Blog de Marketing Digital de Resultados

Blog em subdomínio diferente – Como acompanhar no Google Analytics?

Com certa frequência vemos algumas empresas separarem o blog (ou outra seção) do resto do site utilizando subdomínios diferentes. São exemplos:

  • www.empresa.com.br
  • blog.empresa.com.br

O problema é que, após fazer isso, grande parte das empresas acaba cometendo um erro bastante comum: o de criar contas distintas no Google Analytics.

Múltiplas contas no Analytics = Problemas

Tendo múltiplas contas no Google Analytics a empresa enfrentará os seguintes problemas:

  • As principais fontes de tráfego serão seus próprios sites

Suponha que um visitante faça uma busca no Google e encontre um de seus posts. Logo após ler o post ele entra na home do seu site e acaba comprando um produto. Neste caso você não saberia qual palavra chave gerou a compra, pois a fonte de tráfego para a página da conversão será considerada o próprio blog.

  • Números de visitas e visitantes únicos distorcido

Cada conta do Analytics tem seu próprio número de visitas e visitantes únicos, mas o número de visitantes que trafegou em todos seus sites é uma interseção entre eles que você não terá como saber.

  • Tempo médio de visitação reduzido

Um visitante navegando entre home, blog e produto geraria várias visitas distintas de curta duração, enquanto na verdade ele pode ter passado um largo período analisando sua empresa.

Solução: Conta única, múltiplos perfis

Você pode resolver tais problemas utilizando a mesma conta de Analytics em todos seus sites. E um ponto interessante é que nem por isso você perderá a flexibilidade de analisar relatórios distintos. É possível criar perfis diferentes para cada subdomínio e utilizar filtros para separar os dados.

Detalhes técnicos

Mesmo código de acompanhamento

Por conta única você deve entender que não se trata de um login único no Analytics, mas de um único UA-ID, também chamado de “Propriedade” pelo Google Analytics.

Para isso você precisa garantir que está utilizando exatamente o mesmo código de acompanhamento em todas as páginas do seu site, seja no blog ou na home. O código correto é indicado pelo Analytics quando se escolhe a opção “Um domínio com vários subdomínios” na seção “Adminitrador”, como na imagem abaixo.

Código para vários subdominios no Analytics

Filtros para acompanhar separadamente

Se você não quer os dados misturados no analytics faça o seguinte:

  • Crie um novo perfil em Administrador > Perfis > Novo Perfil
  • Dê o nome de um dos subdomínios que você utiliza, por exemplo: blog.empresa.com.br
  • Com o novo perfil selecionado cliquem em Filtros > Novo filtro
  • Dê o nome “Filtrar apenas subdomínio”
  • Escolha Filtro personalizado > Incluir
  • Em “Campo de filtro” escolha “Nome do host”
  • Em “Padrão de filtro” preencha com o endereço do subdominio, porém adicione uma barra invertida (\) antes de cada ponto (.), exemplo: blog\.empresa\.com\.br
  • Repita o passo para os outros subdomínios que possuir

 

Adicionando Filtros ao Google Analytics

Dica: não remova o perfil inicial, mantenha sempre um este perfil sem filtros. Só assim você poderá fazer avaliações horizontais (entre todos sites). Mas fique atento, o perfil sem filtros somará as visitas para páginas com a mesma URL, por exemplo: blog.empresa.com.br/home e www.empresa.com.br/home. Para evitar que isso aconteça enquanto analisa o conteúdo deste perfil sem filtro, adicione o “Nome do host” como dimensão secundária.

 

adicionando-nome-do-host

Marcadores:

Deixe seu comentário