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7 itens que você pode saber com a parte de Estatísticas do Facebook

Descubras quais são os pontos principais de mensuração, de que forma usá-los e como obter insights relevantes para conseguir resultados ainda melhores.

Se você tem uma Fan Page, conquistar mais fãs, aumentar seu engajamento, gerar mais Leads e ter ainda mais resultados são pontos fundamentais para o sucesso de suas campanhas. Para isso é importante acompanhar cada métrica para se chegar lá. Veja como o Facebook é um forte aliado na mensuração e na busca por melhores resultados.

Faca marketing no facebook

Para isso separamos o Facebook Insights (em inglês) ou “Estatísticas” em 7 tópicos específicos para uma leitura mais fácil.

1 – Visão Geral

Aqui é o dashboard com os dados principais da sua página. Funciona como um grande resumo de tudo, dividido em 3 principais campos.

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Total de opções Curtir

Indica um desempenho mais generalista, aqui ele mostra o crescimento da página com relação à semana anterior.

Alcance da publicação

Se divide em duas partes: o “Alcance total”, que indica o número de pessoas que viu qualquer coisa relacionada à sua empresa (e isso inclui os anúncios) e o “Alcance da publicação”, que indica o número de pessoas que visualizou os posts publicados pela página.

Envolvimento

Mostra quantos publicaram no mural, curtiram, comentaram clicaram ou compartilharam posts da página. Em termos mais simples, a métrica indica quantas pessoas interagiram recentemente. Essa informação é importante porque a interação é uma das métricas que compõem o algoritmo do Facebook, chamado de Edge Rank.

Por fim, abaixo das três colunas há também o desempenho das últimas 5 publicações e algumas página para se acompanhar (Benchmarks e concorrentes, por exemplo). No entanto, tudo isso serve apenas como resumo e vamos mostrar mais adiante nos outros tópicos os dados mais a fundo.

2 – Curtidas

Total de curtidas na Página até hoje

Como o próprio nome diz, ele apresenta o número total de curtidas ao longo da criação da página até hoje. Ter fãs em uma página é muito importante, contudo deve-se entender essa métrica de desempenho com pouca relevância, uma vez que dificilmente esse número tende a cair.

Total líquido de curtidas

A parte vermelha do gráfico indica o número de pessoas que deixaram de curtir a página, já a linha azul com pontos indica o saldo: novos Likes menos os que deixaram de curtir. Em todos os gráficos é possível clicar e visualizar em detalhes um único item. Essa ação também vai gerar um comparativo do período atual com o anterior.

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O gráfico seguinte divide um pouco mais a origem das opções “curtir”. Isso é ótimo para identificar se as ações para angariar mais fãs têm funcionado da forma esperada ou não. É interessante também tentar entender se há dependência grande em uma das formas.

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Onde as curtidas em sua página ocorreram

O número de vezes que sua página foi curtida, detalhado por onde isso aconteceu. Ela pode ser comparada ao longo do período e mensurada por Anúncios, Curtidas em sua Página, Sugestões de Página, Celular sem Categoria e outros.

Como as curtidas pagas são calculadas?

Curtidas são contadas como pagas quando ocorrem em até um dia após visualizar um anúncio para sua Página ou até 28 dias após clicar em seu anúncio.

Por exemplo, se alguém visualizar um anúncio para sua Página e curti-la várias horas depois, a curtida será contada como paga porque ocorreu em até um dia após a visualização do anúncio. Se alguém clicar no seu anúncio e curtir sua Página vários dias depois, a curtida será contada como paga porque ocorreu em até 28 dias após clicar em seu anúncio.

Importante: se alguém curtir sua Página após visualizar ou clicar em seu anúncio e depois descurtir sua Página em até 5 minutos, o Facebook não considera como uma curtida ou descurtida.

O que são as curtidas falsas na Página?

As curtidas falsas na Página consistem em curtidas provenientes de contas falsas ou comprometidas, normalmente vendidas por serviços externos (por exemplo, Compre 10.000 curtidas) elas não têm a intenção real de curtir e são ruins para os usuários, anunciantes e para o próprio Facebook.

