Blog de Marketing Digital de Resultados

5 técnicas de Rich Snippets para aumentar o CTR de seu negócio nas buscas

Confira 5 formas úteis e vantajosas para o seu negócio obter mais cliques nos resultados de pesquisa.

Sabe aquela frase: “Se você não está na primeira página do Google, você não existe na internet”? Bem, a ideia talvez seja muito radical, mas de fato, não podemos negar que ter sua página nos primeiros resultados do Google para a principal palavra-chave do seu negócio pode ser a diferença entre ter um site que gera diariamente muitos leads e ter um que não alavanca sua empresa.

Sendo assim, se o seu objetivo é alcançar a primeira página do Google, você precisa desenvolver algumas técnicas de SEO para suas páginas ficarem em destaque perante seus concorrentes.

Mas também é necessário ter alguns outros cuidados extras para fazer com que as pessoas realmente cliquem em seus links, que é justamente o que vamos explorar nesse post.

“Pronto! Meu site está posicionado na primeira página do Google. E agora?”

Bom, o posicionamento do seu site na primeira página do Google não é a última etapa de uma estratégia matadora de SEO, já que estar entre os 10 primeiros sites da SERP (página de resultados do Google) não garante que o seu resultado vai ser o mais clicado, em alguns casos, mesmo até estando em primeiro lugar.

Baixe gratuitamente nosso eBook “O guia completo de SEO em 2015 e além“.

Segundo um estudo de 2014 da Moz, o volume de cliques nas SERP’s funciona em média desta forma:

Estudo MOZ - SERP (2) Estudo MOZ - SERP (1)

Quando o usuário inicia o processo de busca no Google, por exemplo, ele passa por três etapas práticas:

Pesquisa por palavra-chave > Avaliação das opções > Escolha da opção

Estar na primeira página do Google faz com que você esteja presente na segunda etapa (avaliação das opções), mas não necessariamente na terceira etapa (escolha da opção).

Para enfim conseguir muitas visitas no seu site, é preciso que ele receba uma boa fatia das porcentagens mostradas no gráfico e saiba que é sim possível aumentar o volume de cliques no seu resultado na SERP. Para isso, usamos uma técnica chamada de Rich Snippets.

Rich Snippets

Rich Snippet, em uma tradução literal, quer dizer:

Rich: Rico
Snippet: Fragmento (podemos traduzir, de umas forma mais direcionada par SEO, como sendo de uma página exibido pelo motor de busca)

Basicamente, toda ação executada a fim de deixar sua snippet mais atrativa e chamativa para o usuário que acessa a SERP pode ser considerada uma técnica de Rich Snippet.

As técnicas mais comuns de Rich Snippets baseiam-se em inserções de informações no código HTML do site (Web Semântica). Estes códigos passam a assumir a função de classificar e organizar o conteúdo do site, para assim, quando o robô do motor de busca (crawler) inspecionar a página, ele entenda as “mensagens” inseridas e decida se há ou não relevância em exibir essas informações na SERP.

É importante ressaltar que, uma vez que inseridas essas informações no código HTML da página, fica a critério do motor de busca exibir ou não a sua sugestão na SERP. Por esta razão é preciso sempre agir com bastante coerência no momento de trabalhar com esse tipo de Rich Snippet.

Formas de aplicar Rich Snippets

Existem muitas maneiras de aplicar a técnica de Rich Snippets para assim aumentar o volume de cliques no seu resultado na SERP. Neste post, vamos citar as 5 formas que acreditamos serem as mais úteis e vantajosas para o seu negócio.

1 – Sitelinks

Existe um método utilizado pelos motores de busca que visa encontrar atalhos de alguns links importantes do site e assim disponibilizar na SERP.

Rich Snippets na SERP (4)

A exibição de sitelinks na SERP é uma técnica de rich snippets vantajosa tanto para o motor de busca quanto para o site, já que o usuário que acessa o site através de um desses atalhos, prova para o motor de busca a efetividade dos resultados que ele exibe e garante mais visibilidade e portas de entradas para o site.

Esse rich snippets é efetivo apenas para quem já ocupa a primeira colocação e é quase 100% das vezes usadas em palavra-chaves relacionadas a branding. E pode deixar o resultado do seu site até 4 vezes maior!

2 – Local Search

É possível aparecer nas buscas do Google através de informações sobre a localidade do seu negócio. Os algoritmos dos motores de busca estão evoluindo a cada dia e isso já é perceptível a todos os usuários que utilizam essas ferramentas.

Em consequência disso, é cada vez mais comum, buscas que fazem menção a uma região, estado, cidade, bairro, etc.

Rich Snippets na SERP (3)

Após conferirmos a imagem acima, o aumento da visibilidade de um negócio na SERP através do Local Search é bem evidente. Com isso, a visibilidade do seu negócio na SERP é aumentada de forma significativa.

Para garantir o máximo de chances de aparecer em um desses resultados, é preciso criar uma conta no Google Business e seguir as orientações da própria ferramenta.

3 – Breadcrumbs

Breadcrumbs é um rich snippet que que funciona como orientador, mostrando para o usuário em que nível de profundidade nas categorias do site ele se encontra.

Com uma aplicação correta no site, eles podem acabar aparecendo na SERP tornando o seu resultado um pouco mais vistos.

Rich Snippets na SERP (5)

Além dessa ótima vantagem de visibilidade na SERP, a função de orientador para o usuário não pode de forma alguma ser ignorada. Sites que possuem breadcrumbs passam uma boa impressão para os usuários, além de ajudar bastante em uma navegação consciente do site.

4 – Reviews

Reviews, ou avaliação, são uma forma dos usuários avaliarem um determinado produto, serviço específico, etc. Eles são ótimos para aumentar a taxa de conversão de um site, pois têm como função principal passar credibilidade para o produto/serviço.

Além dessa funcionalidade, os reviews também podem ser uma ótima forma de destacar a sua snippet na SERP.

Rich Snippets na SERP (1)

As estrelas são realçadas em cores vivas e isso faz com que os olhos do usuário rapidamente percebam a sua presença. O símbolo de “estrela” também passa uma ideia de confiabilidade e isso acaba resultando em uma melhora do volume de cliques no resultado do seu site na SERP.

5 – Uso de CTA em Titles e Meta Descriptions

Title e a Meta Descriptions são elementos que todos os sites da SERP sempre irão ter. O que poucos sabem é que há inúmeras possibilidades de otimização destas tags. Usar expressões que chamem o usuário para uma ação é sempre uma ótima opção para atrair os olhares para a sua snippet.

Rich Snippets na SERP (2)

Usar palavras como: “Confira aqui!”, “Conheça agora”, “Clique aqui!”, “Saiba mais”, ect, pode, sem dúvida, aumentar o volume de cliques na sua snippet.

Outra forma de aumentar a atratividade da sua snippet é sempre usando a palavra-chave no title e na description, já que quando o usuário avalia as opções, existe uma tendência que ele clique em um resultado que utilize a palavra-chave que ele pesquisou.

É importante lembrar: O seu title e meta description devem conter no máximo respectivamente 63 e 156 caracteres. Qualquer número acima disso, faz com que o conteúdo não apareça de forma completa na SERP.

Conclusão

Todas as sugestões de rich snippets podem resultar em algum tipo de aumento do CTR no seu resultado na SERP. É importante que haja sempre coerência no uso de cada uma dessas técnicas de acordo com o tipo de negócio que sua empresa propõe.

Otimizando o seu site em SEO e combinando algumas dessas técnicas citadas neste post, o sucesso do seu negócio nos mecanismos de busca é apenas uma questão de tempo!

Marcadores:

Deixe seu comentário