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6 grandes resultados que essas empresas de tecnologia não imaginavam ter com a automação de marketing

Confira 6 grandes saltos que algumas empresas do setor de tecnologia deram ao usar a automação de marketing em suas estratégias de Marketing Digital!

Não é raro encontrarmos dentro de empresas o pensamento de que as estratégias de marketing contribuirão apenas para indicadores da própria área, como colocação nas primeiras páginas do Google, aumento de tráfego para o site, cliques, seguidores em redes sociais etc. Essa é uma realidade presente em muitos negócios. Mas essas são apenas métricas de vaidade, e não apresentam realmente muitos resultados efetivos para a empresa como um todo.

Em Inbound Marketing, contudo, a proposta é outra. O grande objetivo é gerar oportunidades reais para vendas. Já a automação de marketing pretende facilitar todo o processo e torná-lo inteligente e escalável. Assim, os ganhos atingem a empresa toda. Reunimos alguns cases de empresas do setor de tecnologia mostrando quais surpresas esses negócios encontraram ao começar utilizar esta estratégia. Confira:

1. Automação do processo de pré-vendas

A automação de marketing pode ser usada de diversas formas a favor de uma empresa. Já mostramos aqui no blog as possibilidades de utilizar automação no pós-vendas do negócio, por exemplo. Mas a Moblee, empresa que desenvolve aplicativos para eventos, foi por um caminho ainda mais diferente. Por meio dessa estratégia, a equipe de pré-vendas conseguiu ganhar escala e eficiência na abordagem. De forma mais produtiva, o time atinge os Leads certos no momento ideal e de maneira mais efetiva e direta.

Quando percebem que determinado Lead ainda não está suficientemente preparado para concluir a compra, o vendedor adiciona esse prospect em um fluxo específico para esse momento. Assim, a equipe de pré-vendas consegue nutrir (de forma automatizada) esse Lead até que ele esteja mais suscetível ao fechamento. Com isso, as taxas de qualificação aumentam consideravelmente ao passo que também há diminuição do esforço da equipe.

2. Agilidade no processo de vendas

Como diminui toques manuais, a agilidade em todo o processo – desde marketing até vendas – é um outro grande ganho para negócios que utilizam a automação. As notificações e coordenações internas necessárias tornam-se muito mais eficientes. Criar tags, marcar um Lead como oportunidade e atribuir um vendedor como “dono” desse contato são algumas das ações que aceleram a abordagem e, assim, o fechamento. A integração da ferramentas de automação de marketing com o CRM também agiliza ainda mais o processo.

A Superlógica, empresa com um sistema de gestão para nichos de mercado, oferece trial de seu software. Antes de trabalhar com Inbound Marketing de forma plena, as únicas automações que possuíam era mandar um email de boas-vindas assim que o Lead começava o teste e outro quando o período de trial chegava ao fim. Isso fazia com que a empresa tivesse um processo longo e custoso. Agora, com os fluxos de automação bem estruturados, a organização consegue otimizar o tempo de fechamento da venda, o que é crucial para um negócio que possui ticket médio, como é o caso.

3. Resultados progressivos com diminuição de esforços

Muitos negócios não se dão conta de que Inbound Marketing realmente funciona como uma máquina, que precisa de um impulso maior em um primeiro momento, mas que, uma vez funcionando, o trabalho maior está em manter e fazer ajustes. A Convenia, empresa que oferece uma plataforma de recursos humanos, ficou surpresa ao perceber que o conteúdo gerado traz resultados cumulativos.

Mesmo os materiais produzidos anos atrás continuam trazendo bons resultados na geração de Leads para a empresa. E cada conteúdo produzido a mais entrega mais resultado. Assim, o negócio conseguiu aumentar em mais de 50 vezes o volume de visitas e, consequentemente, de Leads. O CAC (custo de aquisição) também caiu consideravelmente: de R$8.000 para R$4.000. “Esse cumulativo acaba sendo uma curva exponencial de crescimento. E, a longo prazo, ele aumenta desproporcionalmente ao tamanho do seu esforço”, afirma o CEO da Convenia, Marcelo Furtado.