Existem 4 fontes principais de curtidas falsas na Página:

  • Pessoas que são pagas para curtir determinadas Páginas
  • Contas falsas criadas com o propósito de curtir Páginas
  • Contas que foram infectadas por malware e que, por isso, curtem Páginas sem o conhecimento do proprietário
  • Pessoas que propositadamente instalam malware para obter mais curtidas em sua Página

Observe que não se incluem nesses casos as curtidas na Página provenientes da utilização das ferramentas, gratuitas ou pagas, oferecidas pelo Facebook.

3  – Alcance

Alcance das publicações

Esse gráfico representa o número de pessoas para as quais suas publicações foram exibidas. Divididas entre alcance orgânico e alcance pago, essa métrica auxilia você a comparar como está sendo o desempenho médio de sua Página ao longo do tempo.

Os índices mostram quantas pessoas efetivamente visualizaram suas publicações no feed de notícias ou na própria Fan Page, independente se interagiram ou não.

Curtidas, comentários e compartilhamentos

Temos três linhas compondo esse gráfico. Como o nome da aba sugere, as linhas representam o número total de curtidas, comentários e compartilhamentos que as publicações de suas Páginas receberam nos últimos tempos.

Nessa aba, você pode analisar como está sendo o tipo de engajamento de seu público e, se estiver em suas metas, aprimorá-lo.

Ocultar, Denunciar como spam, e descurtidas

Aqui, temos o oposto das métricas acima. Nessa aba encontram-se todas as interações negativas de sua audiência em sua Página, e o objetivo maior é manter essas taxas nos menores níveis possíveis.

As linhas desse gráfico representam, separadamente, os seguintes índices: Ocultar publicação; Ocultar todas as publicações; Denunciar como Spam; e Descurtir Página.

Alcance total

O último item dessa aba compreende o número total de pessoas que receberam alguma atividade da sua Página, incluindo publicações, publicações de outras pessoas na sua Página, anúncios para curtir Página, menções e check-ins.

Esse item obrigatoriamente possui índices mais altos que o “Alcance das publicações”, uma vez que reúne também alcances indiretos, como os descritos no parágrafo acima.

É dividido entre alcances orgânicos e pagos.

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4 – Visitas

Visitas à Página e guias

O Facebook também monitora detalhadamente o número de vezes que cada guia, ou seção, da sua página foi visualizada. O gráfico mostra em diferentes cores as visualizações totais de cada guia durante um determinado espaço de tempo, independente se houve ou não interações.

Clicando em uma data específica do gráfico você terá acesso ao número de vezes em que cada guia foi visualizada naquele dia em especial, além da porcentagem que cada guia representa do total de acessos.

É possível ver todos os dados cruzados no mesmo gráfico ou delimitar uma guia específica para deixar a visualização mais limpa. Para a última opção, basta clicar na guia escolhida ao lado direito do gráfico, abaixo de onde está escrito Referência.

Se você perceber que determinada seção de sua Página não está recebendo um número esperado de acessos, poderá usar esses dados para tentar aumentar esse índice.

Algumas guias que o Facebook considera nessa análise:

  • Linha do tempo
  • Guia Curtidas
  • Guia Fotos
  • Guia Informações
  • Guia Vídeos

Referências externas

Esse gráfico traz o número de visitas que sua Página recebeu a partir de um site fora do Facebook. Pode ser através de um link para sua página, de um plugin social do seu site, de mecanismos de busca ou qualquer outra referência.

As referências externas o ajudam a entender como a Página do Facebook pode oferecer a você uma boa presença online. Todos os dados que você adiciona à sua Página, como informações comerciais, conteúdos e publicações, são pesquisáveis na Web, e ajudam as pessoas a encontrar sua empresa.

