantes do site por mostrar o rosto de pessoas conhecidas que já curtiram a página (o chamado “social proof“).

Divulgue no seu próprio perfil pessoal e peça para os outros funcionários, amigos e família curtirem e divulgarem

Mesmo que essas pessoas não sejam o público alvo da sua empresa, é importante ter as primeiras curtidas para gerar um pouco de credibilidade para as próximas pessoas que caírem ali. Os usuários vão perceber que há outras pessoas que conhecem e confiam na empresa.

Além disso, quando essas primeiras pessoas curtem a página, os amigos podem ver na timeline fazendo com que novas pessoas descubram a página. Isso não deve aumentar significativamente seus números, mas é importante no começo.

Um último ponto aqui é que o Facebook exige ao menos 25 pessoas curtindo a página para que ela consiga o direito de usar uma URL personalizada (como a nossa facebook.com/ResultadosDigitais), o que facilita a divulgação em outros canais, especialmente aqueles que não podem contar com um link ou botão. Por isso essas primeiras pessoas ganham mais importância.

Use outros canais de contato que sua empresa tenha disponíveis

Se sua empresa já tiver uma audiência, como uma base de assinantes de uma newsletter, um bom número de seguidores do Twitter ou mesmo algum alcance em canais offline, use-os para comunicar a criação da página.

Como essas pessoas já conhecem sua empresa, existe uma chance maior de gostarem e aprofundarem o relacionamento.

Crie promoções

Promoções costumam funcionar bem nas mídias sociais e se espalham com facilidade.

Só tome cuidados, no entanto, com as regras de uso do Facebook. Muita gente não sabe, por exemplo, que as curtidas não podem servir como mecanismos de votação. Há vários outros detalhes que você pode conferir nas diretrizes de promoções do Facebook (em inglês).

Compre anúncios no Facebook

Se bem feitas, as campanhas com anúncios no Facebook podem funcionar muito bem na alavancagem da página. Como todo tipo de anúncio, no entanto, é preciso estudar bem o assunto para não sair desperdiçando dinheiro.

Testar imagens e textos nos anúncios, oferecer conteúdo só para um público bem segmentado, ter uma logo profissional e compartilhar conteúdo relevante são fatores que fazem a diferença no sucesso.

Aliás, nenhuma das dicas vai funcionar se a página não for atrativa e não publicar conteúdo relevante com frequência.

Obs.: Em breve teremos boas novidades sobre o Facebook por aqui. Acompanhe nosso blog ou, melhor ainda, curta nossa página para ficar por dentro.

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