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5 dúvidas comuns de empresas de tecnologia sobre Marketing Digital

Requisitos, tempo de retorno, necessidade de reformular o site: conheça algumas dúvidas de empresas de tech em Marketing Digital e saiba como contorná-las!

Nestes quase 2 anos ajudando empresas de tecnologia a terem sucesso com Marketing Digital, vi que existem algumas dúvidas que são comuns a diversos players do segmento.

Por isso, resolvi escrever sobre o tema para ajudar os que estão começando e se deparam com as mesmas questões.

1. Minha empresa é muito técnica e não sabemos escrever. O que fazer?

Em uma estratégia de Marketing Digital, o conteúdo é muito importante para gerar autoridade e relevância sobre um tema e, mais do que isso, é a porta de entrada para iniciar um relacionamento com um Lead que tem potencial para ser cliente da sua empresa.

No cenário de tecnologia, normalmente as empresas possuem profissionais de formação técnica que conhecem muito sobre um assunto, mas não tem o hábito de escrever sobre ele. Nestes casos, existem algumas possibilidades para dar o primeiro passo com Marketing Digital.

Primeiro, é preciso contextualizar que um excelente momento para aparecer para seu Lead é quando ele está buscando resolver algum dos seguintes problemas: ganhar mais dinheiro, perder menos dinheiro ou diminuir o riscos dentro de uma empresa. Nesses casos, ganhamos a atenção dos Leads mostrando que conseguimos ajudá-los com algum desses pontos. Veja neste post 5 dicas aplicáveis para fazer seu site vender mais ainda hoje.

Dito isso, você, como conhecedor do seu público e da sua solução, pode escrever algo que é tema de uma primeira conversa por telefone ou uma reunião em que ambos estão tentando entender como se ajudar. Gravar uma conversa e depois transcrevê-la também pode funcionar, já que em um bate papo conseguimos nos comunicar com bastante facilidade.

Para os casos em que o tempo é um impeditivo para escrever, é possível dividir a tarefa entre a equipe. Para uma empresa de 4 pessoas, por exemplo, se cada um escrever 1 post por mês, será produzido 1 conteúdo por semana – o que já é um número bastante interessante para quem está iniciando.

Eu sou um exemplo de que é possível fazer um conteúdo compartilhando conhecimento. Minha formação é em engenharia mecânica, ou seja, bem técnica, mas hoje faço parte da equipe de vendas da RD. Nunca tive o hábito de escrever e fui incentivado internamente a compartilhar meu conhecimento sobre um assunto que me sinto confortável – Marketing Digital. Com isso, estou escrevendo como se fosse um bate papo via Skype, que faço rotineiramente, e consigo ajudar quem ler este post a entender um pouco da minha visão sobre o tema.

E, se você não se encaixa em nenhum desses casos, existe a possibilidade de terceirizar a produção de conteúdo.

2. Preciso reformular meu site antes de iniciar um projeto de Marketing Digital?

Essa é uma pergunta que ouvimos bastante no nosso dia a dia. Normalmente, as pessoas querem deixar o site perfeito antes de iniciar sua estratégia de Inbound Marketing. É compreensível que isso aconteça, pois o primeiro pensamento é que, se vou atrair mais pessoas para o meu domínio, quero que este seja perfeito para que quem entre tenha confiança na minha empresa.

Ok, isso faz sentido. No entanto, aqui na RD temos um pensamento focado em ações que efetivamente retornam em resultados para as empresas. Ou seja, é melhor ter um site mais ou menos bonito que vende do que um site perfeito que não gera receita. Por isso, é melhor investir primeiro em otimização para aumentar o volume do seu site e converter os Leads do que gastar com a reformulação e design do mesmo.

3. Quais são os requisitos para minha empresa iniciar no Marketing Digital?

Apesar de o meio digital ter muita afinidade com empresas de tecnologia, chegam muitas empresas que nunca utilizaram esse canal para vendas e querem começar. Na RD, desenvolvemos uma metodologia para montar a sua Máquina de Crescimento em que o primeiro passo, o de Prova de Canal, é focado justamente para esse perfil de empresas. Os requisitos para iniciar são os seguintes:

  • Entender os conceitos básicos de Lead e Email Marketing;
  • Já utilizar na empresa as redes sociais e o Google Analytics;
  • Uma pessoa com 50% de dedicação de tempo em Marketing Digital;
  • Um vendedor.

Como é possível ver, não é necessário um especialista no assunto, ter conteúdos já prontos, já ter utilizado outras ferramentas de Automação de Marketing etc. Basta que a empresa entenda os principais conceitos dentro desta estratégia e já invista algum tempo e pessoas para trabalhar nela e vender para os Leads gerados.

4. Em quanto tempo terei retorno?

Esse é um questionamento bem importante e que aparece bastante em nossos atendimentos. Vale ressaltar que estratégias de Marketing Digital devem ser utilizadas com foco em médio e longo prazo, pois é necessária a produção constante de conteúdo de qualidade para gerar um volume de buscas que resultem em tráfego que possa ser significante para o retorno em vendas.

No entanto, em paralelo com a produção de conteúdo, é possível investir outras estratégias para que o retorno já seja mensurável nos primeiros meses de trabalho. Por exemplo, fazer uma Landing Page com um material educativo e divulgá-la para sua base de contatos já existente ou utilizar uma estratégia com mídias pagas são formas de acelerar o processo e garantir mais resultados a curto prazo. Assim, já é possível gerar Leads e qualificá-los para posteriormente fazer a abordagem comercial.

São várias as possibilidades de atingir o público-alvo da sua empresa e os tempos para obter retorno podem variar conforme o caminho adotado. No entanto, com base em nossa experiência, é possível dizer que, em média, devemos demorar de 3 a 6 meses para conseguir as primeiras vendas, provando a viabilidade do canal digital.

Veja alguns cases de empresas de tecnologia que alcançaram excelentes resultados a curto, médio e longo prazo com o Marketing Digital.

5. Quero alcançar os decisores. Consigo fazer isso com Marketing Digital?

Sempre temos facilidade em responder essa pergunta, porque normalmente ela feita por decisores que estão em um processo comercial conversando com um de nossos consultores. E dizemos: “sim, nós alcançamos você”.

Como isso acontece? Os cargos de decisão também estão online e possuem dúvidas ou buscam informações que possam ser úteis no dia a dia. Por isso, sua empresa precisa aparecer no momento correto para captar a atenção desse público e, a partir daí, iniciar um relacionamento de forma personalizada para conduzi-lo através de uma jornada de compra até o seu produto ou serviço.

 

Se você estava com alguns desses questionamentos e conseguiu ter segurança sobre o momento de iniciar uma estratégia de Marketing Digital, agende um bate papo com um de nossos consultores! E, se tiver mais alguma dúvida, deixe nos comentários que teremos o maior prazer em responder.

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