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5 pontos para entender a importância do Blog em Instituições de Ensino

Confira 5 pontos que mostram como o Blog de uma Instituição de Ensino pode ser uma ótima estratégia de Marketing Digital!

Um espaço democrático para troca de saberes. Essa é uma das explicações de Blog que já pode ser considerada daquelas fundamentais para quem trabalha com educação e vê nesse meio a busca constante pela aproximação de quem quer aprender com quem pode ensinar, de maneira cada vez mais personalizada e horizontal.

Já faz algum tempo que o Blog tem sido considerado por algumas instituições uma ferramenta a mais no processo de ensino e aprendizagem, mas na prática ainda são poucas as IEs que exploram esse canal de troca de conhecimento, que é válido tanto para o relacionamento instituição-alunos quanto o relacionamento instituição-mercado. E a importância do Blog para a educação está justamente na compreensão de como explorar esse instrumento de comunicação para beneficiar tanto a prática docente quanto o posicionamento da instituição perante seu público-alvo, com o auxílio do Inbound Marketing.

Com o intuito de mostrar que o Blog não é um instrumento de controle docente nem um ambiente de registro de ações pertinentes à escola apenas, mas sim a possibilidade de trabalhar conteúdos tanto com quem já é aluno da IE como com quem pode se tornar um aluno, listamos 5 pontos que permitem explorar essa ferramenta muito além do consenso superficial e que mostram a importância do Blog para Instituições de Ensino.

1 – O Blog é uma ferramenta de comunicação para temas de interesse em comum

Esqueça a imagem de que o Blog na educação só pode ser usado para discutir o tema de uma disciplina ou passar recados da instituição ou professor. Ele até pode servir para isso, mas esse tipo de uso é um desperdício. Em sala de aula ou em um ambiente de ensino e aprendizagem, use o Blog para o desenvolvimento de assuntos ligados a um tema que venha de um interesse complementar ao estudo dos alunos. O assunto abordado deve ser interessante tanto para quem escreve quanto para quem lê, pois isso faz o conteúdo fluir melhor e acrescentar mais conhecimento. Quando a autoria é compartilhada entre instituição e alunos, o acréscimo acadêmico é ainda maior.

O princípio da pertinência dos temas vale também, e muito, quando o Blog é usado em estratégias de Inbound Marketing. Ao entender quem é a persona da sua Instituição de Ensino, publique conteúdos sobre os quais você tem domínio e pelos quais seu público-alvo irá se interessar. Use o Blog como uma ferramenta de atração ao longo de toda a jornada de compra de seu aluno, trabalhando temas que coloquem sua IE em evidência, mas principalmente agreguem valor a quem irá acessá-lo. O Blog pode ser um dos principais canais de comunicação com seus futuros alunos, então, para auxiliar na produção de conteúdos ao longo da jornada de compra e potencializar a importância dessa ferramenta para empresas de educação, confira o post sobre como criar conteúdos baseados na jornada de compra da sua persona.

2 – Manter um Blog atualizado e com conteúdo de qualidade garante destaque na área de atuação da sua IE

Quanto maior for a troca de conhecimento e quanto mais alcance os conteúdos de seu Blog tiverem, mais responsabilidade em relação à sua autoridade sobre o assunto você terá. Esse aspecto é extremamente importante e delicado, uma vez que o que é disponibilizado em um Blog está aberto tanto a críticas quanto a fedbacks positivos.

Por isso a qualidade é fundamental, e no contexto educacional ela ganha ainda mais força. A Educação é um setor que carrega o peso da transformação social, do preparo e da qualificação das pessoas. Quando uma instituição se propõe a compartilhar conhecimento em forma de posts, esses são a porta de entrada do modelo de ensino e aprendizagem que ela oferece. Quando seus futuros alunos enxergam sua instituição como autoridade no mercado de educação e referência em suas áreas de interesse, eles confiam mais e se mostram mais dispostos a investir em seus cursos ou em seu programa acadêmico.

Faça com que a atualização e manutenção do Blog sejam parte do Planejamento de Marketing e Gestão da sua Instituição de Ensino, assim essa ferramenta não será deixada de lado com as desculpas de falta de tempo ou dificuldades de temas, que podem aparecer no decorrer dos bimestres em sua IE e atrapalhar o trabalho de autoridade perante o mercado.

3 – A interatividade de um Blog é atrativa tanto para os alunos quanto para quem ainda não escolheu sua Instituição de Ensino

O protagonismo do aluno é um caminho defendido e colocado em prática no meio educacional cada vez com mais força, independente do segmento ou formato da instituição. Se você é mantenedor de um Colégio, reitor de uma Universidade ou gestor de uma Instituição de Cursos Livres na modalidade de EAD, por exemplo, certamente já se deparou com essa tendência e sabe que os alunos buscam por mais espaço para argumentar e complementar as informações que lhes são entregues.

