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8 Dicas para Email Marketing na Era Mobile

Você sabia que o brasileiro é quem passa tempo na internet via dispositivos mobile? Isso significa que os dispositivos móveis são uma ótima oportunidade para trabalhar estratégias de Inbound, como o Email Marketing.

Você sabia que o brasileiro, em média, é quem mais passa tempo na internet? E mais: você sabia que também somos quem mais passa tempo na internet via dispositivos mobile?

Para que tenha uma noção desses dados, trouxemos o gráfico abaixo, que compara diversos países e seu acesso à internet via desktop e mobile:

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Fonte: We Are Social 2016 Report

Além disso, hoje, o percentual da população adulta brasileira que usa mobile é de 53%, enquanto via desktop é de 34%. Veja abaixo:

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Fonte: We Are Social 2016 Report

Ou seja, há muitas oportunidades para levar sua marca, seu negócio e seus valores para esse público, que até há alguns anos não existia e que hoje é mais frequente e latente do que imaginamos.

Para se ter uma ideia de como está o mercado mobile e sua importância, principalmente no canal de Email Marketing, trouxemos diversos dados e, além disso, um passo-a-passo com 8 dicas baseadas nesses dados para otimizar suas estratégias mobile.

De início, é importante deixarmos claro que, caso seu negócio não possua estratégias para esse mercado, você pode estar perdendo muitas oportunidades, e é importante passar a considerar essa possibilidade.

O Email Marketing na era mobile

O Email Marketing evoluiu bastante nos últimos anos e continua sendo uma das melhores formas de atingir sucesso; com essa estratégia, é possível comunicar-se com pessoas via desktop, mobile e wearables. E tudo isso de forma personalizada, escalável, automatizada e pessoal.

De acordo com uma pesquisa feita pela Litmus em 2016 através da análise de mais de 1 bilhão de emails, hoje, 54% das aberturas de emails são feitas via dispositivos móveis.

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E os consumidores mobile estão cada vez mais exigentes: o Consumer Adoption & Usage Study (2016), da Adestra, sugere que 71,6% dos consumidores deletará emails caso não seja otimizado para mobile, enquanto uma média de 10% lerá mesmo assim.

Ou seja, tendo 54% de participação no mercado e com uma exigência alta, não podemos nos dar ao luxo de ignorar esses consumidores.

Todos esses dados e informações nos indicam que estamos em meio a uma revolução da comunicação mundial, na qual deve-se pensar e repensar as estratégias de Marketing Digital, e não é diferente com o Email Marketing. Por isso, devemos otimizar campanhas, layouts, CTAs, segmentações e estratégias para atingirmos o público certo. É isso que traremos nesse post.

8 Dicas para otimizar seus emails na era mobile

1) Use templates mobiles prontos

Segundo o estudo “Email Marketing Compass: The Season of Mobile”, feito em 2015 pela Yesmail, a taxa de CTO (Click-to-Open – saiba mais sobre essa taxa em nosso Glossário de Email Marketing no Guia do Email Marketing) é 40% maior para marcas que enviam exclusivamente emails responsivos em comparação com as que não enviam seus emails otimizados.

Para aumentar suas taxas de abertura e clique e trazer assertividade à sua estratégia de Email Marketing, é importante que sua campanha esteja preparada para ser lida em todos os tipos de dispositivos.

Para clientes da Resultados Digitais, que utilizam o RD Station, por exemplo, é possível escolher templates otimizados para Mobile já desenhados e testados, trazendo agilidade ao processo de produção de emails.

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Caso você ou seu time tenham conhecimento em código HTML e CSS inline, você pode optar por criar sua campanha otimizada para mobile, mas isso demanda tempo, tecnologia e conhecimento. E a maioria das equipes de Marketing não possui esses 3 fatores. Assim, é possível agilizar esse processo com templates prontos.

2) Mantenha o assunto do seu email o mais curto possível

Como abordado no post Assuntos de Email Marketing, devido à demanda mobile é preciso dizer mais com menos.

Enquanto em desktop é possível trazer até 80 caracteres para leitura, em mobile esse número cai para 30 caracteres.

Na imagem abaixo, por exemplo, podemos perceber quem está otimizando seus assuntos para Mobile.

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As chances dos emails com assuntos curtos e contextualizados aumentam significativamente em relação aos assuntos longos e incompletos. Consegue perceber?

