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5 vantagens que o Marketing por Conteúdo oferece sobre a publicidade tradicional

Precisamos assumir que começar no Marketing Digital por Conteúdo requer algum esforço e persistência. As coisas demoram um pouco até sairem do lugar e, quando não há resiliência, muita gente acaba desistindo antes mesmo de os resultados virem.

E é nesse ponto que a forma tradicional de se fazer Marketing – a publicidade através da compra de mídia – fisga muita gente: ela é instantânea. Se você compra um anúncio hoje, sabe que na hora ele atingiu determinado número de pessoas.

No entanto, tanto pelas nossas experiências em empresas anteriores quanto por esse começo do Resultados Digitais, acreditamos que valha muito a pena esse esforço inicial no Marketing por Conteúdo. Listamos cinco razões para isso:

1 – Profundidade da relação

Um exemplo do Seth Godin faz muito sentido aqui. Imagine-se como um professor de matemática que tem duas opções:

  • a) Interromper o agitado intervalo e palestrar sobre 5 minutos para 1000 estudantes ou;
  • b) Conseguir trinta minutos ininterruptos de atenção dos 50 melhores alunos, todos eles precisando de um A na matéria para entrar em uma universidade.

Esse é o mais puro retrato da realidade entre anunciar em uma mídia convencional ou optar pelo Marketing Digital através de conteúdo.

As pessoas que estão no seu blog estão lá porque querem. Elas ainda podem ficar mais tempo ali do que o possível em uma propaganda e contam com recursos como links para conteúdo de apoio e interações através de comentários e mídias sociais. O Marketing Digital permite um contato muito mais intenso.

A interrupção (propaganda) pode ser um meio mais fácil de chegar a mais gente, mas será que isso é o que realmente importa?

2 – Possibilidade de ganho de escala sem aumento nos custos (marketing viral)

Não me lembro de alguma vez ter gravado uma propaganda para mostrar para um amigo e nem mesmo de juntar uma quantidade de panfletos e distribuir para conhecidos.

Já nas mídias sociais, as pessoas vivem compartilhando aquilo que acham interessante. A viralidade da rede ajuda a mensagem a ganhar escala.

No marketing tradicional, se você quer atingir mais gente, deve gastar mais dinheiro.

No marketing por conteúdo um aumento no alcance da mensagem de forma viral não faz a menor diferença nas despesas da empresa.

3 – Construção de um ativo

Pare de investir em publicidade e, no dia seguinte, a sua mensagem não vai mais ser transmitida de forma alguma.

Claro que não se recomenda parar de vez com a produção de conteúdo, mas se você construiu um bom acervo e decide parar, seu conteúdo ainda vai continuar recebendo acessos e sendo comentado.

4 – Mudança de hábitos dos clientes

Quando alguém tem uma dúvida nos dias de hoje, qual é a primeira forma de resolver o problema? Procura-se no Google.

E é só com um conteúdo de qualidade boa o suficiente para ser linkado é que seu site vai aparecer entre os primeiros do Google para as dúvidas do seu mercado. Se você não sabe como isso funciona, dê uma olhada na nossa categoria otimização para buscadores.

5 – Mensuração

Você sabe exatamente qual foi o anúncio que mais contribuiu para as conversões na sua empresa? E qual foi o veículo mais relevante? Sabe quais os assuntos que seu público mais tem se identificado?

Se você está usando apenas o marketing tradicional, é provável que a resposta para todas essas perguntas seja não. Já no Marketing Digital, é extremamente fácil responder. Assim, fica fácil identificar que tipo de conteúdo está ressoando melhor com os seus visitantes e então aumentar o tempo investido na produção do mesmo. Essa mensuração é essencial para o aperfeiçoamento e melhoria nos resultados de marketing.

E você, tem uma história interessante para compartilhar sobre Marketing Digital por Conteúdo?

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