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Como anunciar no Instagram Ads: O passo-a-passo completo

Criar anúncios no Instagram traz visibilidade, atração e reconhecimento da marca para sua empresa. Os vídeos curtos, as fotos e as imagens em carrossel são ótimos para ajudar na educação de uso de produtos e serviços.

O Instagram tem uma das maiores audiências na internet, com mais 400 milhões de usuários. O Brasil tem uma presença considerável nessa rede, contabilizando quase 8% desse total.

Esses números mostram que a rede é uma excelente oportunidade de investimento. Nesse post, vamos falar sobre como anunciar no Instagram através do Instagram Ads.

O Instagram Ads é a plataforma de anúncios do Instagram. Nela, os posts patrocinados são veiculados nos formatos de fotos, vídeos e carrossel de imagens. A ferramenta pode ser usada para gerar cliques e conversões no seu site, instalações de aplicativos, mais visualizações de vídeos etc.

Criar anúncios no Instagram traz visibilidade, atração e reconhecimento da marca para sua empresa. Os vídeos curtos, as fotos e as imagens em carrossel são ótimos para ajudar na educação de uso de produtos e serviços.

Veja abaixo alguns modelos do que já foi feito aqui na Resultados Digitais:

Exemplos de anúncios no Instagram

1.

Anúncio no Instagram feito com objetivo de gerar Leads para o Black Friday do ano passado. Esse anúncio levava o usuário para uma Landing Page de um pré-Black Friday, para preparar o Lead para vendas. Veja como fazer essa Landing Page aqui.

Como anunciar no Instagram Tutorial (8)

2.

Anúncio feito no Instagram com objetivo de reconhecimento do Evento RD Summit. Além do mais, foi útil também para gerar prova social nos comentários, onde engajava os demais com comentários de “Eu vou!”.

Como anunciar no Instagram Tutorial (12)

3.

Esse exemplo teve o mesmo intuito do anúncio anterior, só que dessa vez foi divulgado um vídeo mostrando como foi a edição de 2015. O Instagram permite até 1 minuto de vídeo.

O que venho percebendo também nesse anúncio é pessoas marcando amigos para ir no evento.

Como anunciar no Instagram Tutorial (10)

4.

Esse anúncio tem o objetivo de incentivar os inscritos no RD Summit a baixar o aplicativo do evento para ter uma experiência ainda mais completa.

O anúncio foi segmentado para um público personalizado de emails que já se inscreveram no RD Summit.

Como anunciar no Instagram Tutorial (6)

Outros benefícios dos anúncios no Instagram é que você tem a possibilidade de gerar tráfego para seu site. Isso porque é somente via anúncio que você consegue criar um link clicável para seu site em um post (ou qualquer outro destino que você quiser direcionar) e um botão de call-to-action (chamada para ação).

Para anunciar no Instagram você deve criar uma conta no gerenciador de negócios do Facebook e logo após usar o Gerenciador de Anúncios ou o Power Editor.

Aproveite os recursos do Instagram

Os anúncios de Instagram se destacam por darem um grande poder de segmentação aos anunciantes. Ao promover um post no Instagram você pode direcioná-lo de acordo com os parâmetros estabelecidos pelo Facebook. Desse modo, os anúncios são segmentados por:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Localização geográfica;
  • Interesses gerais (música, esportes, tecnologia);
  • Interesses de consumo;
  • Dispositivos e sistemas de acesso;
  • Momentos da vida (formado, casado, trabalhando);
  • E públicos personalizados (quem acessou seu site, lista de contatos etc).

Especificações dos anúncios para Instagram

Ao produzir um anúncio para o Instagram, alguns detalhes precisam ser levados em conta. Acompanhe:

  • Texto na imagem: Não é muito recomendado, mas, se for preciso, o texto não pode ocupar mais de 20% da área da imagem/foto usada. Ultrapassando esse limite, o alcance se torna restrito. Saiba nesse post como o Facebook avalia a presença de texto na imagem.
  • Texto de descrição: O limite é de 300 caracteres. Aproveite este espaço para vender o seu peixe, falar sobre os benefícios do seu box e promover suas hashtags de maneira natural. Não é como nos posts normais em que você pode sair incluindo dezenas delas.
  • Tamanho e formato da imagem: Quadrada (600x600px ou 1936x1936px) ou retangular (600x315px ou 1936x1016px). O arquivo não deve ter mais que 10MB.
  • Duração do vídeo: Entre 5 e 60 segundos. O arquivo não pode ter mais que 30MB. O formato é em MP4 e as medidas são as mesmas das imagens.
  • Carrossel: Limite de 4 imagens, que devem ser quadradas.