5 – Publicações

Tipo

Há diversas formas de postagens e publicações, de acordo com o Facebook há 3 formas que os usuários tornam-se mais engajados e tendem a responder melhor:

  • Fotos e vídeos: Imagens claras e coloridas que mostram interações entre pessoas trazem bons resultados. Podem ser fotos de um menu, um evento local em sua loja, lançamento de novos produtos ou de pessoas aproveitando suas experiências com seu produto ou serviço.
  • Ofertas do Facebook: atraia pessoas para a sua empresa com uma oferta (veja aqui sobre regras de oferta) que elas podem reivindicar e compartilhar com os amigos. A publicação de descontos e promoções é uma boa forma de chamar a atenção de novos clientes, gerar novos Lleads e reaproximar os já existentes.
  • Perguntas: crie interação com questionamentos. Perguntas estimulam a interação e mostra que as opiniões das pessoas importam para a sua marca. Pediu a opinião de Fãs da sua página? Fique atento para o seu tempo de resposta e saiba atender as solicitações e reclamações, além disso é importante estimular a conversa para aumentar o alcance das suas postagens.

Direcionamento

É para onde você vai enviar a sua mensagem. Ele está dividido em:

  • Público: a postagem será direcionada para os fãs da sua página. Lembrando que hoje o alcance não atinge todos os fãs que curtiram sua Fan Page.
  • Dados demográficos: através dessa opção é possível deixar a sua postagem mais restrita e objetiva. É uma excelente opção para direcionar para um local com público exato para mensagem. No exemplo abaixo nossa mensagem é direcionada para mulheres acima de 25 anos no Brasil.

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Alcance

Alcance é o número de pessoas que receberam impressões da publicação de uma Página. O alcance pode ser inferior às impressões, pois uma única pessoa pode ver várias impressões.

  • Como o alcance é definido? Alcance da publicação é o número de pessoas que viram sua publicação. Sua publicação é contabilizada como tendo alcançado alguém quando é exibida no Feed de Notícias. Os números se aplicam aos primeiros 28 dias após a criação da publicação e incluem pessoas que visualizam a sua publicação em computador desktop e no celular.
  • Qual é a diferença entre impressões e alcance? Impressões é o número de vezes que uma publicação da sua Página é exibida, tenha ela sido clicada ou não. As pessoas podem ver diversas impressões da mesma publicação. Por exemplo, alguém pode ver a atualização de uma Página uma vez no Feed de Notícias, depois, outra vez se um amigo compartilhá-la.
  • Por que a soma dos alcances pago e orgânico difere do alcance total? O alcance total é o número de pessoas que viram suas publicações, independentemente de onde a tenham visto. Se a sua publicação alcança uma pessoa de forma orgânica e por um anúncio, essa pessoa será incluída no alcance orgânico, no alcance pago e no alcance total.

Envolvimento

A partir de 30 curtidas já é possível obter informações sobre as a sua página. Como administrador você terá acesso a dados de desempenho da página. Os gráficos mais abrangentes apontam dois pontos importantes.

  • Cliques em publicações e curtidas, comentários e compartilhamentos: observando as postagens e cruzando essas duas análises podemos identificar se algum conteúdo em específico teve o desempenho que sua empresa esperava, mas é possível ir além.
  • Taxa de envolvimento: é o  percentual de pessoas que interagiu dentre as que visualizaram a publicação. Com ela é possível identificar de maneira clara quais foram os assuntos que mais agradaram a audiência e, assim, ser mais assertivo nos próximos conteúdos publicados.

6 – Vídeos

As postagens em vídeo têm atingido um crescimento considerável Facebook nos últimos tempos. Segundo um levantamento interno, o número de posts com vídeos aumentou em 75% em 2014, o que mostra a forte tendência no formato. Sendo assim, é importante levar em consideração essas métricas para aumentar o alcance de sua audiência.

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Na aba Vídeos, há três opções para análise

Visualizações do vídeo:

Mostra o número de vezes em que os vídeos da sua Página foram visualizados por 3 segundos ou mais em um determinado espaço de tempo.

Os índices são divididos entre as visualizações orgânicas e pagas dos seus vídeos durante o período.

