Blog de Marketing Digital de Resultados

Aplicativo Facebook Pages: gerencie a página de sua empresa pelo iPhone

Se sua empresa possui uma página no Facebook, é bem provável que você já tenha sentido a necessidade de utilizá-la em seu celular ou tablet, pois estava sem um computador por perto. Até então, o aplicativo oficial do Facebook não permitia a um administrador de página acessá-la para postar conteúdo, responder a comentários e ver os insights em nome da empresa.

Finalmente o Facebook resolveu esse problema lançando o aplicativo Facebook Pages Manager, atualmente disponível na App Store americana. Basta instalá-lo em seu iPhone para utilizar os recursos da páginas empresariais do Facebook.

Por se tratar ainda de uma primeira versão, o aplicativo não possui todas as funcionalidades das Facebook Pages quando acessadas pelo navegador, porém traz o mínimo que um administrador precisa para fazer o gerenciamento em mobilidade.

Se sua empresa ainda não possui uma estratégia de Marketing no Facebook, baixe nosso eBook Introdução ao Marketing no Facebook.

Postar atualizações na página da empresa

Facebook Pages iPhone Post

A postagem de conteúdo em nome da empresa talvez seja a funcionalidade mais importante trazida pelo aplicativo. Ainda não é possível utilizar recursos mais avançados, como criação de evento, perguntas e destaque de posts na página, porém é possível fazer atualizações mais essenciais como Links, imagens e textos simples.

Outro recurso importante é poder Curtir comentário de fãs em nome da empresa e apagar certos comentários ou posts apenas deslizando o dedo sobre o mesmo.

Receber notificações via Push

Uma das características do Facebook é a velocidade e a facilidade que um usuário tem para fazer comentários nos posts de uma empresa. Também é comum vermos empresas que demoram para responder esses comentários, o que acaba irritando o fã ou o cliente.

Com o aplicativo, você será avisado via Notificação Push sempre que ocorrer alguma interação com a página de sua empresa. É um recurso bastante útil para quem está longe do computador não ter que ficar entrando e conferindo o aplicativo a todo momento.

Essas notificações também são acessíveis dentro do próprio aplicativo, na barra azul que fica no topo da página. Por lá também é possível ver as últimas 20 pessoas que curtiram sua página, porém ainda não há como acessar uma lista de todos os fãs.

Acessar algumas estatísticas da página

Facebook Pages iPhone Insights

O Facebook Insights é um dos recursos mais interessantes dos quais uma empresa dispõe. Quando acessadas pelo navegador, ele traz informações extremamente relevantes para a empresa, como o perfil demográfico dos fãs, sua localização geográfica, o gráfico de desempenho da página em relação a interações, novos “Likes”, comentários, etc. Na versão para celular, esse recurso ainda é bastante limitado. Você poderá ver apenas o número de fãs da página, a quantidade de pessoas falando sobre ela e o alcance semanal dos posts, sendo que esses dois últimos dados aparecem ainda em um gráfico onde é possível conferir se eles têm crescido ou diminuído durante a semana.

O que falta para o aplicativo se tornar tornar essencial ao Marketing

Possuir todos os recursos da versão para navegador seria o ideal, porém entendemos que, por se tratar de um aplicativo mobile, dificilmente isso acontecerá, pois o foco desses aplicativos é justamente dar ao usuário os recursos essenciais de gerenciamento “em mobilidade”.

Contudo, vemos que há algumas funcionalidades que seriam interessantes se aparecessem nas próximas atualizações, tais como:

  • Visualizar a página no formato de timeline, bem como utilizar alguns recursos da mesma, como a marcação de posts como destaque;
  • Receber e responder mensagens enviadas de modo privado para a página;
  • Visualizar o Feed de Notícias com as atualizações das páginas parceiras da sua empresa, ou seja, as páginas as quais sua empresa Curte no Facebook.

 

Obs: na data deste post, ainda não havia um aplicativo oficial para Android e iPad, embora o aplicativo do iPhone possa ser instalado no tablet da Apple.

Marcadores:

Deixe seu comentário