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7 dicas para criar uma newsletter de qualidade

Newsletters são uma ótima opção de comunicação para fomentar o relacionamento com clientes e prospects de uma forma mais leve e com mais proximidade.

Ao contrário dos emails promocionais, a newsletter não é focada em uma oferta específica e pode apresentar uma abrangência maior de interesses. É possível, em uma das chamadas, promover um produto para os que estão em um momento avançado de compra e, ainda assim, ser relevante para os que encontram-se em outro estágio do funil de vendas e se interessam apenas nos artigos e dicas.

Além disso, por repetirem sempre um padrão de organização do conteúdo, podem ser produzidas sem grandes dificuldades.

Tudo isso pode assim gerar um ótimo retorno, desde que a qualidade seja sempre mantida. Nesse post, vamos dar algumas dicas para você ser mais efetivo em suas newsletters.

O Guia do email marketing

1. Só envie se for realmente relevante

Como o objetivo principal da newsletter é manter o público mais próximo do seu negócio, a primeira premissa é a de que você tem conteúdo de qualidade a oferecer. Sua empresa deve saber que tipo de assunto mais interessa à lista. Temas que respondam as maiores dúvidas dos potenciais clientes em sua área de atuação vão atrair mais do que a divulgação pura e simples de um produto seu.

Quanto mais informações você tiver sobre as preferências de seus leitores, melhor. E o ideal é que a mensagem seja a mais segmentada possível. Uma newsletter bem produzida e de conteúdo selecionado com rigor tende a virar um grande ativo de longo prazo.

Veja aqui 8 dicas de bons conteúdos para newsletters.

2. Torne o conteúdo “escaneável”

Se você tem vários temas para divulgar, deixe as chamadas bem separadas e organizadas e dê destaque para os pontos principais.

Nos casos de textos maiores, mantenha somente uma introdução ou resumo com um link para o conteúdo completo disponível no site. Isso vai garantir uma newsletter mais enxuta e permitir que você descubra, através dos cliques, quais foram os conteúdos que mais chamaram a atenção.

3. Escolha bem o assunto da mensagem e o remetente

Sabia que o grande responsável por uma boa taxa de abertura de cliques é o assunto da mensagem? Por isso, prepare-se para dedicar algum tempo para elaborar uma chamada atraente. O desafio é: ser sucinto, objetivo e, principalmente relevante para quem lê.

Uma opção é usar a chamada do texto mais importante que você selecionou para a newsletter. Isso tende a aumentar a taxa de cliques nesse artigo. Outra, é usar a criatividade e destacar o tema de maneira geral em uma frase só.

Mais uma questão fundamental é que o nome da sua empresa esteja presente no remetente do email. Se a pessoa que recebe já tem confiança no seu negócio, exibir o nome vai tornar a mensagem mais atrativa.

4. Aposte na simplicidade do layout

O HTML de um email não pode ser encarado da mesma forma que o HTML de um site. Complexidades na elaboração do template aumentam muito a chance de problemas na forma como cada serviço renderiza a mensagem e tornam mais frequente a quebra de layout.

Além disso, oferecer diversas opções em uma sequência não muito bem definida também pode confundir o usuário e diminuir o número de cliques. Ser simples no CSS e usar um layout simples de tabelas é a melhor opção.

5. Tome cuidado com o uso de imagens

Evite condensar sua newsletter em apenas uma imagem, pois a maioria dos serviços de email tem o padrão de bloquear a exibição. Isso dificulta a visualização e o usuário precisa clicar em uma autorização para conseguir saber qual o conteúdo do email. Essa “barreira” acaba reduzindo bastante os resultados.

Quando utilizar imagens ao longo do HTML preocupe-se em empregar corretamente o atributo ALT, para que o leitor saiba do que se trata caso elas não sejam exibidas.

Neste post tem mais detalhes sobre por que se deve usar um template HTML ao invés de uma imagem.

Também lembre-se de garantir que as imagens estejam no seu servidor próprio.

A utilização de um serviço gratuito de hospedagem de imagem não é recomendada por dois motivos. O primeiro é que esse tipo de serviço é muito utilizado por spammers e pode reduzir a confiabilidade da sua mensagem. O segundo é que muitas vezes esses serviços bloqueiam a exibição de imagens em emails por não conseguir lidar com uma alta quantidade de tráfego. Dessa forma seu potencial cliente não consegue ver o que sua empresa enviou.

6. Sempre meça os resultados para encontrar pontos de melhoria

Aproveite os relatórios oferecidos pelos serviços de Email Marketing para avaliar a efetividade de suas newsletters. A taxa de abertura vai ajudar a identificar os melhores horários de envio, a efetividade do assunto escolhido e o quanto sua empresa tem sido relevante ao longo do tempo.

Já os cliques vão ajudar a mostrar os assuntos que mais chamaram a atenção e podem representar conteúdos interessantes para o seu público.

Isso tudo permite otimizar as campanhas e proporcionar, assim, um maior retorno sobre investimento.

7. Teste muito

Não pense que o trabalho termina quando a newsletter estiver concluída.

Testar antes de enviar é muito importante. Envie a mensagem para você mesmo, para amigos, enfim, teste de todas as formas possíveis. Verifique os principais servidores de email na sua lista e teste todos os principais. Geralmente e-mails do Hotmail, Gmail, Yahoo, Uol e Bol, além de softwares como Outlook 2003 e 2007, Mozilla Thunderbird e Apple Mail estão entre os mais relevantes no Brasil.

Uma boa opção é utilizar o site litmus.com, que mostra a exibição do email em diferentes serviços de email. Esses testes vão ajudar a garantir que o layout não seja quebrado de acordo com o serviço de email.

Mas teste também além disso. Procure variar os tipos de conteúdo, assunto do email e horário de envio para identificar quais opções oferecem melhores resultados para sua empresa.

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