Abas personalizadas e aplicativos no Facebook: quando funcionam e como usar


Abas personalizadas

Apesar da constantes mudanças no visual do Facebook, um elemento sempre se mantém presente nas páginas: as abas. E apesar de estarem em posição de destaque no topo, muitos negócios não exploram todo o seu potencial. Neste post veremos algumas ideias para aplicar e gerar mais resultados para a sua empresa – inclusive Leads e vendas.

e-Book de Introdução ao Marketing no Facebook

Abas (ou aplicativos) são aquelas janelinhas que aparecem logo abaixo da foto de capa da página. Por padrão, o Facebook oferece 5 opções delas: fotos, curtidas, eventos, vídeos e notas (a exibição das três últimas é opcional). Como cada página pode ter até 12 abas, você pode criar abas personalizadas e oferecer mais conteúdo relevante para o seu público.

Quer saber o melhor? A customização pode ser realizada com  iFrames, que são basicamente um documento HTML dentro de outro documento HTML. O que isso quer dizer?  Que tudo que um site conseguir fazer em HTML pode virar um aplicativo, pois é como se eles puxassem o conteúdo de uma página da Internet para dentro do Facebook.

Agora que você sabe disso, explore o contexto do seu negócio e pense em opções interessantes e que ajudem as pessoas a encontrar informações sobre seus produtos e serviços.

Quando um aplicativo pode ajudar meu negócio

Vamos imaginar uma situação: se você está com fome e busca restaurantes japoneses no Facebook, o que seria um diferencial para escolher onde comer? Se uma página exibe uma aba com cardápio e você gostar das opções, ponto para ela.

Cardápio em aba no Facebook

Em outro momento você procura uma agência de passeios turísticos na cidade X. Uma das opções mostra uma aba com os passeios e horários oferecidos. Você acha um legal e já agenda o tour. Muitas vezes o visitante não tem nem o trabalho de ir para o seu site: o que ele busca já pode estar no Facebook. Em um mundo onde ninguém quer perder tempo, ponto pra você!

As ideias são inúmeras: desde páginas de produtos e endereços das lojas até oferta de empregos na sua empresa, como esse exemplo da Red Bull. Pense em quais informações um visitante no Facebook precisa para tomar sua decisão de compra. Tenho certeza que não faltarão opções.

Gerando fãs (e Leads) com o Like Gate

Você já deve ter visto um Like Gate. Essa funcionalidade, que também é uma alternativa de aba personalizada, exibe um conteúdo para quem não curtiu e outro para os que já curtiram a página. Veja como é o nosso Like Gate:

Like gate

O nosso exemplo é uma boa opção para gerar Leads (além de fãs). Nós disponibilizamos para o público alguns dos nossos materiais educativos. Assim, quem clica nas ofertas cai em uma Landing Page e deixa seus contatos conosco. O mesmo pode ser feito com outros tipos de ofertas e produtos.

Aplicativos para personalizar abas

Existem várias opções (gratuitas e pagas) para criar suas abas. Algumas oferecem templates prontos, bastando apenas editar textos e imagens, ou ainda opções para inserir o HTML do conteúdo que desejar. O Static HTML é uma opção simples, e nele é possível criar Like Gates. O Pagemodo também oferece o serviço, por valores acessíveis.

Abaixo listo alternativas praticamente “prontas” e que também são boas opções de abas para o seu negócio:

Twitter, Youtube, Instagram, Flickr, Vimeo, Pinterest: a Central de Aplicativos do Facebook tem apps para manter seu público no Facebook por dentro das últimas atualizações das suas outras mídias (observe no rodapé todas as opções). Use a opção para ser um atalho para seus outros canais!

Blog: com o Networkedblogs os últimos posts do seu blog aparecem na aba.

FAQ: disponibilize as perguntas mais frequentes de seus clientes com o app FAQpage.

Contato: deixe um formulário de contato usando o ContactMe para as pessoas que querem conversar com a sua empresa.

Livestream: vai fazer alguma transmissão ao vivo? O Livestream permite isso em abas.

Promoções: apesar de não ser mais necessário usar aplicativos para criar promoções, o Wildfire e o Fanappz são indicados.

Para quem quiser algo mais sofisticado, será preciso um trabalho em programação. Nesse caso, essa página pode ajudar.

Dê destaque para suas abas

Muitas vezes a timeline é um pouco confusa e não mostra de cara o que uma empresa é, nem o que faz ou vende. As abas podem ajudar a esclarecer essa informações. Mas para isso, é preciso que sejam vistas.

Quem anuncia no Facebook tem uma vantagem: pode fazer um direcionamento direto para elas. Há duas opções de anúncios que permitem direcionar os usuários para suas abas: “curtidas de página” e “cliques no site”. Na hora me montar seu ad, basta escolher uma dessas páginas como destino.

Materiais Educativos

Outra alternativa é cuidar com as imagens de capa de cada aba. Alguns aplicativos definem uma imagem padrão, mas é possível alterar e colocar ali algo mais chamativo e com a cara da sua empresa (as dimensões são 111x74px). Como o ícone dos nossos materiais, que está ao lado.

Destaque-as e aproveite o potencial das abas a favor do seu negócio.

information

eBook Grátis

Como criar, gerenciar e fazer crescer a presença da sua empresa na maior rede social do mundo

  • Por que sua empresa deve estar no Facebook.
  • Entenda o Edge Rank e amplie o alcance das suas ações.
  • Saiba analisar e otimizar os esforços.
Baixar eBook

Software de Marketing Digital - RD Station


Categorias: Facebook, Mídias Sociais, Relacionar

  • Thiago Henrique da Silva

    Achei o que eu procurava, vou dar uma melhorada na minha fan page, criei
    ela dia 09 desse mês e acho que está indo muito bem, mas é claro que é
    sempre bom melhorar não é mesmo!?

    Caso queiram dar uma olhada essa é minha fan page: https://www.facebook.com/MarketingBrasilOficial
    Esse é meu blog novo: http://www.marketingbrasiloficial.blogspot.com.br/

  • Milene

    Alguém sabe me dizer se essas abas ficam acessíveis pra quem entra através de celulares?

    • Renan Horan

      Depende, exisitem aplicações que possibilitam a visualização em celular, na maioria das vezes não. Nossa agência faz… rs

  • Fernando Nunes

    Sinceramente já vi abas funcionando com games, onde você além de dar like divulgava automáticamente na sua timeline algum conteúdo relacionado a marca.

    Sinceramente gostaria de ver dados que comprovem que o uso de abas seja válido, posso ser cético demais mas tenho bastante dúvidas do retorno que essa ação pode gerar.

  • Renan Horan

    Lembrando que promoções só com a autorização da CEF.
    Nossa agencia utiliza o ShortStack pra desenvolver

  • Tania M F Alves

    Olá, as abas estavam funcionando até fevereiro e pararam de funcionar, o que pode ter ocorrido, tanta as que abriam o site, quanto top fans… https://www.facebook.com/lojaterranossa… O que pode ter ocorrido

  • Luh Azevedo

    As abas não estão disponíveis no redesign do Facebook. Não desta forma tão evidente quanto no layout anterior.

  • Marcos

    Olá, ótimo post, esclareceu muitas de minhas dúvidas. Mas gostaria de saber uma coisa: o Facebook não permite mais colocar imagens como capa das abas?

  • Pingback: Por que sua empresa deve ter uma página (fan page) ao invés de um perfil no Facebook | Ponto R Comunicação