Visualizações de 30 segundos:

No segundo item da aba Vídeos, há um outro gráfico interessante de ser observado. Aqui, você confere o número de vezes em que os vídeos da sua Página foram visualizados por 30 segundos ou mais durante um certo período, também divididos entre alcance orgânico e pago.

Esses índices são obrigatoriamente mais baixos, mas são tão importantes quanto, uma vez que dá uma noção a cerca da qualidade de seus vídeos e de quantas pessoas não os estão abandonando nos primeiros segundos.

“Mas e se meus vídeos tiverem menos de 30 segundos?”. Nesse caso, o Facebook os considera com uma ressalva, e eles entram nesses índices quando forem, no mínimo, 97% visualizados.

Principais Vídeos

Na última aba de informações de Vídeo, você pode conferir quais foram os vídeos mais visualizados na sua Página, assistidos por 3 segundos ou mais.

Para ver os principais vídeos em um diferente intervalo de tempo, basta ir até a parte superior da seção Vídeos e selecionar as datas de Início e Término desejadas.

7 – Pessoas

Na sessão Pessoas, você pode ter uma visão geral sobre como é a audiência da sua Página e encontrar informações como faixa etária, gênero, localização geográfica e idioma.

É subdividido em: fãs, pessoas alcançadas e pessoas envolvidas.

Fãs

Aqui encontram-se as pessoas que efetivamente curtiram a sua página. Mesmo sendo dados muito simples, dependendo do seu negócio você pode usá-los de forma bastante efetiva. Com esses dados, você pode tirar vantagem para programar as próximas publicações baseadas em um público mais feminino ou mais masculino, se for o caso, ou de determinada região, por exemplo.

Pessoas Alcançadas

Nessa aba, aparece o número de pessoas para as quais suas publicações foram exibidas nos últimos 28 dias. Diferente dos Fãs, Pessoas Alcançadas elucida o número total de pessoas que visualizaram suas postagens. Isso inclui amigos de seus fãs que visualizaram um post compartilhado no feed ou pessoas que visualizaram postagens pagas.

Aqui você pode comparar também, em duas cores, a diferença entre seus Fãs e as Pessoas Envolvidas nos gráficos relacionados à faixa etária e gênero. Em azul estão os dados referentes aos Fãs e em cinza os dados referentes às Pessoas Envolvidas.

A grande sacada dessa aba é observar se as características de Pessoas Alcançadas batem com a dos Fãs. Se a diferença for muito alta há algumas considerações a serem levadas em conta. Pode significar que o teor de suas publicações não esteja sendo o mais adequado aos seus fãs. Por outro lado, pode mostrar também um novo público que está sendo alcançado e, se for o caso, uma nova oportunidade que pode ser explorada

Pessoas Envolvidas

Em Pessoas Envolvidas você tem uma outra vertente de público para analisar. Aqui, estão reunidas as características que de fato fazem parte das pessoas que interagiram com os seus posts. Ou seja, as pessoas que curtiram, comentaram, compartilharam suas publicações ou de certa forma se envolveram com sua Página nos últimos 28 dias.

Um simples clique em uma publicação já é o suficiente para que uma pessoas seja considerada “envolvida” e faça parte desse gráfico. Portanto, aqui encontra-se o perfil das pessoas que realmente se engajaram com o conteúdo postado pela sua página.

Assim como em Pessoas Alcançadas, há a possibilidade de cruzar os dados com os de seus fãs. O método é o mesmo, nos dados relacionados a gênero e faixa etária, em cor azul são os seus Fãs e em cinza as Pessoas Envolvidas.

Conclusão

Mais do que saber onde estão todos os dados de desempenho é preciso saber como ler essas informações. Ter um acompanhamento constante ajuda na velocidade da tomada de decisão e pode evitar problemas a médio e longo prazo. Acompanhe suas postagens, procure concorrentes que estão com um bom engajamento e estude seu conteúdo. Ter todas essas informações em mãos ajuda no seu aprendizado, crescimento e faz com que suas ações possam ter resultados ainda melhores.

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