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Como acompanhar o trabalho do seu analista de Marketing

Um passo-a-passo de como acompanhar o trabalho do seu analista a partir de um estudo feito com empresas que obtêm ótimos resultados com o Marketing Digital!

Trabalhar com Marketing Digital se tornou uma estratégia essencial para empresas de todos os portes. Independentemente da quantidade de investimento que você faça em presença digital, é inevitável a necessidade de gerenciar esses recursos.

Contudo, Marketing Digital ainda é novidade para muitos empreendedores, sendo uma área de estudo muito nova e em constante atualização. Essa realidade dificulta o acompanhamento constante dos gestores que confiam a área de Marketing Digital a especialistas como analistas, agências, consultores e freelancers. Em troca, espera-se um rápido resultado e que esses especialistas resolvam todos os problemas da sua empresa.

Infelizmente, esse desalinhamento de expectativas é bem comum e gera uma desconfiança para quem contrata e falta de foco e motivação para quem trabalha. Além de afetar diretamente seus resultados.

Por isso, trouxemos um passo-a-passo de como acompanhar o trabalho do seu analista, a partir de um estudo feito com empresas que obtêm ótimos resultados com o Marketing Digital.

Existem três etapas:

  1. Planejamento
  2. Execução
  3. Análise

1 – Planejamento

a) Alinhe os objetivos de negócio e defina os objetivos do trimestre

Sua empresa e o Marketing Digital não podem estar em caminhos diferentes. Por isso é preciso fazer um planejamento trimestral que alinhe suas expectativas de negócio com o trabalho realizado pelo marketing.

Para começar, apresente os objetivos da sua empresa e case os objetivos com as responsabilidades do marketing. Se tiver dificuldades, nós temos um mapa de Sucesso dos nossos clientes. Ele pode te ajudar a definir seus macroobjetivos. Crie no máximo três objetivos.

Exemplo:

  • Objetivo da Empresa para o Trimestre
    • Objetivo 1: Gerar novos negócios pela internet
  • Objetivo do Marketing para alcançar os objetivos de negócio
    • Objetivo 1: Gerar Leads
    • Objetivo 2: Ser referência na Internet
    • Objetivo 3: Reduzir o Custo de Aquisição de Clientes

b) Crie metas para cada objetivo

Com os objetivos alinhados, fica mais simples criar metas para acompanhar se esses objetivos serão alcançados. Se você tiver dificuldades de criar uma meta, nós sugerimos dois caminhos: O primeiro é definir uma meta a partir de uma hipótese (o famoso chute), mas, claro, como aprendizado. O segundo é procurar um comparativo de mercado para se basear. Grupos do LinkedIn do seu segmento são uma boa pedida.

Exemplo:

  • Objetivo do Marketing para alcançar os objetivos de negócio
    • Objetivo 1: Gerar Leads
  • Critérios de Sucesso para alcançar o Objetivo 1
    • Meta 1: Aumentar em 20% o número de novos Leads
    • Meta 2: Alcançar a marca de 2000 Leads novos em um mês
    • Meta 3: Criar um material rico toda semana.

c) Crie um plano de ações

Essa etapa parece a mais fácil. Mas não se engane, por a mão na massa e criar um plano de ações nem sempre é tão simples assim. Aqui, é importante associar cada meta a uma série de ações que farão seu analista alcançar o resultado esperado. Confie nele para o desenvolvimento dessas tarefas e tenha um deadline (prazo) para cada uma delas. É importante, nessa etapa, ter certeza que os recursos disponíveis para a realização do planejamento estão completamente coerentes com o número de tarefas.

Exemplo:

  • Critérios de Sucesso para alcançar o Objetivo 1
    • Meta 3: Criar um material rico toda semana
  • Tarefas para alcançar a Meta 3 do Objetivo 1
    • Tarefa 1: Fazer o planejamento de conteúdos ricos que serão criados
    • Tarefa 2: Criar modelo de Landing Page
    • Tarefa 3: Preparar promoção de lançamento dos materiais
    • Tarefa 4: Produzir eBook

2 – Execução

a) Faça uma gestão visual do plano de ação

Com as tarefas definidas, é hora de dar vazão a elas no dia a dia. Aqui está o maior gargalo das empresas: acompanhar o desenvolvimento na operação. Para isso, sugerimos uma ferramenta de controle do fluxo de tarefas, o Kanban. Ele te ajudará a indicar o andamento do planejamento sem precisar gastar muito tempo com reuniões de acompanhamento. Fiz um exemplo no Trello.

