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6 dicas para melhorar as vendas do seu ISP

O que sua empresa tem feito para crescer em um mercado tão competitivo? Apresentamos neste post alguns pontos para você se atentar se quiser se destacar e garantir um posicionamento na sua área de atuação.

O número de provedores de serviços de internet (também chamados de Internet Service Provider ou ISP) aumentou bastante nos últimos anos no Brasil, o que fez com que este mercado ficasse extremamente competitivo. Assim, empresas que desejam crescer e se destacar precisam investir em novas formas de atrair clientes, ao mesmo tempo em que fidelizam os que já possuem. Apresentamos abaixo 6 dicas simples para negócios ISP se atentarem.

1. Tenha metas de crescimento bem definidas

Se a empresa quer aumentar vendas, precisa ter bem definida qual será a meta de crescimento e quais métricas e indicadores irá seguir para chegar até lá. Quantos novos assinantes você pretende gerar nos próximos trimestres? E nos próximos anos? Qual é o potencial da sua empresa para atingir essa meta? O que precisa ser melhorado para alcançar esses objetivos?

Com a meta e os indicadores-chave em mãos (ou KPIs, do inglês Key Performance Indicators), desenhe quais serão as ações que de fato levarão o negócio até o nível estipulado.

2. Mostre o diferencial da sua empresa

É comum vermos pesquisas que apontam os provedores de internet como um dos líderes no que diz respeito à insatisfação dos clientes. Muitas vezes, antes de contratar o serviço, os clientes já sentem desanimados, porque imaginam que terão dor de cabeça com aquela empresa. Esse é um grande desafio a ser superado, mas também uma grande oportunidade para mostrar um diferencial.

Uma das estratégias mais eficientes para qualquer empresa é o posicionamento diferenciado, que nem sempre está diretamente ligado ao produto oferecido ou ao preço, mas à experiência que o prospect e o cliente têm com aquele negócio. Portanto, mais do que vender seu serviço, é preciso oferecer uma experiência agradável. Existem diversas maneiras de fazer isto, e os próximos tópicos são alguns exemplos.

3. Invista em Marketing Digital

Um dos maiores benefícios da internet é a quebra da barreira geográfica. Por isso, para quem precisa driblar a concorrência acirrada em seu mercado de atuação, investir em Marketing Digital pode ser a saída para alcançar clientes que normalmente não chegariam até o seu negócio de outra forma.

Para manter uma estratégia forte neste sentido, a empresa pode investir em um blog, links patrocinados no Google, posts e anúncios nas redes sociais para atrair possíveis consumidores, em materiais educativos para transformar os visitantes em Leads, entre outros. A produção de conteúdo relevante é uma forma de atrair visitantes para o site da empresa e de se posicionar como referência no assunto, mostrando o diferencial da organização.

Para saber o que você precisa para investir em Marketing Digital e quais são os primeiros passos, acesse o eBook gratuito Vendas: o que fazer antes de passar a mão no telefone.

4. Relacione-se com todos os prospects por email

Manter um relacionamento genuíno com os prospects pode ser a chave do sucesso para concretizar uma venda futuramente. E o Email Marketing é um excelente canal para gerar este relacionamento. Contudo, cada empresa deve construir sua própria lista de emails de forma qualificada, sem pagar para adquiri-la ou trocar com algum parceiro.

É comum vermos negócios que investem em compras de listas, achando que dessa forma alcançarão mais lucro. Mas esta está longe de ser uma boa prática de marketing já que, por não conhecer sua empresa, a maioria das pessoas não só rejeitam estes emails, como também os denunciam como spam, prejudicando a entregabilidade. Além disso, qualquer mensagem não autorizada como essa é uma interrupção que tem tudo para ser malvista por aquelas pessoas.

Para entender como tirar o maior proveito possível de Email Marketing, acesse gratuitamente o O Guia do Email Marketing.

5. Tenha um processo de vendas qualificado

Com tantas mudanças no comportamento do consumidor, as antigas técnicas insistentes e descontextualizadas de vendas se tornaram obsoletas. Agora, é preciso despertar a empatia do consumidor para que ele preste atenção no que sua empresa tem a oferecer. Os vendedores precisam ser capacitados para criar um certo relacionamento com o prospect, ajudando-o a entender como seus serviços podem realmente ser úteis para ele, em vez de apenas forçar uma compra desqualificada.

Quando o vendedor mostra que está realmente interessado em ajudar o prospect, ele ganha a confiança deste e, a partir daí, toda a conversa fica mais fluida. E, mesmo que aquele não seja o momento ideal para o Lead comprar, ele certamente sairá com uma boa impressão da empresa, o que novamente será um diferencial. Assim, quando chegar a hora de comprar, as chances de este prospect voltar a procurar suas soluções serão muito maiores.

6. Invista em um bom trabalho de pós-vendas

Encontrar novos clientes e alavancar vendas é um passo muito importante, mas também é preciso garantir que os assinantes atuais permaneçam ativos. Para isso, ofereça um serviço de qualidade no suporte ao cliente e garanta que cada ponto de contato que ele tiver com a sua empresa seja qualitativo. É preciso fazer com que os assinantes do seu ISP se sintam valorizados ou então eles certamente cancelarão o serviço. Já um cliente satisfeito funciona como um advogado e propagador da marca, trazendo outros consumidores para a base.

Portanto, foque sempre em entender o que seus assinantes realmente precisam: se eles não estão satisfeitos, é preciso revisar os serviços que sua empresa está comercializando. Contudo, além de oferecer algo de valor para o mercado, a empresa precisa pensar novamente em como garantir que a experiência que as pessoas terão depois de se tornarem clientes será a melhor possível. Por isso, treine funcionários, responda emails o mais rápido possível e esteja apto para resolver prontamente quaisquer problemas que o seu usuário tenha.

Veja neste post dicas para fidelizar clientes e aumentar a renda por meio de upsell e cross-sell com marketing.

Busque novas soluções, sempre!

Quando um negócio se propõe a um posicionamento diferenciado e planeja suas ações de forma estratégica, consegue melhorar significamente sua atuação e competitividade no mercado. Vemos muitas organizações que ficam estagnadas no tempo e não procuram inovar na oferta de seus produtos, na busca por novos canais de aquisição de clientes, em seus processos de vendas ou no relacionamento com seus clientes. Com isso, acabam ficando em desvantagem competitiva e perdem mercado para quem está sempre disposto a alcançar mais.

Esperamos que essas dicas ajudem você a encontrar novas soluções e a alavancar as vendas do seu ISP. Queremos ouvir sobre o sucesso da sua empresa! ;)

Para aprofundar seu conhecimento ainda mais, conheça a história da P4 Telecom, que aumentou suas vendas em 150% mesmo concorrendo com gigantes.

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