Como anunciar no Instagram Ads: Tutorial

Agora que você já possui conhecimento das especificações do anúncios, vamos mostrar como fazer na prática.

Nesse tutorial de como fazer anúncio no Instagram, iremos utilizar o Power Editor (você pode acessar ele aqui). Após acessá-lo, clique em “+ Criar campanha”.

Como anunciar no Instagram Tutorial (2)

Dê um nome para a sua nova campanha e depois escolha o objetivo que você pretende atingir com o anúncio.

Lembrando que alguns formatos de anúncios ainda não funcionam no Instragram, como o geração de Lead, obtenções da oferta e participações no evento.

Mas é bom ressaltar que pode ser que o Facebook atualize isso futuramente.

Como anunciar no Instagram Tutorial (7)

Coloque um nome para o conjunto de anúncios novos que irá criar e note que já aparece o texto embaixo: “Novos conjuntos de anúncios incluirão Instagram selecionado como posicionamento”.

Crie também um nome para o anúncio e depois clique no botão “Criar”.

Como anunciar no Instagram Tutorial (4)

Clique no nome da sua campanha e entre na parte de criação do conjunto de anúncios.

A primeira parte do conjunto de anúncios é para controlar o orçamento de quanto você pretende gastar na sua campanha no Instagram e a programação de quanto será a duração.

Procure sempre colocar um término nas campanhas para que você não tome nenhum susto com algum gasto adicional e tenha total controle sobre seu orçamento.

Como anunciar no Instagram Tutorial (5)

O próximo passo na segmentação do seu anúncio é para o público que você deseja que seja impactado. A definição do público é super importante pelo fator de mostrar um anúncio relevante e que faça sentido para quem será a pessoa que irá usufruir dele.

Para quem já possui familiaridade com anúncios no Facebook, fica mais fácil de fazer no Instagram, pois é o mesmo processo.

Perceba que, na coluna da direita, ele mostra a definicação do público com uma estimativa de alcance potencial. Claro que essa estimativa vai depender de quanto irá investir e quem é o público. E veja que também aparece o alcance diário estimado para as pessoas no Instagram.

Como anunciar no Instagram Tutorial (13)

Na parte abaixo, veja que se você selecionar somente o Instagram no posicionamento de onde deve aparecer o anúncio, vai permitir que a ferramenta de anúncios apareça somente para quem está nesse posicionamento.

Então, se for fazer uma campanha somente no Instragram, não se esqueça de desativar os outros posicionamentos e deixar somente para ele.

Como anunciar no Instagram Tutorial (3)

Em relação à otimização, definição do preço do lance ou tipo de veiculação, procure fazer testes, mas sempre focando no seu objetivo e verificando quais versões trazem mais resultados. Você pode aprender mais sobre isso no eBook 25 Otimizações Práticas em Facebook Ads.

Agora é a parte da criação do anúncio de acordo com aquelas especificações de que falamos no começo desse post.

Clique no nome do anúncio, depois selecione o destino na página do Facebook e a conta do Instagram que está atrelada a ela, conforme a imagem abaixo:

Como anunciar no Instagram Tutorial (9)

Você pode criar um anúncio do zero, colocando tudo o que foi mencionado na especificação, ou selecionar uma publicação existente na página do Facebook para ser impulsionada no Instagram (se estiver dentro da regras e diretrizes de Anúncios do Facebook.).

Como anunciar no Instagram Tutorial (11)

Também não esqueça de mensurar os resultados que o Instragram vai levar de acessos para seu site. Você pode fazer o acompanhamento da URL para acompanhar esses resultados.

Para saber mais detalhes de como fazer tudo isso, leia o post Como rastrear Facebook Ads no Google Analytics.

Como anunciar no Instagram Tutorial (1)

Pronto! Agora é clicar no botão verde “Revisar alterações” e publicar o anúncio.

Depois que o anúncio estiver no ar, procure sempre acompanhar os resultados, monitorar os comentários e ver se está alinhado com seu objetivo.

Conclusão

Uma mídia como o Instagram não pode ficar de fora de nenhuma empresa, principalmente pelo volume de acessos aos finais de semana.

Anunciar no Instagram pode ser um diferencial para sua empresa e uma forma de explorar melhor um canal para gerar resultados, diferente do que você já tem feito.

Se por algum motivo não der bons resultados, basta pausar o anúncio. É sempre bom testar novos canais e novos pontos de contatos com nossos consumidores para manter um bom relacionamento.

E você, já teve alguma experiência com anúncios no Instagram? Compartilhe abaixo nos comentários!

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