Kanban projetos marketing digital no trello

Se for possível replique o mesmo na sua empresa, porém na parede, com post-its.

Se você nunca usou o Kanban, pode começar a estruturar o seu com as colunas iguais as do exemplo.

Se for usar o Kanban, como no exemplo, para o acompanhamento é importante analisar:

  • Próximas Tarefas do Trimestre: Não é necessário colocar todas as tarefas nesta coluna. Ela pode ser incremental. O objetivo é dar uma visão dos próximos passos do mês seguinte.
  • Próximas Tarefas do mês: Essa coluna é essencial para ver a cadência de tarefas semanais. Ela será o controle da velocidade de execução das tarefas. Preste atenção se essa coluna está diminuindo, no mínimo, um quarto (¼) a cada semana. Se estiver menor, veja se as tarefas são muito grandes ou estão dando muito trabalho para serem resolvidas.
  • Em execução na Semana: Aqui estarão as tarefas executadas do período de sete dias. Defina um dia da semana para começar e terminar. Para acompanhamento dessa coluna, sugiro uma reunião semanal rápida.
  • Pronto: Todas as tarefas finalizadas ficarão aqui. Faça a limpeza delas depois de realizar a análise, que falarei um pouco mais a frente nesse post.

b) Faça uma reunião semanal rápida

Você só precisa de trinta minutos com seu analista por semana. Foque no que está sendo feito, ou seja, na coluna Em execução na semana.

Exemplo de pauta para a Reunião:

  1. Verificar se todas as tarefas foram feitas;
  2. Entender os gargalos e as oportunidades na operacionalização das tarefas e definir como evitá-los ou aproveitá-los da melhor forma;
  3. Escolher tarefas para a semana corrente.

Dica de ouro: Tarefa feita é melhor do que tarefa perfeita. Sabemos que a execução de uma tarefa com certeza impacta nos resultados, mas o fato de você não realizá-la impacta de uma maneira mais drástica no seu negócio.

3 – Análise

a) Revisão mensal

Todo início de mês faça uma revisão das tarefas realizadas. É muito importante ter o planejamento em mãos. Para analisar, olhe os números que foram acordados nas metas e faça a comparação entre o estipulado e o realizado. Aqui, como todos têm clareza das tarefas e dos gargalos do dia a dia, fica muito mais simples construir soluções estratégicas em conjunto. A sétima dica desse artigo pode te ajudar.

b) Aposte na melhoria contínua e no feedback

Nada mais efetivo para melhorar do que ter claro quais são seus desafios e oportunidades. Por isso, sempre compartilhe suas ideias com o time e entenda que o Marketing Digital é uma ciência e que constantemente precisa ser testada. Tem um post muito bom sobre isso, que aprofunda mais em como fazer esses experimentos em três passos.

Revisão

Para facilitar, preparei um resumo do passo-a-passo sugerido com algumas dicas.

1. Planeje

  • 1.1 Alinhe os objetivos da empresa com os objetivos do marketing
  • 1.2 Crie no máximo três objetivos para o marketing por trimestre
  • 1.3 Crie metas claras para cada objetivo
  • 1.4 Crie tarefas que ajudem a entregar as metas

2. Execute

  • 2.1 Crie um Kanban para a execução das tarefas
  • 2.1 Acompanhe em uma reunião rápida o andamento das tarefas da semana

3. Analise

  • 3.1 Faça uma reunião mensal para comparar a meta e o realizado
  • 3.2 Colete aprendizados e oportunidades para o próximo mês

Conclusão

Acompanhar o trabalho que está sendo feito pelo analista não precisa ser algo impositivo e chato. Para isso acontecer, é importante sempre se manter alinhado em relação aos objetivos e dar o máximo de autonomia para quem executa.

Fazer um planejamento ajuda a deixar mais claro o propósito da empresa e como cada agente pode impactar positivamente na sua mudança. Empresas que planejam, executam e analisam suas ações e resultados têm mais possibilidades de crescimento.

Experimente esse modelo e conte nos comentários como tem sido sua experiência. Se quiser se aprofundar mais no assunto, sugiro olhar nosso kit de planejamento. Ele está muito completo, com dicas e sugestões de projetos a serem priorizados pelo marketing.

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