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5 grandes erros que nosso time de Marketing cometeu e você não deve cometer

Dos mais simples aos mais problemáticos, confira 5 erros que cometemos em Marketing Digital e que você pode evitar, desde mídia paga a campanhas de email.

Sempre contamos aqui no blog casos de sucesso e como fizemos coisas que deram certo. Mas infelizmente a vida não é feita só de acertos. Nessa jornada de alguns anos de Resultados Digitais, já cometemos vários erros de marketing, dos mais simples e inofensivos aos mais problemáticos.

É importante deixar clara a diferença entre esses erros básicos e as falhas nos experimentos que fazemos no time de Growth. Quando fazemos algum experimento e ele não funciona como tínhamos previsto, está tudo sob controle. Na verdade, a média é que 80% dos experimentos nem funcionem mesmo. Eles são mais perdoáveis porque geram um bom aprendizado e causam pouco prejuízo, já que são feitos de forma controlada. O problema são os erros cometidos pela pressa ou mau planejamento. Ou os dois.

O objetivo desse post é compartilhar alguns grandes erros que nosso time cometeu e que você deve evitar cometer na sua empresa.

1 – Mudamos uma parte no site do RD Station sem testar ou medir nada

Esse foi um dos erros mais críticos que cometemos por dois motivos: foi extremamente bobo e demoramos muito tempo para perceber a besteira que tínhamos feito.

Explicando o problema: uma página do site do RD Station tinha alguns links para a Landing Page de demonstração do software (muito importante para nossos vendedores). E essa página do site era a principal fonte de tráfego da Landing Page. Como tínhamos acabado de fazer alguns vídeos do software, decidimos colocá-los diretamente na página, substituindo o link da Landing Page. Sem análise nem nada. Simplesmente achamos que seria legal assim.

A consequência: “do dia para noite” o tráfego caiu absurdamente nessa Landing Page, e consequentemente o número de Leads gerados também. E para piorar, fizemos as modificações mas não monitoramos nada. Não conseguimos perceber o erro cedo.

Só começamos a agir e investigar melhor após dois meses com péssimos resultados, 60% abaixo do normal. Veja no gráfico abaixo o desempenho de junho e julho de 2014:

5 grandes erros que nosso time de Marketing cometeu e você não deve cometer (3)

Solução: depois de consolidar os resultados de julho, investigamos melhor o problema e descobrimos que a mudança nos links do nosso site tinha causado isso. Foi só voltar o site ao que era antes e os números voltaram ao normal.

O maior aprendizado que tivemos: antes de fazer mudanças no site é necessário fazer análises e prever os efeitos e consequências. E depois de fazer as mudanças, monitorar de perto os resultados. Dessa forma, em qualquer sinal de problema, é possível corrigir o problema rapidamente.

2 – Nos perdemos nos experimentos que estávamos fazendo

No fim de 2014 começamos a trabalhar com experimentos de forma mais consistente para fazer otimizações em páginas, Landing Pages e emails. Como o time era pequeno e fazíamos poucos experimentos, nos organizávamos de uma maneira bem simplista. O objetivo e a hipótese do experimento ficava na nossa cabeça, e os números ficavam rabiscados num papel qualquer.

Ou seja, fazíamos alguns cálculos e já colocávamos o experimento para rodar. Enquanto tínhamos 1 experimento estava ok. Porém, quando começamos a fazer um segundo e terceiro, tudo ficou confuso. Não lembrávamos direito quanto esperávamos de resultados, perdemos o papel todo rabiscado, e no fim não sabíamos direito se o experimento tinha saído como planejado. Na prática essa desorganização gerou um desperdício de tempo grande.

Como resolvemos: depois de perdermos tempo fazendo experimentos e não sabermos os resultados, desenhamos uma metodologia simples para realizar experimentos. Ela formaliza e acaba burocratizando um pouco o processo de experimentação, mas é a única forma de conseguir ter muitos experimentos rodando ao mesmo tempo.

Explicamos melhor esse processo no post “Como elevar seus resultados com experimentos de Marketing Digital”.

Abaixo uma tela da nossa modelagem de experimentos:

5 grandes erros que nosso time de Marketing cometeu e você não deve cometer (1)

3 – Esquecemos de definir um prazo para terminar as campanhas de mídia paga

Ao configurar uma campanha no Facebook Ads, uma das opções é determinar o orçamento a ser gasto diariamente. Quando esta opção é selecionada, você pode escolher entre determinar uma data para os anúncios encerrarem ou então deixá-lo sendo vinculado continuamente.

