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As 5 preocupações mais comuns em Inbound Marketing (e por que não se preocupar com elas)

Confira algumas das preocupações mais comuns em Inbound Marketing, com dicas de como resolvê-las para obter sucesso e aumentar as vendas!

Quem ouviu falar há pouco tempo de Inbound Marketing, certamente ainda está pesquisando e avaliando os prós e contras. Se esse é o seu caso, ou se você está começando a utilizar as técnicas de Inbound na sua empresa, você já deve ter se deparado com algumas dificuldades no caminho.

Neste post, vamos abordar algumas das preocupações mais comuns, com dicas de como resolvê-las para obter sucesso e aumentar as vendas Inbound.

1 – “Não tenho tempo ou profissional dedicado para cuidar disso.”

O gerenciamento de tempo é um dos maiores desafios de qualquer empresa. Sempre teremos mais ideias do que tempo para executá-las, e por isso mesmo é importante saber priorizar. Além disso, nenhuma ideia é grátis, então a gestão de recursos também é imprescindível.

É claro que quanto mais tempo investido em pensar e realizar a sua estratégia de Inbound Marketing, melhores serão os resultados. Mas se você não consegue ter um profissional dedicado para isso, a dica é começar com pouco:

O ideal neste começo é manter o foco. O tempo é curto e as tentativas de fazer tudo ao mesmo tempo vão acabar dificultando mais ainda. Comece com o mínimo necessário e você verá que grandes ideias vão surgir no caminho. Anote-as e deixe-as para quando você tiver mais tempo e recursos para implementá-las.

2 – “Os resultados vão demorar, não posso esperar”

Muitas empresas começam a aplicar as técnicas de Inbound Marketing com expectativas imediatas. Quando os resultados não aparecem no primeiro mês (até acontece, mas é raro!), começa a ficar difícil justificar o investimento e então, a reação natural é querer interromper o processo e cancelar tudo.

Felizmente, contamos com diversos casos de clientes que refinaram suas táticas e obtiveram resultados duradouros no médio e longo prazo, aumentando as vendas e a geração de Leads.

Quem investe em Inbound Marketing deve estar preparado para aumentos de 200%, 500% e em alguns casos, até 1000%.

Se você realmente não pode esperar, experimente algumas mídias com resultado de curto prazo, mas lembre-se: é imprescindível ter uma oferta para converter visitantes em leads. As mídias pagas vão gerar visitas, mas o objetivo é oferecer um conteúdo relevante para esses visitantes entrarem na sua base de dados.

O segredo aqui, como no primeiro ponto, é também manter o foco. Uma estratégia inicial sempre vai precisar de ajustes ao longo do tempo. Mas mudar totalmente a estratégia a todo momento pode ser a receita para os resultados demorarem cada vez mais.

3 – “Não tenho ou não consigo gerar um conteúdo relevante”

No início, pode ser difícil pensar em uma pauta de conteúdo para atrair visitas e gerar Leads. Mas pense bem: se você entende do que está fazendo, você com certeza tem muito conhecimento a transmitir.

Algumas dicas práticas:

  • Procure identificar suas personas e o motivo pelo qual elas precisam do seu produto ou serviço;
  • Resista bravamente à ideia de fazer um blog falando apenas dos benefícios do seu produto ou da sua empresa!;
  • Exercite a empatia! O que suas personas estão buscando quando abrem o Google? O que (ou quem) elas seguem nas redes sociais?;
  • A partir daí, pense em conteúdos que sejam relevantes e dê a eles um formato atraente.

Repare que “o que produzir” é apenas o quarto passo! Então, siga essa sequência e elabore sua pauta de conteúdo.

A maior dificuldade surge quando queremos pensar já no resultado final, ou seja, em que conteúdo produzir, sem pensar antes em para quem vamos produzir e o que esses leitores querem saber.

Além disso, você perceberá que a perspectiva de gerar conteúdo relevante vai incentivar também a pesquisar e saber mais sobre o seu mercado, o que pode gerar ideias valiosas para o seu negócio.

4 – “Se eu entregar meu conhecimento de graça, ninguém vai precisar de mim”

À primeira vista, parece óbvio, principalmente se o seu negócio envolve consultoria e serviços. Mas repare que as principais referências de qualquer mercado são geralmente pessoas e empresas que sabem muito e que deixam aparecer o quanto sabem. Isso as torna mais confiáveis e geralmente são a primeira opção quando queremos recorrer a alguém.

No Brasil e no mundo, a figura do professor continua sendo uma das mais confiáveis. Ou seja, ensinar continua sendo uma das melhores maneiras de conquistar a confiança do seu público.

Essa é também a estratégia da Resultados Digitais. Temos uma infinidade de materiais educativos e somos o exemplo mais prático de que ensinar dá credibilidade e gera vendas.

Construa uma reputação e conquiste autoridade para ser referência no mercado. Os Leads virão! E se ainda não estiver convencido, pergunte a si mesmo:

Quando o meu cliente procurar por mais informações a respeito do que ele precisa, em qual link eu gostaria que ele clicasse? No site da minha empresa ou no site do concorrente?

5 – “E se as pessoas não visitarem / não clicarem / não comprarem?”

É uma preocupação válida, certamente. Você define suas personas, produz conteúdo relevante, cria ofertas para gerar leads, prepara uma festa e… ninguém aparece!

Entendemos a preocupação. Afinal, você está colocando o melhor de si, do seu tempo, dos seus investimentos e recursos para essa estratégia dar certo. Mas os inúmeros casos de sucesso falam por si: é muito difícil isso acontecer.

Se ainda assim você continua preocupado, basta saber que o Inbound Marketing também é a modalidade que mais permite monitorar, medir e aprimorar seus resultados. É possível avaliar desde a sua primeira tentativa, o que muitas vezes o marketing tradicional não permite.

Thomas Edison, um dos maiores gênios da humanidade, disse o seguinte: “eu não falhei, eu apenas encontrei 10.000 jeitos que não funcionam”.

No Marketing Digital, o sucesso vem muito antes das 10.000 tentativas! Cada visita, cada clique, cada download pode ser monitorado e fornecer informações relevantes para deixar sua estratégia cada vez mais inteligente.

“Tudo bem, e agora?”

Sabemos que os desafios do empreendedor brasileiro são sempre muito difíceis. É natural surgirem desconfianças, preocupações e até alguns medos saudáveis quando se trata de uma estratégia tão inovadora e diferente.

Para adquirir mais confiança, nada melhor do que começar com nosso Kit de Marketing Digital para iniciantes. Se você quer continuar investigando, faça uma busca aqui mesmo no blog da Resultados Digitais ou em nossa seção de materiais educativos, onde você encontra uma infinidade de conteúdos educacionais e práticos, ajustados a diferentes necessidades e estágios!

Temos certeza que sua empresa vai ter muito sucesso aplicando o Inbound Marketing!

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