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7 dicas para escrever um post do zero

Você já deve ter passado algumas vezes pela seguinte situação: é preciso escrever um post e o seu prazo está correndo. Nesse momento parece que a sua inspiração, ideias e palavras somem em um piscar de olhos. Um problema que parece persistir muitas das vezes em que você precisa escrever. Acredite, você não está sozinho.

Pensando nessa situação, tão comum para quem precisa produzir conteúdo, preparamos 7 dicas para escrever um post do zero.

Mas, que caraterísticas possui um post de sucesso?

Em primeiro lugar, pense na qualidade do conteúdo. Mas não apenas isso, tenha foco na profundidade do assunto.

Em pesquisas de posicionamento no Google, percebemos que os primeiros lugares em buscas  sobre diversos assuntos são as postagens que possuem mais conteúdo (mais de 2.000 palavras no post). Isso é fator importante para o SEO, mas lembre-se: otimizar para o Google é importante, mas pensar o conteúdo para o usuário é mais, e é por causa disso que  as pessoas o compartilham.

Tendo isso em mente, vamos às dicas:

1 – Escolha o tema baseado em dados

Antes de mais nada, ter conhecimento é importante, mas não é tudo. Pergunte-se: o que vou escrever tem demanda? Será que o público tem interesse por isso? Procure por um tema duradouro para gerar retorno a longo prazo e foque em como o leitor pode aplicar o post em seu negócio e ter sucesso.

Você pode começar a sua pesquisa verificando quais artigos ja foram publicados com o mesmo assunto. Anote o que mais chamou a sua atenção e veja se os comentários podem trazer algo novo, como a solução de problemas ou dúvidas, por exemplo. Uma ferramenta bem útil é o Similarsites. Com ele você digita o seu endereço na web e ele busca identificar quais outros sites escrevem sobre o seu assunto.

Outra forma é a pesquisa via Google AdWords Keyword Planner. Com ele é possível analisar a demanda que o assunto tem, as palavras-chave mais procuradas e escolher a melhor opção para o seu post.

Você pode saber mais acessando nosso post sobre temas para conteúdo

2 – Dê um objetivo para o seu conteúdo

Um dos pontos importantes a ser abordado quando falamos de objetivo é observar a jornada de compra. Em que ponto do caminho que o comprador percorre que o post será inserido? Qual informação é a mais importante pra ele nesse ponto?

Do aprendizado sobre o tema até a decisão de compra, entenda a demanda, e com as palavras-chave no contexto, estabeleça uma conexão onde o conteúdo irá ao encontro do que o seu leitor procura. Feito isso, a conversa fica muito melhor, já que ele tem as informações no momento certo.

3 – Crie uma introdução matadora

Provavelmente você se interessou por este texto logo no início, já que chegou ao tópico três. Uma introdução precisa ser forte para levar ao leitor ao resto do seu texto mantendo-o interessado.

Você pode iniciar a sua introdução com uma pergunta, uma sequência de fatos ou falar de um problema através de uma história, assim como fizemos no início da postagem. O importante é prender a atenção do leitor e levá-lo aos próximos parágrafos.

Para aprender mais siga essas 6 dicas sobre introduções em nosso post

4 – Desenvolva um conteúdo envolvente

Se você chegou até aqui significa que este tópico está sendo cumprido e o texto já ultrapassou a “barreira do chato”. Sua leitura está fluindo e a chance de você chegar ao fim do texto são grandes.

Para uma boa estrutura é importante quebrar os parágrafos em poucas linhas tomando o cuidado para não quebrar as ideias do texto. Cerca de 3 a 5 linhas em média podem ser um bom parâmetro para cada parágrafo, mas isso vai depender também da formatação do seu blog.

Procure também separar por subtópicos, assim como fazemos nesse post, por exemplo. Imagens e espaçamento ajudam também a dar um respiro no texto e ilustrar algum exemplo. Inserir links também enriquecem, mas faça abrir em uma nova aba ou guia para não sair do seu post.

5 – Divulgue seu conteúdo

Uma das formas para divulgar o seu conteúdo é compartilhando nas redes sociais. Além de postar em sua timeline, busque focar em grupos relacionados ao tema, ou ainda impulsionar através de anúncios.

Outra maneira de divulgar o seu conteúdo é enviar uma newsletter aos seus leitores avisando sobre as novidades em seu blog. Tome cuidado com a quantidade de disparos, se o números de postagens é grande, faça uma análise de quantos envios por semana irá fazer para não ser chato ou não se tornar spam.

Ter pessoas influentes no assunto falando sobre seu post pode ser outra alternativa para alavancar visitas. Faça um planejamento e busque parceiros que façam links para o seu site, comentem nas redes sociais e indiquem o seu conteúdo.

6 – Defina um Título

Por mais que seja uma única frase, ela é uma das parte que talvez tome mais tempo para ser bem feita. A princípio ela pode ser criada antes do texto pronto, mas o mais viável é fazer no fim de tudo para ser o mais pertinente possível.

Geralmente a primeira ideia não é a ideal. Há uma metodologia para se criar bons títulos, ela envolve muito mais transpiração do que inspiração. Segue o passo a passo:

  • Escreva, escreva e escreva: ao menos 25 títulos
  • Escolha em média 4 títulos que mais gostou
  • Passe para outras pessoas da equipe escolherem também
  • Selecione o mais votado ou pertinente

Comentar sobre um benefício (A melhor metodologia para…), numerar o seu post (X formas para…) ou fazer uma pergunta (Você está preparado para o …?) são algumas formas de títulos eficazes para o seu post.

7 – Dica adicional

Use botões de compartilhamento social. Há plugins que podem ser instalados com essa finalidade. Você pode usar com os botões correndo pela aba lateral, assim como fazemos aqui no blog, ou pode inserir no início (como credibilidade social) e outro ao fim do post (caminho natural para o compartilhamento).

Seja qual for a sua escolha, os dois casos são boas soluções para aumentar o seu número de compartilhamentos nas redes sociais e aumentar suas visitas ao blog.

Conclusão

Seja qual for o seu assunto, inicie suas postagens com um foco em assuntos mais específicos (explorando nichos de mercado) e a partir disso faça novas postagens ampliando seus temas. Seguir essas dicas e ter uma planejamento de postagens é fundamental para o sucesso do seu conteúdo, aumentar o números de visitas e, por consequência, ajudar em suas metas e conversões.

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