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Autenticidade, Audiência e Influência: 3 pilares que devem fazer parte da produção de conteúdo de sua empresa

Conheça algumas estratégias e ações que podem auxiliar sua empresa a produzir e disponibilizar conteúdo autêntico, gerar cada vez mais audiência e influenciar seus visitantes e Leads de forma que se tornem clientes.

Além dos canais tradicionais, como site e blog, alguns relatórios apontam que, mensalmente, bilhões de conteúdos são compartilhados no Facebook; a cada minuto, cerca de 400 horas de vídeo são publicadas no Youtube; e, a cada dia, 70 milhões de fotos são publicadas no Instagram, mais de 500 milhões de tweets são postados no Twitter e mais de 400 milhões de snaps no Snapchat.

Vivemos no mundo do excesso, onde muitas e diferentes informações sobre os mesmos assuntos são oferecidas. Em alguns casos, até mesmo informações superficiais e de pouca utilidade, que, aos invés de aproximar, distanciam da sua empresa essa geração tão crítica, que tem acesso às melhores informações e que em muitos casos é seu cliente final.

Oferecer conteúdo de qualidade é um grande diferencial e, mais do que isso, gerenciar a escassez do mesmo e fazer com que seu visitante e contato se sintam especiais pode ser de grande valia para que os resultados almejados sejam alcançados.

“Conteúdo relevante é conteúdo que gera audiência. Hoje a audiência busca autenticidade. A autenticidade gera empatia, que gera influência”, diz Álvaro Paes de Barros, diretor do Youtube.

Autenticidade Audiencia e Influencia

Utilizando a linha de pensamento de Álvaro, que vamos seguir esse post. Abaixo você vai saber mais sobre estratégias e ações que podem auxiliar sua empresa a produzir e disponibilizar conteúdo autêntico, gerar cada vez mais audiência e influenciar seus visitantes e Leads de forma que se tornem clientes.

1. Autenticidade

Seja para atração de visitantes, captura de Leads ou para relacionamento com seus contatos, conhecer seu público-alvo é de extrema importância. Ter conhecimento sobre o tema que você escreve ou adquirir o mesmo para isso vai fazer total diferença.

Transmita o que os seus concorrentes não transmitem, tenha sua especificidade e diferencial. Desperte através do seu conteúdo e das ofertas casadas com ele o senso de “eu tenho, você não”. Isso vai fazer seu público se sentir importante.

Conhecer e definir o seu público-alvo é essencial para o planejamento e construção do conteúdo da sua empresa, além de ser tarefa essencial para os objetivos que você almeja com o mesmo, seja número de visitantes, Leads e, em um momento mais a frente, até mesmo vendas.

Além de características físicas e geográficas, estar atento e se questionar sobre a personalidade, rotina, gostos, dificuldades e demandas do seu público-alvo vai ser fator divisor para que você realmente entregue conteúdo relevante aos mesmos.

Levar em consideração o dia a dia do seu público na produção de conteúdo pode transmitir a sensação de que você realmente se importa com o mesmo, faça algo personalizado, passe a sensação de que seu produto e serviço estão atrelados às necessidades que ele tem.

Ter conhecimento sobre o que você pretende escrever é um grande diferencial, além de tornar muito mais simples o processo de produção.

No entanto, você não precisa se prender a isso. Buscar parcerias e referências com o intuito de deixar seus materiais mais ricos é um ótimo motivo para dedicar tempo em investigação e aquisição de conhecimento.

Nesse caso, o mais importante é garantir que sua empresa seja autêntica no conteúdo que oferece, que confeccione com personalidade e com uma linguagem que faça o leitor identificar sua empresa e sua marca.

Para escrever com autenticidade:

  • Conheça seu público-alvo;
  • Saiba qual é o diferencial da sua empresa, dos seus produtos e serviços;
  • Ofereça conteúdo personalizado;
  • Busque parcerias e referências, se necessário;
  • Imprima sempre a personalidade da sua empresa e da sua marca em todos os seus conteúdos.

2. Audiência

Audiência não é somente você ter muitas visitas em suas páginas ou estar presente no máximo de canais possíveis, mas sim conquistar e fidelizar seguidores que enxergam sua empresa como referência em determinado segmento e potencializar isso com ações ao longo do tempo. Tendo seguidores fidelizados fica muito mais fácil galgar desafios maiores de audiência.

É muito comum que sempre encontremos o que buscamos na internet. São muitas informações que nos são oferecidas independentemente do conteúdo que buscamos.

