Blog de Marketing de Resultados

Business Intelligence (BI) para o Marketing Digital

Na semana passada tivemos um momento bastante especial com o RD Summit 2014, nosso evento anual de Marketing e Vendas, quando conseguimos reunir 1.300 pessoas para discutir Marketing e Vendas, tudo em um clima muito legal de aprendizado, networking e diversão. Por todo o feedback que recebemos (exemplo aqui), estamos felizes em afirmar que o evento foi um sucesso e mais do que cumprimos com nossa expectativa.

Há um momento do evento em que temos a chance de apresentar uma novidade na qual estamos trabalhando por muito tempo. Tive o prazer de apresentar esta novidade no nosso Keynote, junto com uma ideia maior de como o Marketing deveria trabalhar para gerar e demonstrar resultados reais de negócio para a empresa.

Para quem não estava no RD Summit, abaixo estão o vídeo e os slides da apresentação (ligeiramente editados).

A ideia central que apresentei é que o Marketing está no centro da máquina de aquisição de clientes e geração de receita, porém isto apresenta um grande desafio para gestores e analistas de Marketing, que têm como missão gerar e demonstrar crescimento continuamente para seus negócios.

Falei também sobre o enorme impacto que as pequenas otimizações apresentam no longo prazo: ao melhorar em apenas 10% mês-a-mês alguma parte do nosso funil, ao final de um ano conseguimos ter uma operação 213% maior, e ao final de três anos é possível crescer 30 vezes! Sem mágica, mas com disciplina, planejamento e principalmente melhorias contínuas e incrementais.

No entanto, para entender de fato como sua “máquina de aquisição” funciona e conseguir buscar essa otimização, os gestores e analistas esbarram em uma série de desafios, seja por um descompasso entre o que entregam e o que o CEO e a Diretoria esperam, ou por limitações conceituais e técnicas das ferramentas utilizadas, que acabam inviabilizando a análise adequada e fazem com que o foco do time do Marketing acabe restrito a produzir relatórios trabalhosos e com pouco valor de negócio.

O Marketing BI, nova grande funcionalidade do RD Station, vem para ajudar a resolver este problema.

Mais do que uma ferramenta de análise, o Marketing BI é um framework poderoso de análise e demonstração de resultados, desde a camada de negócios com informações importantes para o nível estratégico da empresa, até às camadas da Canais e Campanhas, que permitem que os gestores e analistas de Marketing tenham um conhecimento mais profundo sobre o funcionamento da sua operação de Marketing Digital, e quais os principais problemas e oportunidades de melhorias.

Convido-os para conhecer abaixo a página especial que fizemos para a funcionalidade e o primeiro post explicativo no blog do RD Station.

Marketing BI

Marcadores:

Deixe seu comentário