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Como aproveitar a Black Friday para aumentar suas vendas

Confira algumas recomendações que você pode seguir para aumentar suas vendas durante a Black Friday.

Você já aproveitou alguma vez a Black Friday como uma oportunidade para vender mais? A força que a ação tem ganhado no Brasil é surpreendente. O evento começou a acontecer oficialmente no país em 2010, e desde então vem aumentando bastante seus números, tanto em vendas quanto no número de empresas participantes.

Nesse post, vamos falar sobre algumas técnicas que você pode utilizar para vender mais em seu negócio. São dicas válidas tanto para negócios B2B como B2C.

Antes de ir direto ao ponto, é interessante falar brevemente sobre a história da data. O termo “Black Friday” foi criado pelo varejo norte-americano. É uma ação coletiva com descontos agressivos, e que acontece há décadas, sempre na última sexta-feira de novembro, que é também um dia após o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. Neste ano de 2015, a data cai no dia 27 de novembro.

Alguns dados sobre a Black Friday de 2014 no Brasil, segundo pesquisas do ClearSale e do BlackFriday.com.br:

  • Valor movimentado durante o evento: R$ 871,9 milhões;
  • 48% aumento das vendas de 2013 para 2014;
  • 80 milhões acessos simultâneos no dia da promoção.

Os números comprovam como o movimento tem obtido bastante sucesso no Brasil. Abaixo, vamos falar sobre algumas recomendações básicas para você vender mais e melhor durante a Black Friday.

1 – Explore os dados do passado

Se sua empresa já participou de outras edições da Black Friday, você provavelmente tem dados bem relevantes que podem ser explorados, visando uma otimização de resultados no ano atual.

Dados como número de vendas e receita obtida são parâmetros importantes para você traçar metas realistas para esse ano.

Da mesma forma, outras estatísticas como número de acessos simultâneos e interação da audiência nas redes sociais são outros indicadores para você analisar. É primordial que você mantenha uma estrutura sólida para que seu site não caia caso receba um número muito alto de visitas. Também é preciso estar preparado para interagir em tempo real com potenciais compradores.

Analisar também se deu resultado as palavras-chave que foram usadas no passado, estratégias de conteúdo e mídias utilizadas para promoção. É uma boa hora para deixar para trás o que não funcionou e continuar testando que deu resultado.

Enfim, o segredo é utilizar esse histórico para tentar prever ações futuras. Estudar o comportamento do consumidor no ano anterior para aproveitar melhor a oportunidade de vendas, e atingir a persona certa com uma maior precisão.

2 – Crie uma Landing Page de promoção

Uma forma simples de criar uma base de contatos que realmente está interessada nas suas ofertas de Black Friday é criar uma Landing Page com antecedência para coletar os dados desses Leads.

Utilize a identidade visual da Black Friday na Landing Page para que os usuários entendam logo de cara do que se trata. Um fundo preto é fundamental. Assim como Call to Actions destacados. O vermelho é uma cor que contrasta bem com o preto da Black Friday, mas essa é só uma opção.

Faça com que seus Leads se sintam importantes e tenham certa vantagem sobre as outras pessoas utilizando Call to Actions como “Me avise” ou “Seja o primeiro a saber”.

Outro elemento importante é criar um cronômetro regressivo na Landing Page. Você pode ver, por exemplo, a Landing Page que criamos para a Black Friday da Resultados Digitais.

3 – Utilize no site um Exit Intent – popup de saída

Um pop up de saída ajudar a coletar Leads para a sua oferta. A função exit intent mostra o pop up apenas quando o usuário está saindo da página.

Um exemplo é o que estamos utilizando aqui na Resultados Digitais durante esse período, como você pode ver no print screen abaixo:

Exit Intent - Black Friday - Resultados Digitais

Para configurar pop ups como esse, basta utilizar uma ferramenta especial para essa função. No post “As ferramentas de marketing que usamos na Resultados Digitais”, mostramos duas opções recomendadas para a criação desses pop ups.

4 – Segmente bem as newsletters

Tenha cuidado para não queimar a sua base por conta da Black Friday. É verdade que a maior parte de sua base gostará de receber descontos irresistíveis, mas apenas se for de algum produto que ela realmente se interesse.

