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8 benefícios de participar de eventos de Marketing Digital

Eventos costumam ser grandes incógnitas no Brasil. Ao mesmo tempo em que há entusiastas que vão a todo lugar e aproveitam, há muita gente que considera o dia perdido e, quando muito, vão como obrigação em função do relacionamento com alguém específico ou de um pedido da empresa.

Claro que escolher um evento de qualidade, analisando os temas da agenda, o histórico dos palestrantes e o perfil do público é a parte mais importante, mas saber o que esperar do evento e quais os benefícios a serem aproveitados certamente pode fazer com que a experiência se torne muito mais valiosa.

Sabemos que estar presente requer alguns investimentos como o valor do ingresso, o preço da viagem e da estadia (caso seja em outra cidade), o tempo fora do escritório – e que esses fatores precisam ser justificados para valer a pena. Por isso, neste post listamos oito benefícios que a participação no RD Summit (e eventos de Marketing Digital, de forma geral) podem trazer para a sua empresa.

Aprendizado atual em Marketing Digital

No topo da lista, obviamente, está o aprendizado. Marketing digital é uma área constantemente cheia de novidades e os eventos são uma excelente forma de se manter atualizado com as novas práticas que melhor vêm funcionando. Há sempre aquela novidade que você ainda não sabia, ou aquela tática que você já ouviu falar, mas ainda não havia colocado a mão na massa de fato.

É preciso sempre fazer uma conexão com o seu negócio. Ver resultados vindos dessas aplicações dá um ânimo para colocá-las em prática e trazer benefícios para a sua empresa. Às vezes, uma conferência é apenas o gatilho para você ter um insight sobre alguma melhoria, que você não teria fora desse contexto e que pode impactar significativamente seus resultados.

Fazer networking em alto nível

Em encontros como esses, é impossível não conversar e conhecer outras pessoas. Interagir e trocar cartões de visita é uma excelente oportunidade para conhecê-las e tornar-se conhecido.

São centenas de pessoas competentes e disponíveis, entre participantes e palestrantes, que podem ajudar seu negócio, te apresentar a alguém importante para sua empresa, planejar ações de co-marketing, entre tantas outras possibilidades.

Você pode nem saber que está fazendo isso, mas em alguns casos pode estar conhecendo seu futuro empregado, sócio, investidor, concorrente,

Fazer parcerias e novas vendas

E como fazer networking pode beneficiar o seu negócio? Não raramente algumas dessas conexões viram parcerias de negócio. Além disso, essa pode ser a oportunidade para você “vender” o seu produto ou serviço de uma maneira mais pessoal e conseguir vários interessados, que se tornarão futuros clientes. Muitas vezes um único cliente oriundo do evento já é o suficiente para cobrir todos o investimento.

Encontrar ajuda e soluções para seu negócio

Da mesma maneira que outras pessoas podem encontrar na sua empresa o que precisavam para resolver um problema, você pode conhecer um produto ou serviço que irá solucionar uma demanda interna e melhorar seus resultados.

Muitas vezes a troca de experiências poderá indicar práticas e ferramentas que resolvem uma necessidade muito clara do seu negócio.

Eventos podem ser o lugar certo para trocar ideias e receber esclarecimentos e apontamentos de outros profissionais para alguma dúvida que você tenha. Além disso, muitas vezes nessas conversas são contados casos de fracasso, sucesso e até números, que podem indicar a melhor direção a seguir.

Avaliar o estágio da sua empresa no mercado

Ouvir os palestrantes e conversar com outros profissionais é também uma ótima maneira de avaliar a situação atual da sua empresa no mercado.

Falar com os palestrantes e com as rodinhas de participantes podem permitir identificar taxas de conversão, volume de vendas e práticas de empresas semelhantes à sua, o que pode dar uma visão muito interessante do status atual da sua empresa em relação à competição e as boas práticas atuais.

Prospectar novas contratações

Se a sua empresa está precisando identificar novos talentos para contratação na área, eventos costumam oferecer excelentes oportunidades.

Eles reúnem em um só lugar uma série de pessoas interessadas no tema. Estando atendo e conversando com as pessoas ao redor podemos tentar “pescar” algumas oportunidades interessantes.

Treinar a auto-promoção

Você está fazendo uma boa apresentação do que faz?

Eventos sempre oferecem uma boa chance de pôr em prática a sua própria “venda”. Escolher a forma de falar sobre seu trabalho,  produtos, serviços e qualidades é um exercício que sempre faz bem.

Aproveite eventos para treinar a auto-promoção. Afinal, tão importante quanto ser um ótimo profissional, é deixar que os outros saibam de suas qualidades.

Se divertir

Não podemos deixar de citar que participar de eventos também permite alguma diversão. Diversos eventos contam com coffe-breaks, almoço e/ou happy hour ao final, que costumam proporcionar boas rodas de conversa e boas risadas.

Como extra, há a possibilidade de viajar para os que são de fora. Sair um pouco da rotina e conhecer novos lugares sempre ajuda muito a oxigenar novas ideias e isso pode se refletir no próprio trabalho.

Dicas extras

Vale lembrar que para aproveitar todos esses benefícios é preciso não perder tempo e colocar o que foi aprendido em prática logo após o evento. Fazer anotações e deixá-las de lado não fará nada acontecer magicamente.

Uma dica útil é estudar um pouco os temas das palestras antes do evento. Assim é possível aproveitar melhor e até tirar possíveis dúvidas com os palestrantes e outros participantes. Lembre-se também de algum muito importante que muita gente esquece: levar cartões de visitas.

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