O problema foi que, na pressa para configurar um anúncio, não determinamos uma data final e deixamos ele sendo vinculado continuamente. Isso significa que ele vai gastar dinheiro até que você perceba o erro. Ou seu dinheiro acabe.

5 grandes erros que nosso time de Marketing cometeu e você não deve cometer (2)

 

Por sorte, nós fazemos um acompanhamento constante das campanhas, e poucos dias depois da data prevista conseguimos perceber o erro. Então gastamos mais dinheiro do que previsto, mas não tanto quanto poderia ter sido.

Se a campanha estiver tendo uma boa performance, este ainda é um problema menor porque está retornando em cliques, Leads, etc. Mas se for uma campanha ruim, realmente pode se jogar dinheiro fora.

Para evitar esse problema, além de configurar as campanhas com mais calma, tentamos sempre que possível configurar a campanha com orçamento vitalício. Dessa forma, sabemos que não será gasto mais do que previsto.

5 grandes erros que nosso time de Marketing cometeu e você não deve cometer (2)

4 – Não testamos direito uma campanha de email

Aqui no blog, sempre falamos do poder do email marketing. Isso se aplica tanto para impactos positivos quanto para os negativos, pois quando enviamos um email com erro, estamos errando para centenas ou milhares de pessoas.

Muitos erros podem ser cometidos numa campanha, mas geralmente todas elas estão vinculadas a uma coisa só: falta de revisão e testes bem feitos. Uma campanha de email, por mais simples que seja, tem uma série de pontos de atenção onde podem surgir erros. E nós já cometemos todos eles!

Portanto, vamos passar pelos mais comuns:

  • Remetente errado: quando usamos uma ferramenta de email marketing, precisamos especificar o nome e email de um remetente. É muito comum esquecer de trocar o remetente e enviar a campanha em seu nome, quando outra pessoa era a cara por trás daquela mensagem. Outro caso comum é simplesmente escrever o email errado, e impedir que as respostas cheguem até você.
  • Assunto errado: aqui nosso erro se limita a escrever errado ou trocar o assunto do email sem querer. O assunto é o que vai determinar se o seu email será atrativo, e portanto aberto e clicado. Por isso, fazer o disparo com problemas no assunto pode comprometer seriamente os resultados da campanha.
  • Links errados: esse é o erro mais grave, pois compromete totalmente os resultados da campanha. Nesse caso, o melhor a se fazer é enviar uma errata o mais rápido possível.

A forma de resolver a todos esses problemas é a mesma. E é bastante simples: testar os envios e fazer um processo de revisão detalhado e minucioso. De preferência ter um checklist com os pontos que devem ser observados.

Temos um post no blog que se aprofunda mais no checklist para envio de email marketing.

Outra coisa que ajuda bastante é ter apenas uma pessoa responsável pelo envio de todos os emails. Dessa forma, esta pessoa é que controla o processo de qualidade e revisão dos emails.

5 – Não planejamos a pauta de conteúdo com antecedência

Assim como na maioria das empresas que produzem conteúdo, a RD precisa de planejamento e disciplina para manter a qualidade e frequência de produção, tanto para o blog como para os materiais ricos.

O nosso time de Growth ficou responsável pelos posts de quinta-feira no blog. Entretanto, depois de um período de pautas planejadas, acabamos chegando num momento que não tínhamos mais as pautas, e ainda precisávamos entregar os posts. Por duas semanas tivemos que levantar ideias e escrever posts de última hora.

Isso acaba prejudicando a frequência de publicação, a qualidade do conteúdo e a produtividade do autor do post, que precisa deixar algumas tarefas de lado para estudar, escrever e revisar em um ou dois dias.

Como resolvemos o problema: Felizmente conhecíamos muito bem a forma de resolver o problema, só não estávamos usando. Nos reunimos e planejamos os próximos posts que iríamos produzir pelos próximos meses, baseado nas pesquisas de palavras-chave, necessidades e pedidos de clientes e aprendizado que estávamos tendo.

erros de marketing digital

Ninguém consegue garantir com plena certeza que nenhum erro nunca mais aconteça.

Porém, saber que eles podem ocorrer e ter conhecimento do impacto que eles podem causar em um negócio, são dois fundamentos que ajudam qualquer empresa ou pessoa a ser mais cautelosa, a definir melhor os processos e a tomar as decisões mais corretas.

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