Com os espaços para os comentários no Blog, esse tipo de troca é facilitado tanto para alunos com o professor quanto para os Leads com a instituição. Dentro do contexto de aula, o tempo pode não permitir que discussões complementares ao tema central se ampliem o suficiente para todo o compartilhamento de informações relevantes. Manter um Blog que possibilite esse tipo de interação só acrescenta à construção do conhecimento.

Com o foco voltado ao Inbound Marketing, as interações do público nos comentários do Blog são um passo a mais na manutenção do relacionamento com os possíveis futuros alunos. Por isso é tão importante manter o Blog vivo e dinâmico, uma vez que desse compartilhamento de ideias por meio dos comentários também será possível extrair temas para novos posts, aprender mais sobre as experiências do público de sua instituição e aprimorar as ações levando em consideração o feedback dos atuais e futuros alunos.

4 – O Blog é uma ferramenta de estudo tanto para alunos e Leads quanto para os autores

Já que o Blog é um canal que coloca à prova o domínio conceitual sobre os temas publicados nele, para quem escreve se torna indispensável a atualização constante para o embasamento nos materiais que serão disponibilizados. Esse canal tira da zona de conforto tanto alunos como professores quando usado com autoria compartilhada. Se a proposta é complementar às iniciativas do currículo tradicional, o estudo de temas auxiliares será parte fundamental dessa dinâmica e a aprendizagem será partilhada entre autores e espectadores.

Com o uso do Blog para o relacionamento entre instituição e público-alvo, as responsabilidades e vantagens têm o mesmo peso do uso didático, já que o intuito é partilhar conhecimento e informações pertinentes com os futuros alunos. Para ser relevante dentro do mercado de educação, a instituição deve se manter atualizada em relação às necessidades de suas personas e as tendências para o meio educacional em que atua. E mesmo quando o tema da publicação for uma especialidade da IE, o poder de síntese e a revisão também serão uma forma de estudo. Assim, o conteúdo oferecido educa o Lead e também amplia a autoridade da IE sobre as dores de seus futuros alunos.

5 – É um canal de consulta ao longo da jornada de compra do aluno que auxilia no fechamento de matrículas

Nem sempre o potencial aluno da sua instituição está pronto para se matricular nela. Quando ele está procurando as possibilidades para seu futuro educacional, o Blog pode ser o melhor canal de consulta sobre o que sua IE pode oferecer e o espaço de interação e contato contínuo, percorrendo toda a jornada de compra até o fechamento da matrícula.

Esse tipo de relacionamento é interessante e funcional em um Blog porque, ao contrário de outdoors, panfletos, mídias pagas e anúncios em redes sociais, essa ferramenta concentra todos os conteúdos publicados e permite a pesquisa mesmo de materiais antigos, ou seja, não tem prazo de validade nem precisa de investimento financeiro contínuo para que o aluno veja os conteúdos ao acessar esse canal.

Bônus: Como usar o Blog em diferentes tipos de IE

Escolas de educação básica

Um projeto desenvolvido em sala de aula pode dar início a um Blog que sirva também para alimentar os interesses de alunos que ainda não fazem parte dessa instituição. Um exemplo são alguns Blogs criados para resenhas críticas de obras literárias usadas no Ensino Médio. Mesmo que esse não seja o Blog principal da escola, é um dos canais que podem atrair alunos que querem aprender mais sobre o assunto e descobrem a sua IE.

Ensino Superior

O uso de Blogs por Instituição de Ensino Superior pode ser uma excelente porta para os futuros estudantes que querem descobrir mais sobre o mercado de trabalho e as opções de profissões a seguir. Quando o foco é a pós-graduação, o Blog é um canal para a possibilidade das segmentações de temas cada vez mais específicos. Um Blog que trate apenas de doenças que afetam os olhos provavelmente será uma chamariz para que possíveis alunos descubram um curso de Especialização em Oftalmologia.

Cursos Livres

A diversidade e a flexibilidade dos cursos livres proporcionam ainda mais opções às instituições que os oferecem. Para exemplificar, um Blog de uma escola de música pode abordar temas desde novas bandas até instrumentos musicais desconhecidos, dependendo da persona a que se direciona.

Conclusão

A importância do Blog para a educação vai muito além de uma opção para complementar as atividades tradicionais nos ambientes educacionais. Essa ferramenta possibilita o crescimento entre a interação da instituição com seus alunos, auxiliando em metodologias que valorizem o protagonismo do aluno nos mais diferentes formatos de instituições e ampliem a gama de discussões complementares aos temas curriculares.

Para a Instituição de Ensino, o ganho não é apenas no relacionamento com seus alunos. O Blog é uma poderosa ferramenta para as estratégias de Marketing Digital, que funciona como um canal para a atração inicial e também para a manutenção do relacionamento com os Leads da IE. Como as vantagens são muitas, confira o nosso eBook “Blog para negócios”, disponível aqui para download gratuito, e tenha alguns insights sobre como você pode usar o canal como uma maneira eficiente de atrair mais alunos e se relacionar melhor com seu público.

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