Porém, se sua empresa já trabalha bem e é conhecida por sua autenticidade, gerar audiência através da escassez ou da oferta como uma troca pode ser o próximo passo no caminho do sucesso.

Nesse momento é que vamos despertar no nosso visitante ou no nosso Lead aquela sensação de “eu tenho, você não”, a sensação de que eu preciso fazer determinada ação para ter acesso a determinada informação.

Vejamos um exemplo que pode deixar mais claro como aplicar isso no dia a dia.

TED

“Apesar dos TEDx terem se propagado pelo mundo, os TEDs originais continuam sendo eventos fechados só para convidados/aprovados. E olha que o TED adotou uma estratégia de publicar todos os seus conteúdos online, o que poderia tê-los colocado numa vala comum do excesso. Mas, como mantiveram a escassez dos eventos físicos, aumentaram o desejo de participação e de marca apesar de distribuírem tudo na web free.” – via YouPix.

Vendo o exemplo do TED ficam claros os principais pontos que precisamos seguir para alcançar a audiência qualificada que buscamos. É possível oferecer conteúdo e informações sem nada em troca para construir sua autenticidade.

Porém, ao longo do trajeto, faz-se necessário ir acrescentando ações que vão garantir os resultados que seu negócio busca, através de estratégias de escassez, de “moedas de troca”, de informações para segmentos específicos e fidelizados.

Para gerar audiência:

  • Conquistar seguidores;
  • Fidelizar seguidores;
  • Despertar o sentimento de “eu tenho, você não”;
  • Gerenciar escassez ou troca, mantendo o desejo de ter algo, vivo no seu público alvo.

3. Influência

Para criar influência através da produção conteúdo, o primeiro ponto que vem à mente é o conhecimento do comportamento, da rotina do nosso público-alvo, como mencionado no início do artigo.

Entender o momento do nosso visitante ou Lead é extremamente importante para que possamos despertar nele uma necessidade, ou, então, dependendo da sua jornada, já oferecermos a ele o que está buscando. Sendo assim, é muito importante, além do público-alvo, que você entenda em qual etapa da jornada de compra o mesmo se encontra. Assim, sua possibilidade de influência será algumas vezes maior do que se você oferecer o mesmo a todos, sem percepção de momento e jornada de compra.

Quando falamos em oferta de conteúdo geralmente vêm à mente coisas tradicionais e, estejam elas relacionadas ao conteúdo em si, canais ou formatos, na maioria dos casos percebemos que sempre é feito mais do mesmo. Oferecer novidades, assuntos e situações que despertem a curiosidade dos seus visitantes e Leads é um diferencial para você alcançar a influência que almeja.

Todo mundo gosta de novidade e psicologicamente é confirmado que este tipo de estímulo pode mudar a percepção sobre um produto ou serviço.

Em alguns casos o produto pode apenas ter passado por pequenas adaptações, no entanto, se for lançado como uma nova versão, como uma novidade, o efeito que causa sobre os interessados é potencializado. Isso porque ninguém quer ficar desatualizado e ter acesso à versão antiga das coisas.

Fale sobre experiências. Neste ponto, o exemplo do TED pode ser utilizado novamente. Praticamente na sua totalidade todos os conteúdos gerados em seus eventos tratam de experiências e histórias vividas pelos palestrantes. Contar histórias tem o poder de gerar afinidade entre seus visitantes e Leads.

Na prática, você precisa adaptar o tipo de experiência que quer passar de acordo com seu produto e serviço. No entanto, existem algumas formas que podem ser utilizadas para colocar isso em prática: planejamento de conteúdo, história de desenvolvimento de um produto ou serviço oferecido pela sua empresa e até mesmo case de sucesso, que nesse caso pode ser da sua própria empresa ou de atuais clientes.

Para ser influente:

  • Conheça o comportamento do seu público alvo;
  • Identifique o momento do seu público alvo na jornada de compra;
  • Fale sobre experiências.
  • Ofereça novidades;

Conclusão

É comprovado que um dos pilares para o sucesso no Marketing Digital é a produção de conteúdo, no entanto, sendo esse um pilar, cada dia mais empresas aderem a este tipo de estratégia e o principal desafio das mesmas é fazer algo diferente e inovador.

Preocupar-se em fazer um trabalho autêntico, capitalizar, fidelizar seguidores e saber influenciar os mesmos da maneira certa tem parecido ser a regra certa para sua empresa se diferenciar das demais.

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