3) Otimize seu nome de remetente

O nome de remetente é a informação sobre sua empresa mais demonstrada por email e, além disso, 68% das pessoas dizem abrir os emails com base nessa informação.

Portanto, tal qual o assunto do email, é importante otimizar o nome de remetente. Pelo mesmo motivo (encurtamento de espaço em mobile), é importante que o nome do remetente seja curto (com no máximo 23 caracteres, de preferência), para que o leitor contextualize com a sua empresa de forma rápida e intuitiva.

Para que tenha uma ideia, essa é a capacidade de visualização de nome de remetente nos principais dispositivos mobile:

Iphone 6: 32 caracteres

Samsung S4: 32 caracteres

Iphone 5: 23 caracteres

Obs.: Caso o nome da sua empresa seja longo, tente usar abreviações. Elas acabam por encurtar e, ainda assim, geram contextualização com sua marca.

4) Personalize seus botões Call-to-Action (CTA)

Segundo um estudo do MIT, a média de tamanho do dedo de um adulto é entre 1,6cm e 2cm. Traduzindo isso para pixels, encontramos o ideal entre 45 x 45px e 57 x 57px. Este deve ser o tamanho mínimo de largura e altura dos seus botões.

Veja um exemplo de Call-to-Action que usamos na Resultados Digitais:

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É importante inserir CTAs até quando seu email for somente em texto, para que o leitor tenha a facilidade ao clicar.

Se o seu email não tiver CTAs otimizados, pode acontecer de o leitor clicar em algum link errado e isso prejudicar a experiência do usuário, fazendo com que ele delete ou não leia mais seus emails.

Facilitar o clique nunca é demais.

5) Mantenha seus emails curtos e leves (balance entre imagem e texto)

Essa é uma tendência. Usuários mobile tendem a ler rapidamente seus emails e têm total preferência por emails leves e rápidos. Pesquisas mostram que a média de tempo de leitura por email é de apenas 51 segundos.

Portanto, o ideal em um layout e em uma campanha de email é usarmos imagens para contextualização rápida (o tempo de processamento de uma imagem por humanos é muito mais rápido que por leitura) e, consequentemente, trazermos o texto para argumentação e contextualização rápidos.

Resumindo:

  1. Imagem para contextualizar
  2. Texto curto, direto e argumentativo

6) Traga movimento

Sim! Outra tendência.

Em 2016, emails com GIFs têm capturado muito mais a atenção do que emails estáticos.

O que são GIFs?

GIF é um formato de imagens com o qual é possível trazer movimento. Há diversos sites que auxiliam a compor esse tipo de imagem rapidamente ou a encontrar um GIF pronto com direitos livres de uso.

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As oportunidades de uso são bastante amplas. É possível fazer seu público rir, contextualizar uma ideia de forma divertida ou até mesmo explicar funcionalidades – use sua criatividade. Isso certamente irá aumentar o engajamento das pessoas com seu email.

7) Traga sua melhor oferta ou seu melhor conteúdo nos primeiros 250px de altura

Em paralelo com a dica 5, a leitura dos usuários tende a ser cada vez mais curta e rápida, portanto traga seu melhor conteúdo para o início para que o usuário, logo ao abrir seu email, possa contextualizar e entender sua oferta de cara.

O percentual de pessoas que abrem o email e não efetuam a rolagem é de 60%. Ou seja, a maior parte do resultado do seu email virá destes 250px.

8) Use Landing Pages responsivas (vá além do email)

Conseguir que seu usuário clique em suas campanhas de email é somente metade da experiência. Se ele clicar em sua campanha e a Landing Page também não for otimizada para mobile, a tendência em ter uma experiência ruim é alta e as chances de que essa pessoa volte a clicar em seus emails diminuem consideravelmente.

Por isso, otimize também suas páginas de destino para que a experiência dos seus leads seja a mesma.

Veja um exemplo de Landing Page otimizada para mobile que fizemos na Resultados Digitais:

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Além de pensar na oportunidade que essas otimizações podem trazer ao seu negócio, pense, principalmente, na experiência do seu usuário. Preste atenção no comportamento deles e do seu mercado.

Isso trará insights rápidos e melhorará seu negócio consideravelmente.

Tire um tempo extra e otimize suas campanhas de Email Marketing para mobile: os resultados serão rápidos e significantes!

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