4. Redução do CAC e aumento considerável de ROI

Por destinar seus esforços a estratégias de atração, relacionamento e gestão de Leads de uma forma inteligente (e de acordo com a sua própria realidade), a automação de marketing aumenta o retorno sobre investimento. A empresa consegue entender exatamente quais canais e ações trazem mais resultados e, assim, investir no que realmente funciona. Isso foi o que a Cheesecake Labs, empresa de desenvolvimento de soluções mobile para Startups, experimentou.

Mesmo o público-alvo do negócio sendo composto por empresários do Vale do Silício, por meio da automação de marketing, a Cheesecake Labs conseguiu chegar até eles com um investimento pequeno se comparado ao lucro. Já nas duas primeiras vendas por meio do Marketing Digital a empresa obteve um ROI 22 vezes maior do que o investido para a aquisição.

Com a Teclan, organização com mais de 20 anos de atuação na área de contact center e soluções de comunicação integrada, a história foi pelo mesmo caminho. A equipe decidiu apostar forte na automação de marketing e na produção de conteúdo como estratégia (Marketing de Conteúdo), com publicações de posts no blog, infográficos, vídeos, eBooks, trilhas de conhecimento etc. Atualmente, o Blog da Teclan é responsável por 93% dos Leads obtidos pela empresa. Com isso, o retorno sobre investimento (ROI) chegou a 6845% (com aumento de 455% em apenas um ano).

5. Aumento de vendas mesmo concorrendo com gigantes

Conquistar mercado por si só já é uma tarefa difícil. Quando se concorre com gigantes, essa meta torna-se ainda mais ambiciosa. A história da P4 Telecom, empresa de telecomunicações que oferece planos de internet residenciais, empresariais e rurais via rádio e fibra óptica, serve de exemplo para quem possui um desafio como esse. Por meio da automação de marketing, a organização aumentou suas vendas em 150% tendo o mesmo público-alvo de empresas como a Oi.

Com investimentos em mídia paga, SEO e produção de conteúdo, a empresa conseguiu dobrar o tráfego de seu portal contando com aumento de 100% no número de usuários únicos mensais. Para gerar Leads, o negócio investiu em Landing Pages para campanhas online específicas, como o dobro de velocidade de internet para qualquer plano de fibra óptica contratado. Ações como essas resultaram em um aumento de 400% no número de Leads gerados e de 150% no total de vendas.

6. Ganho de escala

Cada um dos tópicos abordados anteriormente levam a um caminho quase óbvio: ganho de escala. A automação de marketing funciona como uma máquina de aquisição de clientes. É uma forma previsível de crescimento, com a qual a empresa entende quanto, onde e como conseguirá progredir. Muitas organizações, como a própria Resultados Digitais, têm no Inbound Marketing sua grande força motora.

Mas não somos os únicos! A Rock Content, por exemplo, empresa que oferece uma plataforma de gestão de conteúdo, triplicou o faturamento em dois anos. Todas as vendas da empresa ocorrem via Inbound e todo o trabalho é feito com automação de marketing. “Fomos de três fundadores para mais de 100 funcionários de 2014 para 2015. E tudo isso com a automação e Inbound Marketing”, afirma o CEO da empresa, Edmar Ferreira.

Conclusão: Como a automação de marketing pode ajudar também a sua empresa

Muitas empresas ainda ficam receosas pensando se Inbound Marketing realmente se aplica às suas realidades e serve para elas. Ainda há uma mentalidade enganosa de que Marketing Digital traz custos, mas poucos resultados. A verdade é que, se trabalhado da maneira correta, ou seja, estratégica e bem pensada, a área de marketing consegue provar seu valor com essas estratégias e gerar eficiência.

Apresentamos aqui situações e contextos diferentes de negócios que têm tirado grande proveito dessa metodologia. O desafio inicial é entender quais são os objetivos principais da organização: Diminuir o CAC? Aumentar o ROI? Conquistar um mercado muito específico? Otimizar o funil de vendas? Crescer o faturamento? Se você respondeu “sim” para pelo menos uma dessas perguntas, então, sim, o Inbound Marketing serve para sua empresa.

Se quiser conhecer mais detalhes sobre cases de empresas de tecnologia que alcançaram bons resultados com Inbound Marketing é só acessar o blog do RD Station.

Caso queira saber mais sobre como utilizar a automação de marketing para ter os mesmos benefícios que as empresas citadas nesse post, baixe agora nosso eBook “Automação de Marketing: da teoria à prática”.

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