Se seu negócio for de um nicho bem específico, é bem provável que isso não seja necessário. Mas, caso seu negócio seja amplo e tenha vários segmentos, personalize as suas newsletters da Black Friday com base no que o seu Lead se interessa.

5 – Invista em mídia paga

Promova a sua Landing Page para criar uma base grande de Leads interessados em suas ofertas de Black Friday. Facebook Ads, Twitter Ads, Instagram Ads e Google AdWords são plataformas que você pode usar para segmentar seus anúncios para uma audiência bastante específica.

Antecipe os anúncios alguns dias antes para você ter menos concorrência durante o período. Uma ideia útil é adicionar um código de Remarketing para quem visitou sua Landing Page, e anunciar para quem ainda não converteu na página ou apresentar as ofertas para quem já a visitou.

Programe também anúncios em diferentes canais para testar qual deles está sendo mais eficiente. Por exemplo, você pode dividir seu investimento em anúncios em uma campanha de Facebook para Newsfeed Desktop, Newsfeed Mobile e anúncios na Lateral direita.

6 – Valorize os visitantes via mobile

Segundo o relatório Digital, Social & Mobile 2015, 22% da população brasileira que usa a internet pelo celular pesquisou algum produto para compra utilizando esse dispositivo, e 15% comprou de fato algum produto pelo celular.

Otimizar o site para que compras possam ser feitas por dispositivos móveis já é uma realidade e não mais uma previsão.

Além de outros fatores serem importantes, como já falamos no post “Mobilegeddon: seu site está preparado?”, fazer com que seu site esteja otimizado e tenha uma navegação fácil e rápida em dispositivos móveis pode fazer toda a diferença.

7 – Prepare o estoque (em caso de B2C)

Como você percebeu nas estatísticas do início desse post, a Black Friday vende e vende muito! São milhões de reais movimentados durante a data e milhões de pessoas querendo comprar.

Se você pretende vender bastante em um negócio B2C, prepare seu estoque. Além de aumentar sua receita, você também não corre o risco de deixar seus visitantes frustrados por não conseguirem realizar uma determinada compra.

8 – Prepare um suporte em tempo real

Tenha consciência de que o movimento em seu site deve ser maior do que o normal se você estiver realizando uma campanha de Black Friday.

Junto a esse aumento de visitantes simultâneos, deverão aumentar o número de visitantes que terão dúvidas pontuais sobre determinados produtos ou serviços.

Algumas opções como Olark e Zopim são alternativas bem conhecidas para você implementar no seu site e tirar essas dúvidas rápidas dos clientes. Deixe sempre uma equipe preparada para responder à audiência nesses canais.

Além disso, consumidores cada vez mais buscam interagir com as empresas em redes sociais como Facebook ou Twitter. Não esqueça desses canais, e monitore durante o dia para ver se há algum cliente insatisfeito publicando algo sobre seu site, por exemplo.

9 – Faça um atendimento de excelência

É importante sempre atender o cliente da melhor maneira possível. Ser Customer First é parte de uma cultura primordial para o bom crescimento de uma empresa, e uma tecla que sempre gostamos de bater aqui na Resultados Digitais. Para saber mais sobre o tema, leia nossos posts sobre Customer Success.

No entanto, pode ser que a Black Friday exija que sua empresa dedique uma atenção ainda maior aos clientes. Isso porque a concorrência é enorme, e há grandes chances de o cliente optar por outra opção caso ele tentar entrar em contato com sua empresa e não conseguir uma resposta.

10 – Seja honesto e faça descontos de verdade

A Black Friday, apesar de oferecer descontos valiosos para o consumidor, também já foi alvo de piada por conta de empresas que se aproveitaram do momento com campanhas de má fé, aumentando o valor dos produtos para aumentar o valor dos descontos.

Paródias como “Black Fraude” e “Tudo pela metade do dobro” foram já muito disseminadas na internet em anos anteriores, e isso alertou os consumidores.

Há sites que monitoram os preços durante o ano todo, e que os consumidores podem usar para entender se há desconto mesmo ou se o desconto é forjado.

Para não sofrer consequências negativas nas redes sociais ou no Reclame Aqui, seja honesto com seu cliente. Ofereça descontos de verdade para conquistá-lo e fidelizá-lo. Lembre-se que um cliente satisfeito pode voltar a efetuar outras compras em seu site ou até mesmo a expor sua satisfação nas redes sociais, gerando prova social gratuita para seu negócio.

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